• Carregando...

O presidente americano, George W. Bush, disse nesta quinta-feira que vai sentir falta do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e que está pronto para trabalhar com o maior favorito a ocupar o lugar dele, Gordon Brown, já que está confiante de que Brown entende as "consequências de um fracasso" no Iraque. Hoje, o premier britânico anunciou que deixará o cargo no dia 27 de junho , 10 anos depois de chegar ao poder em eleição que foi considerada como uma nova era para a Grã-Bretanha

Bush chamou Blair de "uma figura política capaz de pensar além do horizonte".

- Vou sentir saudades de Tony Blair - disse Bush.

- Encontrei nele um homem que mantém a palavra, coisa que às vezes é rara nos círculos políticos que freqüento - disse Bush depois de uma reunião com comandantes americanos sobre a guerra.

Blair, que foi um dos primeiro-ministros mais carismáticos, perdeu sua popularidade após enviar tropas para o Iraque em 2003 .

Bush deixou claro que sua expectativa é que Brown, ministro das Finanças britânico , seja o sucessor de Blair. Brown é o favorito para ganhar a corrida dentro do Partido Trabalhista .

O presidente norte-americano afirmou que conheceu Brown e o considerou como alguém "fácil de conversar".

Questionado sobre como achava que Brown lidaria com o envolvimento britânico na guerra do Iraque, Bush disse: "Acredito que Gordon Brown compreenda as consequências do fracasso".

Para Bush, uma retirada apressada do Iraque levaria o caos ao país, aumentando a ameaça aos EUA e a outros países.

Blair e Bush cultivaram um relacionamento bem próximo durante os seis anos de mandato do americano, principalmente no que diz respeito à guerra contra a militância islâmica que se seguiu aos ataques de 11 de setembro de 2001 aos EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]