• Carregando...

Yogyakarta – O Monte Merapi, na Indonésia, expeliu grandes nuvens de fumaça nos últimos dois dias, causando pânico entre os aldeões que vivem perto do vulcão. As nuvens estão carregadas de fragmentos de rocha, cinzas e gás vulcânico escaldante, que chega a regiões habitadas a 500.º C. Pelo menos 18 mil pessoas retiradas às pressas da região esperam que o vulcão se acalme para voltar para casa.

O vulcão entrou em atividade em meados de maio e mantém a região em alerta máximo, sem dar sinais de que interromperá sua atividade. A Agência Coordenadora Nacional de Desastres afirmou ontem que a maioria dos desabrigados está hospedada em acampamentos de refugiados onde dispõe de alimentos e serviços de saúde.

Os vulcanólogos do centro de Yogyakarta, ao sul do vulcão, disseram ontem que o aumento da atividade do Merapi está relacionado com o terremoto de 27 de maio, que matou 6 mil numa região próxima. Eles prevêem que o vulcão vai ficar mais violento nos próximos dias e desaconselham a permanência de pessoas na região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]