• Carregando...
Manifestantes contra o governo Yanukovich, em Kiev | Gleb Garanich/Reuters
Manifestantes contra o governo Yanukovich, em Kiev| Foto: Gleb Garanich/Reuters

O presidente da Ucrânia, Vik­tor Yanukovich, retornou ao trabalho ontem depois de quatro dias de licença médica, enquanto a oposição pressiona para ter mais reivindicações atendidas para acabar com mais de dois meses de protestos contra o governo.

Yanukovich busca uma saída para resolver o impasse com o movimento de milhares de manifestantes que tomaram o centro de Kiev em um conflito que, por vezes, derivou para violência entre radicais e policiais. Ao menos seis pessoas foram mortas.

A primeira tarefa urgente de Yanukovich, ao retornar depois de uma ausência vista por alguns como uma tática para ganhar tempo, é nomear um novo primeiro-ministro para suceder Mykola Azarov, que deixou o governo no dia 28 de janeiro por pressão do movimento.

Entre as reivindicações concedidas, Yanu­kovich apro­vou na semana passada a revogação de leis antipro­testos e concedeu uma anistia condicional a ativistas que foram detidos.

Crítica

Em um comunicado divulgado ontem, o presidente Viktor Yanukovich afirmou: "Temos de dizer não ao extremismo, ao radicalismo e ao incitamento ao ódio na sociedade por trás da qual há uma luta pelo poder".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]