• Carregando...

São Paulo - O presidente deposto de Hon­duras, Manuel Zelaya, anunciou ontem que, diante da proximidade das eleições para escolher o seu sucessor e da demora do Congresso para se pronunciar sobre sua restituição, já não aceita nenhum acordo para retornar à Presidência e "encobrir o golpe de Estado’’ que o depôs em 28 de junho.

Em uma carta endereçada ao presidente dos EUA, Barack Oba­ma, e lida em voz alta pelo próprio Zelaya na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, onde está refugiado desde 21 de setembro, o presidente deposto lamenta a mudança de posição dos EUA, que saíram de um apoio incondicional à volta de Zelaya a uma sinalização cada vez mais forte de que reconhecerão o resultado das eleições do próximo dia 29 independentemente da restituição.

"Como presidente constitucional de Honduras (...), me vejo na obrigação de informar que sob essas condições não podemos respaldá-las (as eleições) e procederemos para impugná-la legalmente em nome de milhares de hondurenhos e de centenas de candidatos que sentem que se trata de uma competição desigual na qual não se dão as condições de participação em liberdade’’, disse Zelaya na carta a Obama.

Sob mediação dos EUA, Zelaya e o presidente interino Roberto Micheletti assinaram no último dia 31 um acordo para pôr fim à crise no país, cujos pontos principais eram: que o Congresso votasse para decidir sobre o retorno de Zelaya ao cargo; a formação de um governo de unidade e de reconciliação nacional e o reconhecimento por ambas as partes do resultado da eleição do dia 29.

Após Micheletti tentar estabelecer o governo de unidade antes de o Congresso se pronunciar sobre o retorno de Zelaya, o presidente deposto disse considerar o acordo rompido. Os EUA tentaram promover a retomada do diálogo , mas diferentes funcionários do país já defenderam o reconhecimento do resultado das eleições como solução para a crise. Até o fechamento desta edição, os EUA ainda não tinham respondido à carta de Zelaya.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]