• Carregando...
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visita a cidade de Mykolaiv em 18 de junho de 2022.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visita a cidade de Mykolaiv em 18 de junho de 2022.| Foto: EFE/EPA/Ukrainian Presidential Press Service handout

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou neste sábado a província de Mykolaiv, no front do conflito com as tropas russas no leste do país, em uma das primeiras vezes em que deixou a capital, Kiev, desde 24 de fevereiro.

O chefe de Estado abordou, com autoridades locais, os problemas para a reparação de estruturas danificadas por consequência da guerra, como a rede de abastecimento de água, segundo comunicado do gabinete presidencial ucraniano. Além disso, Zelensky também discutiu questões logísticas, como as dificuldades com a colheita deste ano, a disponibilidade de centros de armazenamento de cereal, a criação de novas rotas de transporte, e o fornecimento de maquinário e combustível para agricultores. Por outro lado, ouviu de autoridades militares da província sobre as ameaças pela via terrestre, em particular da que vem da região separatista da Transnístria, na Moldávia, e também a que chega do Mar Negro.

Zelesnky inspecionou o prédio da administração regional de Mykolaiv, atingido em 29 de março por um míssil russo, provocando a morte de 37 civis, segundo as autoridades locais. “É importante dizer agora como ajudar aos membros destas famílias. Não devemos esquecer deles”, disse o presidente.

Duas semanas atrás, o chefe de Estado deixou Kiev pela primeira vez desde o início da guerra para ir até Kharkiv, no nordeste da Ucrânia. Desde então, também esteve na cidade de Zaporizhzhia, no front sul.

Mykolaiv, localizada a 100 quilômetros da ocupada Kherson, está na rota da cidade portuária de Odessa e foi alvo de ataques russos desde o início da invasão. Na ação mais recente, ocorrida na sexta-feira, duas pessoas morreram e cerca de 20 ficaram feridas.

Ucrânia anuncia troca de prisioneiros

O Ministério da Defesa da Ucrânia anunciou neste sábado a troca de cinco civis com nacionalidade ucraniana, que foram libertados após a soltura de cinco prisioneiros russos, sem ter sido especificado se eram militares. De acordo com informação divulgada pela Direção Geral de Inteligência ucraniana, quatro dos civis tinham sido capturados pelas tropas de Moscou durante os confrontos que aconteceram em Kiev, antes da batida em retirada dos militares da Rússia, no fim de março. Além disso, junto com os cinco civis, a Ucrânia também recuperou o corpo de um soldado morto em combate, segundo a mesma fonte.

Nesta sexta-feira, o presidente do país, Volodymyr Zelensky, anunciou a libertação de uma profissional de saúde presa pelas tropas russas em Mariupol. A ucraniana, detida em meados de março, ficou famosa ao conseguir contrabandear um cartão de memória com vídeos da cidade portuária, alvo de intenso ataque de Moscou.

Nos últimos anos, Ucrânia e Rússia trocaram, em várias ocasiões, os corpos de soldados mortos. Além disso, foram feitas cerca de uma dezena de trocas de prisioneiros militares e civis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]