• Carregando...

O candidato presidencial do movimento uribista Centro Democrático, Óscar Iván Zuluaga, afirmou ser "vítima" de uma "vulgar montagem" neste domingo ao comentar o vídeo em que ele aparece ao lado do hacker Andrés Sepúlveda, detido recentemente por espionar as negociações de paz entre governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Em entrevista coletiva e na companhia de seu advogado, Jaime Ilustres, Zuluaga afirmou que já está tomando as "ações necessárias para esclarecer este fato", que envolve seu rival nas urnas, o presidente-candidato Juan Manuel Santos, e o ex-assessor deste, o publicitário venezuelano J. Rendón.

"Esse videomontagem é uma armadilha e não é por casualidade que o mesmo tenha sido publicado em um momento em que subo nas enquetes e o presidente-candidato cai", acrescentou Zuluaga, que, no entanto, não falou sobre sua relação com o pirata informático.

Ontem, a revista "Semana" publicou um vídeo de uma reunião no escritório de Sepúlveda, onde Zuluaga aparece escutando os planos do hacker para desacreditar o processo de paz do governo de Santos com as Farc com informações restritas da inteligência militar colombiana e americana.

Em dado momento do vídeo, o candidato uribista chega a perguntar a Andrés sobre o golpe que Santos tinha preparado para o dia 25 de maio, data das eleições. Por conta desse fato, calcula-se que a reunião entre ambos tenha sido realizada no final de abril.

O candidato uribista ainda explicou que essa montagem tem o perfil das campanhas assessoradas por J. Rendón e lembrou que "fatos similares ocorreram recentemente em campanhas no Panamá, El Salvador, México e Venezuela".

J. Rendón renunciou há algumas semanas à campanha eleitoral de Santos, a quem já havia assessorado nas eleições de 2010, depois que se conhecesse sua mediação na tentativa de submissão de um grupo de traficantes em 2011, serviço pelo qual supostamente cobrou cerca de US$ 12 milhões.

Usando o argumento de "montagem", Zuluaga, por outro lado, não esclareceu se alguma vez tratou destes assuntos com Sepúlveda ou não. O fato é que, se as eleições fosse hoje, o candidato uribista teria grandes chances de se consagrar vencedor, tendo em vista que ele lidera as campanhas eleitorais.

Zuluaga aparece com a vantagem de um ponto percentual sobre o presidente Juan Manuel Santos, após o empate técnico registrado na última grande pesquisa eleitoral prévia ao pleito presidencial do dia 25 de maio.

De acordo com a enquete publicada hoje pela revista "Semana", Zuluaga aparece com 29,5%, enquanto Santos tem 28,5%, uma diferença que ainda é contida na margem de erro (2,3%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]