• Carregando...

O início das transmissões da tevê digital no Paraná, começando em Curitiba pela RPC, é um evento marcante na história da radiodifusão paranaense. A tevê digital inaugura um novo ciclo em termos de benefícios para o telespectador, entre os quais: a melhor qualidade da imagem e do som, a interatividade, as informações sobre os programas, a transmissão para televisores portáteis e celulares etc.

Uma das modalidades de tevê digital é a tevê por radiodifusão. Sua característica básica consiste na transmissão de sinais de vídeo e áudio que formam os programas de tevê, pelo espaço eletromagnético inerente à atmosfera, mediante a utilização de antenas terrestres.

A tevê por radiodifusão é mais conhecida como televisão aberta, pois é acessada gratuitamente pelo público em geral, diferentemente da televisão fechada (televisão por assinatura – tevê a cabo e por satélite), cujo acesso depende do pagamento.

A televisão analógica representa o passado. Trata-se de uma técnica bastante limitada se comparada com a digital, mas que possibilitou a prestação do serviço de tevê por todo o país em cinco décadas. No modelo analógico de radiodifusão o encaminhamento do sinal das emissoras para as residências sofre uma série de interferências físicas, o que compromete a qualidade das imagens e sons da televisão.

A tevê do futuro é a digital. Aqui, é importante esclarecer o aspecto técnico quanto à qualidade das imagens para entendermos a diferença entre a televisão analógica e a digital.

A definição é o nível de detalhes que a imagem pode refletir, variando entre 480, 720 e 1.080 linhas. A tevê analógica limita-se à resolução de 480 linhas e o seu formato de tela quadrada está na proporção de 4:3 (largura/altura da imagem). Em razão de perdas na qualidade do sinal em seu trajeto até a recepção (chuviscos, ruídos e fantasmas na tela), na prática, chega-se tão-somente a, aproximadamente, 330 linhas horizontais.

O televisor tradicional é de tubo de raios catódicos, embora a tendência seja a sua substituição por televisores de plasma ou LCD. Na tevê digital o formato da tela é retangular e a proporção varia entre 4:3 (largura: altura da imagem – em definição padrão) e 16:9 (largura: altura da imagem em alta definição), com definição máxima de 1.080 linhas. Para a alta definição total a resolução deve chegar 1.080 linhas, com 1.920 pontos.

A qualidade das imagens e dos sons da tevê digital é muito superior à da tevê analógica. Os chuviscos e os fantasmas são eliminados, sendo que o sinal é recebido ou não, não havendo imagens distorcidas. Existem duas formas de transmissão do sinal. A forma padrão (SDTV) é de qualidade similar aos sinais de áudio e vídeo dos DVDs (imagem: 4:3 - largura x altura - resolução em 408 linhas com 704 pontos cada uma).

A alta definição (HDTV) possui qualidade próxima do cinema (imagem – de 16:9 – resolução em 720 linhas com 1.920 pontos cada uma). Importante mencionar novamente que a alta definição total depende da capacidade de resolução de 1.080 linhas e 1.920 pontos.

O modelo regulatório da tevê digital garante às emissoras a liberdade quanto à escolha do formato de transmissão (se padrão ou se de alta definição). Ao que tudo indica, no horário nobre as tevês transmitirão em alta definição (HDTV).

Destaque-se que a tevê digital não é sinônimo de tevê de alta definição. A HDTV é uma das possibilidades oferecidas pela tevê digital. Esta é um sistema integrado por inúmeros recursos, não se limitando a um único elemento.

No período de transição da tevê analógica para a digital, que durará até o ano de 2016, haverá a transmissão simultânea do sinal analógico e do digital. Ainda que o telespectador não troque o aparelho ou compre o conversor, ele receberá o sinal analógico.

O consumidor pode optar por manter seu televisor antigo e adquirir um conversor para receber o sinal digital, entretanto, nesse caso ele não conseguirá desfrutar de todas as utilidades do sistema digital. Por outro lado, ele pode comprar um televisor digital que possua um conversor embutido.

Os preços tanto dos televisores digitais quanto dos conversores tendem a baixar daqui por diante.

A quem quiser usufruir imediatamente da tevê moderna, recomenda-se o levantamento das informações em torno dos produtos, verificando se em sua cidade já está disponível o sinal digital ou qual a previsão de chegada.

A tevê digital é a evolução da televisão em termos de qualidade e de atratividade que oferece novas e confortáveis experiências, sendo que o seu presente garante ganhos imediatos para os telespectadores, mas o seu futuro é ainda muito mais promissor quanto a modernos recursos no recebimento dos serviços.

Ericson Meister Scorsim, doutor em Direito pela USP, é responsável pelo sitewww.tvdigital.adv.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]