• Carregando...

Todos os cidadãos paranaenses sonham com uma sociedade justa e democrática, o que exige que os líderes governem e legislem pautados em princípios morais e éticos e se comprometam com o bem-estar de todos.

O Paraná conta com 7.865.950 eleitores, dos quais aproximadamente 2 milhões, em dez municípios, irão votar em urnas eletrônicas dotadas de um moderno sistema de identificação biométrica. No entanto, o futuro e o fortalecimento do Brasil e do Paraná dependerão apenas de seu voto e, para garantir a escolha daqueles que melhor representarão os interesses da coletividade, a Justiça Eleitoral do Paraná colocará à sua disposição todos os meios para que você escolha o seu candidato para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.

Para isso, terá 25.378 seções instaladas em 5.394 locais de votação nas 206 zonas eleitorais que atendem os 399 municípios do estado. Para este trabalho, foram treinados primorosamente 103.500 mesários, dos quais 22.193 se apresentaram como voluntários, além do trabalho de 830 servidores do quadro, 238 estagiários e 77 requisitados de outros órgãos da administração pública. Destaque-se que o trabalho dos valorosos mesários foi incrementado com o treinamento a distância, obtendo o TRE do Paraná um índice elevado de êxito.

No período que antecedeu as eleições, os 206 juízes eleitorais, os sete membros da corte e os três juízes auxiliares trabalharam intensivamente para afastar do pleito os candidatos que não possuem a integridade suficiente para representá-lo aplicando todos os rigores da nova Lei da Ficha Limpa, mas sem deixar de garantir o respeito ao contraditório e à ampla defesa, franqueando aos defensores o pleno direito de defesa, inclusive de sustentação oral na tribuna. Foram julgados, em primeiro e segundo grau, 1.238 registros de candidatos, sendo 135 indeferidos por envolver a aplicação da Lei da Ficha Limpa e da Lei 9.504/97. A Justiça Eleitoral também tomou todas as medidas administrativas e julgou 490 representações judiciais coibindo todos os abusos praticados na propaganda e nas pesquisas eleitorais, garantindo o equilíbrio de oportunidades entre os candidatos.

E, falando na propaganda eleitoral, pela primeira vez no estado a geração do horário eleitoral gratuito foi transmitida a partir de uma central montada nas dependências do Tribunal, garantindo que as imagens com as propostas dos candidatos chegassem aos eleitores com melhor qualidade, bem como facilitou a entrega das mídias pelos partidos em um único endereço.

A Justiça Eleitoral do Paraná também tem atendido continuamente as inúmeras reclamações de eleitores quanto aos abusos na propaganda de rua, promovendo constantes operações de fiscalização, inclusive durante a madrugada, o que totalizou, somente em Curitiba, mais de 3 mil apreensões.

Agora, amigo eleitor, depende de você a escolha de alguém que honre os compromissos assumidos com a comunidade e promova o bem-estar do povo brasileiro e paranaense. Para isso, antes de pressionar a tecla "confirma", procure investigar a idoneidade e a competência do candidato para ter certeza de que seja realmente merecedor de sua credibilidade.

Edson Luiz Vidal Pinto é presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Dê sua opinião

Você concorda com o autor do artigo? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]