• Carregando...

Se formos ver bem, o que também buscamos ao ir ao estádio assistir a um jogo de futebol de nosso time, além de querer que ele vença, é sentir a alegria de poder torcer, de encontrar pessoas e amigos, viver momentos de confraternização.

No entanto, por razões diversas, entre as quais a má atuação da equipe, aquele momento que deveria ser prazeroso pode acabar se tornando fonte de irritação.

Não deixe que isso aconteça: mesmo que seu time esteja perdendo ou jogando mal ou que pessoas ao seu lado estejam dando palpites que não coincidam com os seus, do seu agrado, ou mesmo que alguém esteja em pé na sua frente impedindo ampla visão do jogo.

O recomendável é ir ao estádio sabendo disso e se propor a exercitar a paciência, a crença de conviver momentos de alegria com outras pessoas, as quais você normalmente nem conhece. Para tanto, incentiva-se que provocações que poderão vir não sejam aceitas, pois, no estádio, muitas vezes a agressividade, o instinto animal do ser humano, mostra-se de maneira mais sensível, mas não por mal e sim porque, consciente ou inconscientemente, no estádio de futebol algumas pessoas aproveitam para descontar suas frustrações. Reclamam do jogador, do técnico e do goleiro e, principalmente, do árbitro. Na verdade, fazem isso como forma de desestressar para não explodir com o chefe, a mulher ou marido, o filho, o amigo, os clientes etc.

É preciso ter calma e exercitar o dom da paciência, ser gentil, saber perder e aproveitar aqueles momentos para se descontrair e não para contrair os nervos.

Harmonize-se com o próximo; resista à tentação de ser agressivo, controle seu instinto animal, não se perca por pouco, principalmente sabendo que não vai ajudar nem acrescentar nada.

Finda a partida, cada um vai para a sua casa e estaremos prontos para outra na próxima semana, independentemente do resultado, mas com a consciência tranquila de quem agiu civicamente e teve um ótimo momento de confraternização. Esse é o espírito esportivo, que deve inspirar o jogo e a vida.

Quando estiver passando por momentos difíceis, respire fundo, pense numa pessoa que lhe quer bem, conte até 20, desvie o foco dali cultivando pensamentos positivos, o que poderá lhe auxiliar.

Evite palavras ou canções dirigidas a outras torcidas contendo expressões jocosas, fúteis e que só instigam a discórdia. Lembre-se que um amigo seu pode estar do outro lado torcendo pelo time adversário e, nem por isso, você o quer mal. Aliás, o que tem ele ou sua mãe a ver com o jogo de futebol? Absolutamente nada! Então, recuse-se a participar de qualquer ato que possa importar em excesso e comprometer seu comportamento normal e relacionamento com outras pessoas.

Agindo assim você estará demonstrando que a vida não é feita só de vitórias, mas também da simplicidade, do convívio social em harmonia e da observância e uso constante de palavras cordiais, amenas e dos sábios ensinamentos que nos foram legados por nosso Senhor: "Amai ao próximo como a si mesmo". E o tempo nos irá ensinando que o momento é o agora, o que vivemos, a cada perda, a cada vitória, a finitude e a brevidade da vida e, consequentemente, o cuidado que devemos ter em viver bem nosso hoje, em sermos solidários e fraternos desde o agora.

Se você já pratica este exercício, parabéns! Se não: comece hoje e não se esqueça de ir ao futebol torcer por seu time e que seu dia, hora e momento, sejam os mais felizes.

Então, mãos à obra e bom jogo!

Dê sua opinião

Você concorda com o autor do artigo? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]