• Carregando...
Um levantamento recente do INEP, mostrou que 32,4% dos professores dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio não possuem formação na matéria que lecionam em sala de aula. A base de dados foi o Censo Escolar de 2013 a 2020.
Um levantamento recente do INEP, mostrou que 32,4% dos professores dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio não possuem formação na matéria que lecionam em sala de aula. A base de dados foi o Censo Escolar de 2013 a 2020.| Foto: Toninho Tavares/Agência Brasíl

Recentemente, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o Projeto de Lei 1005/2023, que institui o Bônus de Resultado de Aprendizagem (BRA). Este é um momento de celebração e reflexão sobre os passos corajosos que estamos dando para aprimorar nosso sistema educacional e reconhecer os esforços de nossos educadores.

Acredito profundamente que a educação é a pedra angular de qualquer sociedade. É o alicerce sobre o qual construímos nossos sonhos e moldamos nosso destino. Portanto, investir na melhoria da educação não é apenas um ato de sabedoria, mas uma obrigação moral. A decisão de implementar o bônus é um sinal claro de que o Paraná está comprometido com o desenvolvimento de nossa juventude e com o crescimento de nossa nação.

Devemos lembrar que a educação não se limita às grandes cidades; ela é essencial em todos os cantos de nosso estado, especialmente em nossos municípios menores. Melhorar a qualidade da educação nessas regiões não apenas fortalecerá a economia local, mas também abrirá portas para um futuro mais promissor para nossos jovens. O BRA coloca um foco justo no desempenho das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e reforça a ideia de que a educação é uma missão coletiva que envolve todos os setores do nosso sistema educacional.

A proposta de um bônus de R$ 3 mil para professores e profissionais da educação que elevarem suas escolas no Ideb é uma maneira tangível de valorizar esses dedicados servidores públicos

Nossa abordagem baseada em mérito, que premia os educadores pelo crescimento do desempenho das avaliações do Ideb, é uma estratégia sólida para alcançar nossos objetivos educacionais. Reconhecer os resultados mensuráveis é uma maneira de incentivar o comprometimento de nossos educadores e criar uma cultura de responsabilidade e excelência.

A proposta de um bônus de R$ 3 mil para professores e profissionais da educação que elevarem suas escolas no Ideb é uma maneira tangível de valorizar esses dedicados servidores públicos. Com um orçamento de R$ 140 milhões alocado para o pagamento do BRA, podemos impactar positivamente a vida de mais de 920 mil estudantes em nossas 2.104 escolas estaduais.

Nossos resultados já falam por si. Subimos do sétimo para o primeiro lugar no Ideb do Ensino Médio, e nossos números no Ensino Fundamental também estão entre os melhores. No entanto, nossa ambição não conhece limites. Queremos elevar ainda mais a barra da excelência em nossa educação nos próximos anos.

Portanto, amigos paranaenses, este é um momento de esperança e promessa para nossa educação. Essa iniciativa é um testemunho de nosso compromisso com um futuro mais brilhante para nossos jovens e para o Paraná como um todo. Sinto orgulho de estar entre os envolvidos na elaboração e aprovação do Projeto de Lei 1005/2023 e estou ansioso para ver os resultados impressionantes que esta iniciativa trará para nossos estudantes e nosso estado.

Juntos, podemos moldar um futuro mais brilhante e mais educado para todos. O Paraná merece o melhor, valorizar os servidores da educação, todos eles, é um passo firme na direção certa.

Alexandre Curi é deputado estadual do Paraná pelo PSD.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]