• Carregando...

As empresas têm enfrentado desafios cada vez maiores nos últimos anos, não só em quantidade, mas também em complexidade. Os desafios hoje envolvem o mercado, pessoas, tecnologia, inovação, talentos e liderança. Estamos acostumados a ouvir estes termos e a sua importância para a empresa e para a gestão de forma isolada, porém poucas vezes os vemos totalmente relacionados. E curiosamente todos estes fatores encontram na estratégia sua estreita relação, quase representando de maneira exata o imperativo categórico da seleção natural.

Se concordarmos que uma das principais razões de existir de uma empresa é obter resultado/lucro, e que o lucro apenas provém de empresas que conseguem atender às necessidades do mercado, é possível perceber que o papel da estratégia é fundamental para esta leitura dos pontos fortes e fracos que a empresa tem dentro de si, bem como das oportunidades e ameaças que existem no ambiente. Empresas são formadas por pessoas, o mercado é formado por pessoas, o planejamento estratégico igualmente é feito e é implementado por pessoas. Assim podemos compreender que, realmente, pessoas e boas estratégias, focadas na gestão adequada destas, têm papel vital no ambiente de negócios. Simples assim!

Inovação somente acontece na presença de informação relevante e gente talentosa

A tecnologia tem se tornado quase que onipresente no mundo corporativo. Tem otimizado processos, aumentado a confiabilidade das operações ao trazer maior precisão, além de ter agilizado tarefas dando maior velocidade aos negócios. Assim o mercado tem também ganhado mais velocidade e passado por transformações e mudanças muito mais rapidamente.

Esta constante e cada vez mais acelerada demanda por mudanças evidenciou a importância da inovação: empresa estagnada e que não inova simplesmente desaparece. Inovação é, sim, importante e imprescindível não apenas para a sobrevivência, mas também para o sucesso das empresas, e somente acontece na presença de fatores igualmente imprescindíveis: informação relevante e gente talentosa.

A importância natural da liderança surge, então, como a soma desses fatores. Líderes são grandes estrategistas. Visionários são capazes de antever os cenários futuros possíveis, as transformações prováveis e as mudanças necessárias para implementá-las nos ambientes sob seu controle, e/ou enfrentá-las nos ambientes onde o controle é limitado ou inexistente. Mas a liderança mostra sua importância vital ao tocarmos o fator pessoas, pois somente líderes autênticos são capazes de atrair, reter e desenvolver talentos. Boas estratégias focadas em desenvolvimento de líderes são fundamentais para o sucesso de uma empresa.

A estratégia hoje tem como maior desafio ser multidimensional. Deve contemplar uma leitura adequada do mercado e uma correta resposta às suas necessidades. O novo caminho da estratégia talvez seja o de focar seus objetivos cada vez mais no desenvolvimento de líderes autênticos, visionários, servidores, empreendedores e desenvolvedores de equipes de alta performance. Equipes estas que, engajadas, são capazes de fazer frente aos desafios e às mudanças constantes que este mercado glocal, cada vez mais acelerado, nos traz diariamente. Empresas que focam suas estratégias em adaptar-se na medida certa são capazes de trabalhar duplamente o imperativo categórico da seleção natural a seu favor ao sobreviverem às empresas não adaptadas e ao munirem-se de diferenciais competitivos mais alinhados com as necessidades do mercado.

Alexandre Luís Götz Weiler é diretor de Formação Executiva da Esic Business & Marketing School.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]