• Carregando...

Não é novidade para os paranaenses que ao longo de quase dez décadas a UFPR tem contribuído de forma decisiva para a construção de uma sociedade mais justa, mais humana e democrática.

Somos uma das cinco maiores universidades federais do país, a oitava na produção científica nacional e a décima quarta entre as universidades latino-americanas. Só no ensino de graduação são mais de 22 mil alunos distribuídos por 107 opções de cursos.

Nos últimos vestibulares, a universidade, cumprindo a sua política de democratização do acesso ao ensino superior e de inclusão social, tem sistematicamente aumentado o número de vagas ofertadas. Em 2010 foram ofertadas e preenchidas 5.534 vagas.

Para estes novos calouros, realizamos no domingo, iniciando a semana, uma bonita e vibrante festa de recepção com a participação de bandas paranaenses, muitas das quais compostas por alunos e ex-alunos de nossa universidade. A primeira semana do calendário acadêmico continua com atividades de recepção nos setores, palestras, seminários, grupos de reflexão, apresentando aos calouros o que eles vão encontrar em nossa universidade.

Assim começamos por esclarecer que a universidade não é só um aglomerado de prédios com salas de aulas e laboratórios, onde se buscam respostas para problemas científicos e filosóficos. Ela é muito mais do que uma escola de nível superior.

Nosso compromisso com a qualidade e a excelência acadêmica no processo de formação do cidadão e do profissional envolve uma vivência universitária que vai muito além da sala de aula. Nela as funções principais, que caracterizam uma universidade, o ensino, a pesquisa e a extensão caminham juntas.

O ensino é a atividade de interação professor-aluno que possibilita aprender, seja na sala de aula, no laboratório, nas quadras, na fazenda, nas aulas de campo, no intercâmbio e na mobilidade acadêmica nacional e internacional, ou no hospital.

No ensino universitário, o aluno participa da construção do conhecimento, que amplia a sua capacidade de leitura crítica do mundo, enquanto a pesquisa visa à produção do conhecimento novo, o saber demandado para provocar a transformação que a sociedade necessita. Na UFPR, o aluno participa de atividades junto a pesquisadores consagrados nacional e internacionalmente.

A extensão é a relação direta com a comunidade, as trocas de saberes enriquecendo o processo educativo, cultural e científico.

Para garantir uma vivência intensa, a UFPR oferece aos seus alunos assistência estudantil e acadêmica nas quais se destacam o Probem – programa de benefícios econômicos para estudantes com fragilidade sócio-econômica que envolve bolsas permanência, refeição, moradia e mobilidade acadêmica.

As bolsas acadêmicas compreendem a monitoria ou iniciação à docência, o Programa Especial de Tutores (PET), o Licenciar – Formação para o magistério, a Iniciação Científica, o Sistema de Acompanhamento e Tutoria do Fluxo Escolar (SAT), além de estágios curriculares e extracurriculares.

O compromisso com a excelência acadêmica e com a inclusão social reforça ainda as propostas de políticas afirmativas, o apoio à formação profissional, o incentivo a prática de esporte e lazer, o transporte "intercampi", as atividades culturais, o esporte e a saúde e as atividades especiais como as empresas juniores, escritórios modelos, programas de intercâmbio e projetos multidisciplinares.

Por isso, para os que acabam de se integrar à nossa comunidade, o nosso convite para que, junto com suas famílias, participem intensamente da vida universitária cuidando, preservando e mantendo a UFPR, este patrimônio institucional da sociedade paranaense.

Zaki Akel Sobrinho é reitor da UFPR e Maria Amélia Sabbag Zainko é pró-reitora de graduação da UFPR

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]