• Carregando...
No mundo do empreendedorismo, tecnologia e felicidade andam de mãos dadas.
No mundo do empreendedorismo, tecnologia e felicidade andam de mãos dadas.| Foto: Divulgação

Apesar dos muitos desafios enfrentados nos últimos tempos, o Paraná não deixou de ser uma grande referência nacional pelo seu potencial de desenvolvimento. Empresas, sociedade civil e governo estiveram e se mantêm juntos para suportar as dificuldades sem precedentes agora vividas, respeitando a vida como maior premissa, mas ainda assim buscando a manutenção da competitividade regional em aspectos empresariais. Por mais que ainda haja muito a ser feito, os resultados positivos já são realidade e consolidam o nosso estado na liderança da retomada econômica do país.

O Paraná é tido, em 2021, como a quinta maior economia nacional, contemplando apenas 5% da população do Brasil. Segundo o IBGE, juntamente com a agricultura, os segmentos que mais se destacaram foram fabricação de produtos de metal (42% de crescimento), máquinas e equipamentos (36%) e madeira (15%). O estado tem grande destaque, ainda, pela forte presença de indústria de bens duráveis, principalmente do setor automotivo, segundo informações do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). A produção industrial paranaense teve crescimento de 9% no primeiro trimestre de 2021, mais que o dobro da média nacional.

Apresentando-se assim com tal desenvolvimento e relevância para os aspectos nacionais, o mercado privado paranaense busca encontrar gatilhos de potencialização de competitividade. A Amcham Paraná (Câmara Americana de Comércio) está desenvolvendo o Projeto PR Avança, que irá apoiar diretamente o aumento da competitividade. Com o objetivo de discutir como o setor privado pode se estruturar para este fim, a Amcham gerará insights ricos a partir das visões e experiências dos principais líderes de 16 áreas de negócio do estado. A partir das informações levantadas nas reuniões que acontecerão até novembro, construiremos uma cartilha informativa que apoiará executivos de todo o Paraná a tomarem as decisões mais assertivas neste momento de planejamento estratégico para 2022.

Empresas, sociedade civil e governo estiveram e se mantêm juntos para suportar as dificuldades sem precedentes agora vividas.

Analisando as mais de 300 empresas paranaenses associadas à Amcham de Curitiba, e seus nichos de atividade, estabelecemos quatro grandes chaves que visam contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da economia estadual: atração de investimentos, inovação, pequenas e médias empresas e identidade. Pilares estes que já passam a ser tratados de forma prática no projeto PR Avança, ao reunir áreas de negócios e discutir o crescimento do estado para o próximo ano.

Quando falamos de atração de investimentos, podemos citar, por exemplo, o compromisso de desburocratização do Estado, incentivando e acelerando o empreendedorismo local através da digitalização e da facilitação de processos para novas empresas e investidores. O governo do Paraná definiu esta como uma das principais bandeiras para aumento da competitividade estadual, à parte da atração de investimentos. O ano de 2020 foi finalizado com mais de R$ 7 bilhões em investimentos de novos entrantes e mais de 53 mil vagas de emprego direto.

Em inovação, podemos citar como um dos pontos fortes a linha de pesquisa e desenvolvimento que, dentre outros marcos, colocou o Paraná como líder de produtividade e o estado de maior crescente em faturamento do setor de tecnologia em 2019, ultrapassando estados com tradição na área, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, de acordo com dados do TechReport.

Além de investimentos externos, tais projetos e oportunidades enquadram-se também para micro e pequenas empresas, que representam hoje 72% do mercado empregador do estado. Com o cenário pandêmico, as pequenas e médias empresas precisaram da reinvenção mais do que ninguém, e a boa notícia é que ocorreu um aumento em 140% em seu faturamento com as vendas on-line em comparação com 2020, com uma movimentação de mais de R$ 56 milhões, crescimento de 143% em relação ao ano anterior.

Para finalizar as chaves de crescimento, é preciso destacar que nenhum desses pilares tem efeito sem a força de trabalho. O saldo do crescimento empresarial alcançou 21,65% (janeiro a julho) comparado ao mesmo período de 2020, segundo a Junta Comercial. A identidade paranaense está não só em diretrizes governamentais, mas na história construída desde 1853, quando nos tornamos uma província autônoma, e aprendemos com a agricultura, com a indústria, com o comércio e com o trabalho suado de cada habitante empregado nas mais de 1,2 milhão de empresas presentes do estado.

Isabella Slompo é coordenadora regional da Amcham Paraná e Santa Catarina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]