• Carregando...
Detalhe do retrato de John Wycliffe pintado por Thomas Kirkby(1775–1847).
Detalhe do retrato de John Wycliffe pintado por Thomas Kirkby(1775–1847).| Foto: Reprodução

Um dos motes dos reformadores era Post tenebras lux — "depois da escuridão, luz". Referiam-se à recuperação do evangelho após um longo período de trevas, em que foi obscurecido na era medieval. Paganismo, imoralidades, abusos do clero, atrocidades da inquisição, indulgências, heresias, falsos ensinamentos e corrupções tinham fechado uma cortina sobre a gloriosa refulgência das boas novas da pessoa e obra de Jesus Cristo. Mas durante o século XIV, essa cortina tinha sido puxada para trás, e a luz começou a brilhar mais uma vez.

O objeto mais brilhante no céu, depois do sol e da lua, é a luz da estrela da manhã, que aparece cerca de uma hora antes do amanhecer. John Wycliffe (1330-1384) é frequentemente chamado de "Estrela da Manhã da Reforma", e por uma boa razão, por sua vida brilhou brilhantemente como um precursor da Reforma. Jan Hus (1370-1415) trabalhou pela luz desta estrela da manhã, mesmo quando a maior luz da Reforma estava prestes a amanhecer. Através de Wycliffe, Deus trouxe luz para as pessoas que viviam na escuridão — uma das quais era Jan Hus.

Uma vez que as Escrituras foram redescobertas, a luz da verdade de Deus começou a brilhar cada vez mais nos corações do povo de Deus

Hus, outro pré-reformador, sentiu-se obrigado a expressar sua dívida suprema com Wycliffe. Martinho Lutero, também, sentiu a obrigação de reconhecer as reformas pioneiras de John Wycliffe. Lutero estava sobre os ombros de Hus, que estava sobre os ombros de Wycliffe. Hus, Lutero, e os outros reformadores estavam em dívida com ele. Nós também! Wycliffe era de fato "a Estrela da Manhã da Reforma".

Estes homens não eram de forma alguma a fonte de luz; eram espelhos manchados que refletiam a única fonte de luz, a Luz do Mundo – Jesus Cristo. A Palavra viva e ativa de Deus revela esta Luz. Em Sua soberania, Deus usou esses precursores da Reforma para direcionar seu povo à Sua Palavra. Uma vez que as Escrituras foram redescobertas, a luz da verdade de Deus começou a brilhar cada vez mais nos corações do povo de Deus, o que, por sua vez, levou à Reforma.

John Wycliffe estava morto e enterrado há algumas décadas, mas seus restos mortais foram exumados e queimados, um fim adequado para um herege. Wycliffe rejeitou a doutrina da transubstanciação, que afirma que os elementos do pão e do vinho na Ceia do Senhor tornam-se o corpo real e o sangue de Cristo. Era contra a absolvição sacramental, indulgências, negou a doutrina do purgatório e rejeitou a autoridade papal. Em vez disso, ele afirmou que Cristo é o chefe da igreja. Tinha uma profunda crença na inerrância e autoridade absoluta das Escrituras. Acreditava plenamente que a igreja de seu dia tinha perdido o seu caminho. Só as Escrituras forneceram o único caminho de volta. Agora vemos por que a Igreja Romana medieval queria fazer uma declaração contra Wycliffe.

O termo Estrela da Manhã tem sido usado alternadamente para se referir à estrela Sirius ou ao planeta Vênus. Parece mais brilhante no pré-amanhecer, o tempo em que a escuridão ainda domina, mas também o tempo de promessa — o tempo da promessa do amanhecer e do sol nascente. Então, John Wycliffe está situado historicamente entre a escuridão e a luz da manhã.

John Wycliffe nasceu por volta de 1330 e morreu em 30 de dezembro de 1384. Seu século foi de crescente desilusão com a igreja romana medieval. Houve desilusão com a hierarquia da igreja e também com a piedade da igreja (ou falta dela). Foram tempos de inquietações e obscuridades. O longo reinado da noite, escuridão e trevas, tinha tomado seu pedágio sobre o povo. E talvez, ninguém estivesse mais consciente disso do que John Wycliffe.

A Universidade de Oxford tornou-se a casa de Wycliffe em 1346, durante sua adolescência. Assim que Wycliffe chegou a Oxford, ele testemunhou toda a pompa e circunstância de convocação, que incluiu uma missa em homenagem à família real e aos estudiosos de Oxford. Wycliffe então se estabeleceu nas rotinas acadêmicas de assistir palestras e disputas. Wycliffe se sentaria e seria profundamente influenciado pelo teólogo Thomas Bradwardine e pelo filósofo William de Ockham. Estudou amplamente, aprendendo ciências e matemática; lei e história; e, claro, filosofia. Em Oxford, Wycliffe logo mudou do posto de estudante para o de estudioso, tornando-se mais tarde mestre no BalliolCollege. Os primeiros escritos de Wycliffe seriam no campo da filosofia.

Estudos bíblicos, e mais tarde teologia, no entanto, capturaram sua atenção e despertaram seu interesse. Wycliffe tornou-se doutor em teologia, permitindo que ele ensinasse sobre o assunto. Ele também se envolveu na política da igreja na década de 1370, a década em que a crise no papado chegaria à cabeça. Wycliffe se baseou em sua vasta educação, aplicando sua mente aguçada, e sua competência filosófica aos problemas eclesiásticos e teológicos urgentes de sua época.

Martinho Lutero famosamente tinha suas "95 Teses". Wycliffe também tinha suas próprias teses (isto é, argumentos) contra a igreja. Uma tese declara: "Há uma igreja universal, e fora dela não há salvação. Sua cabeça é Cristo. Nenhum papa pode dizer que ele é a cabeça”. Por esta e outras ideias, o papa Gregório XI condenou Wycliffe. Mas ele tinha amigos de alto escalão, e sua condenação teve pouco efeito. Esses partidários influenciaram o Parlamento contra o papa. Em Oxford, os alunos e professores se reuniram em seu apoio.

Essas controvérsias e censuras pouco fizeram para dissuadir Wycliffe. Na verdade, eles o impulsionaram ainda mais em seus estudos e escritos, resultando em argumentos ainda mais convincentes contra o status quo religioso em favor das reformas. Mais tarde, a maré se viraria contra Wycliffe, e ele e seus seguidores seriam perseguidos.

Duas obras importantes escritas durante a década de 1370 tiveram uma influência significativa e duradoura. No primeiro, On Divine Dominion (escrito em 1373-74), Wycliffe nivela argumentos contra a autoridade papal. Qualquer autoridade mantida na igreja, em última análise, deriva da manutenção da fidelidade à Palavra de Deus. Autoridade que se afasta ou vai contra a Palavra de Deus não é nenhuma autoridade e não tem o direito de governar na igreja, argumentou Wycliffe. No segundo trabalho, On Civil Dominion (escrito em 1375-76), Wycliffe defende que as autoridades civis não fiquem à mercê da igreja. Em vez disso, ele argumenta que os patronos da igreja, a realeza e a nobreza na Inglaterra, não precisam apoiar financeiramente a igreja ou funcionários da igreja que estão errados ou corruptos. Não é de surpreender, então, que o papa Gregório XI condenou Wycliffe e suas ideias.

Estes livros de Wycliffe entraram na lista de livros banidos. Mas isso não os impediu de chegar a Jan Hus. Os livros de Wycliffe também influenciaram Martinho Lutero. O Cativeiro babilônico da Igreja reflete ideias em Sobre o Domínio Divino, e o Conselho de Lutero para a Nobreza Alemã reflete ideias em On Civil Dominion. Finalmente, Thomas Cranmer alistou essas ideias "heréticas" em seus esforços para persuadir Henrique VIII a romper com a Igreja Católica Romana e estabelecer a Igreja da Inglaterra.

No entanto, seriam outros escritos de Wycliffe que teriam a mais profunda influência. Em 1378, Wycliffe escreveu Sobre a Verdade das Escrituras Sagradas. Aqui vemos o início da doutrina tão crucial para a Reforma: Sola Escritura(somente às Escrituras). Neste trabalho, Wycliffe defende que todos os cristãos têm direito à Palavra de Deus em sua própria língua. Wycliffe acreditava tanto neste princípio que dedicou seus últimos anos a traduzir o texto da Vulgate Latino para o inglês. Ele foi acompanhado por outros, como Nicolau de Hereford e John Purvey. Esses trabalhos culminaram no que viria a ser a coroação de Wycliffe – a Bíblia de Wycliffe. A Bíblia de Wycliffe consistia em manuscritos copiados à mão — centenas deles. Foi a primeira tradução da Bíblia Sagrada não apenas para o inglês, como também para uma língua europeia moderna – um dos maiores monumentos na história do cristianismo.

Esses pregadores passaram a se chamar Lollards. Logo esse termo foi expandido para se aplicar àqueles que seguiram os ensinamentos de Wycliffe. Como os seguidores de Wycliffe pregavam e liam a Bíblia em inglês, não em latim, eles eram ridicularizados, caluniados e perseguidos. Os Lollards estenderam a influência de Wycliffe muito além de sua vida, da Reforma Britânica do século XVI, até os dias atuais. O sol se ergueu na Reforma Protestante no século XVI, e a luz do evangelho afastou as trevas. Somos gratos pelos esforços pioneiro do estudioso de Oxford do século XIV John Wycliffe, a Estrela da Manhã da Reforma. Post tenebras lux... Sola Escritura!

Lawrence Maximo, bacharel em Teologia, mestre em Missiologia, pós-graduado em Ciência Política: Cidadania e Governação e Antropologia da Religião (UNIFIL), é cientista político, professor universitário, escritor e fundador da R1Global (Cooperação Internacional).

Conteúdo editado por:Jocelaine Santos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]