• Carregando...

Alguns poderiam dizer que José Serra teria sido preterido na distribuição de ministérios, ficando apenas com o Ministério das Relações Exteriores, que deveria ter assumido uma pasta mais robusta financeiramente como a saúde ou educação, ao qual foi inclusive cogitado. No entanto, justamente por ser um nome forte é que ele está onde está. As relações exteriores são estratégicas para Temer. Devemos sentir a curto prazo uma mudança significativa na política internacional. Somente um nome como Serra poderia assumir essa pasta.

Atualmente assistimos atônitos a uma disputa pela hegemonia na produção de petróleo no mundo. Os EUA tentam influenciar países a se alinharem aos seus interesses. Chegaram a invadir militarmente o Kuwait e Iraque e cotidianamente ameaçam a soberania do Irã. A relação com a Venezuela sempre foi estremecida e há indícios de que o serviço de espionagem dos EUA esteja por trás das frequentes tentativas de golpe à Maduro.

A política internacional é estratégica para Temer. Ao que tudo indica haverá uma mudança na política de alianças

Não foi sem importância que em 2012 a Petrobras chegou a ser espionada pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA. Na época a NSA negou que estivesse realizando espionagem econômica, porém com a invasão da rede privada de computadores da estatal, não restam dúvidas de que o objetivo foi econômico. O jornalista Glenn Greenwald, que revelou os documentos secretos obtidos por Edward Snowden, disse que “o Brasil é o maior alvo das espionagens dos Estados Unidos”. Chegaram a espionar até mesmo os e-mails pessoais de Dilma.

Some-se a isso o fato de que Michel Temer foi informante dos EUA em 2006. Segundo o Wikileaks, o atual presidente teria enviado documentos para a embaixada estadunidense nos dias 11 de janeiro e 21 de junho de 2006. Na época, Temer solicitou que os documentos fossem utilizados apenas “para uso oficial”. Ele passou sua visão de como estava a situação política no Brasil. Falou sobre as diferenças entre Lula e FHC e disse que qualquer governo que fosse eleito teria que negociar com o PMDB, pois este seria o partido com as maiores bancadas na câmara e no senado.

A política internacional é estratégica para Temer. Ao que tudo indica haverá uma mudança na política de alianças internacionais. Se até agora o Brasil tem priorizado o fortalecimento da UNASUL e dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), fazendo frente às grandes potências mundiais, Temer vai priorizar os acordos bilaterais com EUA e União Europeia (UE).

O discurso de Serra à frente do Ministério das Relações Exteriores foi um verdadeiro show de bizarrices. Disse ele que o Brasil não vai mais se orientar por “preferências ideológicas e de seus aliados no exterior” e que a partir de agora a política externa “será regida pelos valores do Estado e da nação”. Como se o novo-velho alinhamento com EUA não representasse “interesses ideológicos” de seu “aliado no exterior”. Como se os “valores do Estado e da nação” fosse voltar a ficar de joelhos para os ianques e de costas para a América Latina, como estávamos nos anos 80 e 90.

Devemos, em breve, seguir o exemplo do México, que privatizou seus campos petrolíferos a preços baixos em razão da pressão que sofreu dos EUA. A privatização da Pamex – companhia petrolífera mexicana – foi repudiada por 83% da população. Apesar disso, ela foi aberta para os “investidores” privados depois de 75 anos. Quase um terço da receita do governo vinha da estatal, contribuindo com 40% dos gastos com educação pública, assistência médica, infraestrutura, segurança e programas sociais.

O Brasil figura entre os grandes produtores de petróleo no mercado mundial. Estamos em décimo terceiro maior produtor, mas a previsão é que até 2020 estejamos entre os sete maiores. A descoberta do pré-sal intensificou a presença brasileira no mercado mundial do petróleo. O crescimento vertiginoso da produção e as promessas futuras apresentam ao país a possibilidade de ingresso na OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

Aos poucos estamos percebendo que a “ponte para o futuro”, slogan do governo Temer, tem se revelado uma verdadeira “ponte para o passado” em vários setores das políticas públicas, saúde, educação, segurança, previdência e direitos humanos, tendo como matriz comum o resgate da era privatista e entreguista dos anos 80 e 90 no Brasil. São por esses motivos que José Serra, o homem forte do PSDB, está no Ministério das Relações Exteriores, o ministério responsável por entregar a Petrobrás e o pré-sal aos investidores privados internacionais.

Thiago Bagatin é professor do curso de Psicologia da PUC-PR e presidente do Sindypsi
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]