• Carregando...
Não há educação sem diálogo!
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O lema da Campanha da Fraternidade de 2022 vem nos convidar a refletir sobre o versículo bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor”. Mas por que é importante refletirmos sobre educação?

Com o objetivo de “promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”, segundo o Texto-Base, a campanha vem nos convidar a refletir sobre o contexto educacional, as políticas públicas que envolvem o tema, os valores cristãos que nos proporcionam atitudes misericordiosas com o próximo, a importância da família e o compromisso com a educação de qualidade, pautada nas necessidades do povo.

A educação é um tema que nunca se esgota em sua reflexão. Cada vez mais, vemos a necessidade de se pensar que cada pessoa, e aqui destacamos a formação humana em sua integralidade, segue em um processo contínuo de educar e ser educado. Deste modo, a Igreja nos leva a compreender a figura de Jesus Cristo como um grande educador e como suas ações e palavras nos orientam em que direção seguir em relação ao processo educacional.

Em toda a relação educacional, precisamos dar destaque ao ato da escuta. Não há educação sem diálogo e, para haver diálogo, precisamos dar destaque ao processo de escuta ativa, centrada, cuidada, deixando de lado nossos interesses próprios e percebendo quais as necessidades reais do próximo. Assim, podemos pensar em educação que não fere o que o outro traz de conhecimento e vivência; pelo contrário: através da escuta ativa, seremos capazes de dar sentido e construir novas aprendizagens alicerçadas naquilo que o outro tem em sua essência. É necessário, conforme nos orienta o texto-base, escutar com o ouvido e o coração.

As realidades atuais nos levam a pensar numa realidade utópica, às vezes muito distante da realidade de tantos estudantes. Esquecemo-nos de perguntar: o que Jesus faria em meu lugar? Quais seriam suas atitudes nesse momento de ensinamento? Somente assim seremos capazes de agir com compaixão e misericórdia.

A campanha também destaca o papel fundamental da família no processo educacional. Nas relações familiares aprendemos a viver e conviver com o outro, a aceitar suas limitações, a crescer com suas vitórias. E nessa dinâmica, de viver a fé diariamente, temos a oportunidade de experimentar a presença amorosa de Deus, percebendo que todos vão crescendo em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens assim como Jesus.

Enquanto educadores, deixemo-nos guiar pela presença de Cristo, seguindo seu exemplo educacional, trazendo para nossa vida seu amor pelo próximo e sua firmeza no gesto de ensinar.

Padre Tomy Joseph Cheruplavil, missionário do Verbo Divino, é graduado em Processos Gerenciais, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, e coordenador pastoral da Rede Verbita de educação, mantenedora do Colégio Academia. Janaína Ovidio Ribeiro é graduada em Letras e em Pedagogia, mestre em Educação e agente de pastoral do Colégio Academia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]