• Carregando...
Trigo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O tratamento fanático dado a algumas causas nobres, como a preservação do meio ambiente, acaba gerando mais problemas que soluções. Isso, aliado a extremismos de natureza ideológica, potencializa danos, inclusive com tentativas de destruição de biografias. É o que está acontecendo com Norman Ernest Borlaug (1914-2009), um agrônomo americano que logo depois de se formar foi trabalhar no México, onde desenvolveu pesquisas que resultaram na criação de diversas variedades de trigo de alta resistência e produtividade.

Graças à aplicação dos resultados das pesquisas de Borlaug, em 1963 o México se tornou exportador de trigo. Essas novas variedades foram introduzidas por Borlaug na Índia e no Paquistão, fazendo com que a produção de trigo destes dois países dobrasse entre 1965 e 1970, ajudando a combater a fome endêmica que os assolava.

Se as acusações contra a Revolução Verde fossem verdadeiras em algum grau, o que se deveria fazer era buscar soluções que mitigassem os problemas apontados e não simplesmente pregar a volta à enxada, que certamente faria milhões morrerem de fome

Borlaug não estudava apenas trigo, mas diversos outros produtos. As técnicas que desenvolveu e propostas do uso de tecnologia no campo foram levadas a inúmeros outros países, inclusive tendo influenciado pesquisadores e agricultores brasileiros no processo que levou nosso país à vanguarda do agronegócio, que hoje em dia sustenta nossa economia. Borlaug visitou nosso país em 2004 e 2006.

A obra de Borlaug gerou o que foi chamado Revolução Verde. Estima-se que seu trabalho tenha salvado da inanição entre 245 milhões e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, trazendo-lhe o Nobel da Paz em 1970.

Voltando aos fanáticos e extremistas: estes acusam Borlaug, dizendo que seus métodos criam dependência de monoculturas, que suas técnicas de agricultura são insustentáveis no longo prazo, que levam à inviabilização da agricultura de subsistência e que provocam níveis elevados de câncer entre trabalhadores que têm contato com produtos químicos usados no campo.

Boralug rejeitou enfaticamente essas acusações, dizendo serem infundadas ou falsas – evidentemente, se fossem verdadeiras em algum grau, o que se deveria fazer era buscar soluções que mitigassem os problemas apontados e não simplesmente pregar a volta à enxada, que certamente faria milhões morrerem de fome, evidentemente com exceção desses pregadores.

Em 1986, Borlaug criou o World Food Prize (Prêmio Mundial da Alimentação), destinado a reconhecer indivíduos que melhoraram a qualidade, a quantidade e a disponibilidade de alimentos em todo o mundo. Os agrônomos brasileiros Edson Lobato e Alysson Paulinelli receberam o prêmio pelo seu trabalho no desenvolvimento da agricultura na região do Cerrado. O ex-presidente Lula também foi premiado por sua atuação no combate à fome como chefe de governo. O Prêmio Mundial da Alimentação hoje é um programa da ONU e em 2020, como seu criador, recebeu o Nobel da Paz. Norman Borlaug não pode ser esquecido ou diminuído!

Vivaldo José Breternitz é doutor em Ciências e professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]