• Carregando...

Tratar do futuro do Paraná é uma tarefa que exige responsabilidade e, acima de tudo, compromisso e lealdade para com os paranaenses. A força da nossa economia se traduz na soma dos esforços de quem vive neste Estado. Aqui se produz um quarto de todo o alimento que se consome no Brasil e a indústria é uma das mais pujantes do País. Se é importante valorizar o bom desempenho e investir ainda mais para que esses índices sejam multiplicados é imprescindível conhecer os problemas que interferem na qualidade de vida dos nossos cidadãos.

Mas, para conhecer é preciso ouvir. Para entender é preciso saber como se faz. E foi partindo deste princípio que em abril deste ano coloquei em prática o Projeto Paraná, ciclo de debates que tem por objetivo mapear as potencialidades de cada uma das regiões paranaenses, identificar problemas e apontar soluções para o desenvolvimento sustentável e ordenado do nosso Estado.

O Projeto Paraná permanece em curso em todas as regiões. Um evento que tem como riqueza maior a contribuição dos paranaenses com base na realidade do local onde vivem.

Até o momento, as reuniões de trabalho do Projeto Paraná nos apontam para bons caminhos. O que é bom para o estado vai continuar e ser ampliado. O patrimônio da Copel, Sanepar e os nossos portos de Paranaguá e Antonina continuarão sendo públicos, com administração moderna e eficiente. A política tributária que beneficia as nossas empresas será ampliada e os projetos sociais serão reforçados com a parceria com os municípios para a implantação da educação em tempo integral e a e a geração de oportunidades aos jovens das famílias beneficiadas para que possam ingressar no mercado de trabalho.

O Projeto Paraná dá ao cidadão o direito à palavra e a oportunidade de somar esforços para que possamos vencer o desafio de fazer com que os bons resultados da economia sejam transformados em ações para o benefício de toda a população paranaense, que hoje carece de atenção em áreas básicas como a segurança pública e a saúde e infraestrutura. Para a promoção do desenvolvimento do Paraná em todas as suas regiões é importante a descentralização dos serviços e o foco nos potenciais locais, sempre com o governo sendo o indutor deste processo, agindo com transparência e sendo parceiro da população.

Na área da segurança pública é necessário ir além da recomposição do efetivo policial. A participação dos cidadãos nas decisões da polícia e o entendimento da segurança como uma causa compartilhada pela comunidade é o caminho para coibir a violência que hoje assola as famílias paranaenses. Uma grande referência neste ponto é a Polícia Comunitária. Poder e responsabilidade são âncoras neste processo. Participação é a palavra-chave na relação polícia-cidadão.

Integração metropolitana é outro tema de grande importância. Transporte público integrado e com tarifa acessível, tratamento adequado do lixo e a descentralização dos aterros sanitários e das usinas de reciclagem, e a também a descentralização do atendimento à saúde são necessidades urgentes dos municípios vizinhos às cidades-polo. O Paraná precisa de regiões metropolitanas de fato e só a integração de serviços, coordenada por um Conselho Metropolitano, é capaz de promover esta transformação. É um processo que depende do compartilhamento de ações e não da transferência de responsabilidades do maior município para o menor ou vice-versa. Na área da saúde defendo a implantação de uma rede integrada de hospitais universitários para dar suporte à estrutura existente na melhoria dos serviços prestados à população e também uma parceria entre o governo e instituições privadas nos locais onde há hospitais já são referências no atendimento.

Pela experiência que vivi nas eleições de 2006 e pela vivência nas reuniões do Projeto Paraná vejo que a população paranaense anseia por um plano de desenvolvimento que impulsione o nosso estado e que mude a sua vida para melhor.

O Projeto Paraná não é uma promessa, mas uma prática em curso que terá como resultado a soma das sugestões de cada um dos paranaenses, com respeito à vocação local e a realidade dos habitantes do campo e da cidade de norte a sul, do oeste ao litoral. Entendo que este é o caminho para a construção do Paraná que queremos.

Osmar Dias é líder do PDT no Senado Federal

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]