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Com a terceira maior frota do país, Curitiba beira a marca de 1 milhão de veículos. Para ser mais exato, hoje há 985.558 carros, ônibus e motos circulando pelas ruas da capital paranaense, segundo o Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná.

O avanço da frota tem superado o crescimento populacional nos últimos anos. Enquanto o número de habitantes aumentou 1,7% em 2006, o total de veículos saltou 6,2%. Temos, atualmente, uma média de 1,8 curitibano para cada meio de transporte motorizado, o que supera inclusive as marcas das duas cidades líderes em frota São Paulo e Rio de Janeiro. Para se ter uma idéia do crescimento do índice, basta dizer que no ano 2000 a proporção era de um veículo para cada 2,35 habitantes.

O principal reflexo desse "progresso" são os congestionamentos, cada vez mais freqüentes em Curitiba. Fica complicado para qualquer cidade ter um trânsito confortável com tantos veículos em circulação. Aqui não é direfente. Em horários de pico, em questão de poucos minutos, o tráfego livre começa a ficar mais intenso e lento, dando oportunidade para a formação de grandes blocos de engarrafamento que tomam conta das vias curitibanas. Quem dirige sabe da dificuldade que é trafegar nas ruas da cidade por volta das 18 horas, período em que se encerram os expedientes de trabalho em quase toda a cidade. Não tem sistema viário que agüente.

O rodízio é a resposta adequada para o problema. Somado a um programa de conscientização, ele levará os motoristas ao uso adequado e racional de seus automóveis e melhorará o fluxo de veículos nas ruas da capital. À medida que as pessoas adotarem novos modos de deslocamentos, como o ônibus, a bicicleta ou a carona solidária, a qualidade de vida aumentará consideravelmente. O trânsito ficará mais livre e haverá menos estresse para os motoristas. É importante ressaltar que o rodízio também visa a melhorar o meio ambiente, pois vai diminuir a emissão de poluentes como o gás carbônico, um aspecto fundamental em tempos de aquecimento global.

Pelas razões apresentadas, contamos com o apoio dos curitibanos para o rodízio de veículos no anel central de Curitiba. Sua adoção também é uma forma de se evitar o indesejável pedágio urbano. Devemos lutar juntos pelo meio ambiente e por uma qualidade de vida melhor.

Walter Cézar é professor e sindicalista.

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