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É de pequeno que se aprende, diz a sabedoria popular. Ao contrário do que muita gente pensa, as crianças aprendem muito por volta dos três anos, quando sua personalidade está mais rica e sua maneira de sentir, pensar e interagir com o ambiente torna-se mais complexa. Nesta fase a criança procura agradar os adultos e presta muita atenção ao que dizem para satisfazer os seus desejos. Então, é nesse momento que sua personalidade pode ser melhor trabalhada: a autonomia, a espontaneidade e a curiosidade sobre o conhecimento do ambiente. São características importantes para o bom desenvolvimento da criança e que garantirão um adulto equilibrado, criativo e seguro na fase adulta.

Muitas dessas características da personalidade infantil podem ser determinadas pela conduta dos pais. Aqueles que permitem que o filho experimente suas novas capacidades incentivando a curiosidade, posta em prática através da exploração das coisas, estão propiciando o desenvolvimento da autoconfiança na criança e sua crescente independência. A atitude contrária, dar tudo pronto, leva a criança à insegurança e à incapacidade, limitando sua possibilidade de fazer algo sozinha mais tarde.

Na busca da autonomia, os pais precisam ter cuidado para não esquecer dos limites nos momentos certos. A falta do "não" pode ser um prato cheio para a agressividade. A criança, neste caso, cresce acreditando que tudo pode. Mais tarde, quando frustrada, responderá com agressividade frente à ameaça. Como são muitos os mo­­mentos na vida em que o mundo nos impõe uma resistência, esses episódios agressivos ficam sem controle, o que acarreta em transtornos de personalidade (adultos que roubam, trapaceiam e enganam), bem como em falta de adaptação ao convívio social: no trabalho, na escola e na família. O conselho é: se você quer um filho carinhoso, basta reconhecê-lo nesses termos, aproximando-se dele com um gesto carinhoso, uma palavra amiga.

Se quiser uma criança satisfeita, não tente compensar nada com presentes porque, a cada presente dado, uma necessidade interna se instala na criança. Presenteie em datas ou situações especiais. Quanto menor a exigência, maior a satisfação.

Eliana Abdalla, psicóloga, é diretora do Centro de Psicologia Relacional em Curitiba.

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