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Fundado em 7 de agosto de 1959, o Colégio da Polícia Militar do Paraná, Cel. Felippe de Sousa Miranda, não só comemora a sua trajetória de ensino de qualidade, como também a de se transformar em referência do ensino público do Paraná. Destaca-se, sobremaneira, a eficiência de suas ações educacionais no fato de sua existência ser suportada na égide de quatro fatores relevantes, facilmente alcançáveis por quaisquer estabelecimentos de ensino, em qualquer parte de nosso imenso país: alunos responsáveis; professores comprometidos; pais participativos; e gestores eficientes.

Certa vez, tivemos a satisfação de conferir que o Colégio da Polícia Militar estava no caminho certo. Lá pelos idos de 1974, quando dirigíamos o Colégio, tivemos o indefinível prazer de receber, de passagem por Curitiba e a nosso convite, a visita do renomado psiquiatra e mestre Içami Tiba, interessado em comprovar, nas ações de nosso colégio, a sua visão de que aqui era – como continua sendo – praticado o seu ensinamento de que o afeto deve estar aliado à disciplina, como valores essenciais destinados às crianças e aos adolescentes, base de tudo o que ele sempre asseverou em sua obra e palestras.

Soubemos, há poucos dias, que o mestre se despediu, pelo falecimento, do convívio com as dezenas de milhares de educadores e de pais que tiveram a oportunidade de ler sua obra ou ouvir suas palestras, mas imorredoura será a mensagem que nos deixou e que precisamos praticar permanentemente.

Apoiamo-nos em quatro fatores: alunos responsáveis, professores comprometidos, pais participativos e gestores eficientes

Por certo, muitos são os que acreditam ser o Colégio da Polícia Militar um estabelecimento com rígidas normas militares, e que seu corpo de alunos é conduzido sob férrea disciplina pelo corpo de professores e auxiliares. Ledo engano! O colégio funciona em três turnos distintos, com turmas mistas, e conta, atualmente, com 1.544 alunos, distribuídos no ensino fundamental (tarde) e ensino médio (manhã e noite). O corpo docente é composto por professores civis, oriundos dos quadros da Secretaria de Estado de Educação, ao contrário do que muita gente acredita. Aos militares somente são destinadas as necessárias disciplinas referentes à orientação de posturas e condutas militares básicas. Certamente há disciplina; os professores são respeitados e desenvolvem com alegria sua docência; os alunos e pais são felizes e orgulhosos de sua escola.

Quando se questionam a eficiência e eficácia das ações educacionais, pedagógicas e disciplinares do colégio, que se traduzem nos resultados e na satisfação de seu público, remetemos ordinariamente a questão para os pais, para os mestres e para os próprios alunos, que resumem sua felicidade em simples palavras que traduzem pais contentes, mestres contentes, alunos contentes e gestores contentes.

Os resultados são mensurados com a integração na gama de atividades que vão além da sala de aula, como são os desportos, em ginásios cobertos e aparelhados, numa ampla piscina térmica semiolímpica; na banda de música e no coral; nas atividades externas, nos campeonatos e disputas culturais e desportivas; nos cursos paralelos, como os de equitação e de língua espanhola, entre tantos outros.

Destaque muito especial para a Associação de Pais, Mestres e Funcionários que, desde sua fundação, na década de 70, tem sido fundamental para a consecução de tantas obras e meios que permitem ao colégio manter o perfeito funcionamento de atividades essenciais.

Ao destacar, no título deste artigo, o Colégio da Polícia Militar como campeão do Enem dentre as escolas públicas do Paraná, objetivamos tão somente alicerçar o quanto o colégio representa para a própria educação pública, ao servir de referência para outras escolas, que podem adotar a mesma égide de que se alimenta: alunos responsáveis, professores comprometidos, pais participativos e gestores eficientes.

Parabéns, Colégio da Polícia Militar do Paraná!

Antônio Douglas Villatore, major da Polícia Militar, é professor e ex-comandante do Colégio da Polícia Militar do Paraná.
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