• Carregando...
Campus da Unila, em Foz do Iguaçu .
Campus da Unila, em Foz do Iguaçu .| Foto: Divulgação/Unila

O Paraná conta com cinco instituições federais de ensino na oferta de cursos superiores em níveis de graduação e pós-graduação: IFPR, UFPR, UFFS, Unila e UTFPR. Contudo, dentre os 399 municípios do estado, apenas Curitiba e Foz do Iguaçu abrigam sede de universidade federal. E é na terra das Cataratas do Iguaçu que está a Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Unila, a universidade caçula do estado.

Neste ano de 2020 a Unila completa seu primeiro decenário, consolidando dez anos de contribuição para o desenvolvimento de seu berço municipal e para a região oeste paranaense. A lei que estabeleceu sua criação foi publicada em janeiro de 2010, e em agosto daquele ano tiveram início as atividades acadêmicas da instituição. Hoje a universidade é o local de trabalho de quase mil servidores públicos federais, e espaço de estudo para quase 6 mil discentes, distribuídos em cursos das mais diversas áreas do conhecimento, sendo 29 de graduação, 12 de mestrado e um de doutorado.

Neste ano, momento especialmente crítico para a sociedade paranaense e brasileira, a Unila formou sua primeira turma de Medicina, entregando à sociedade 34 médicos que vão integrar as fileiras dos bravos profissionais da saúde nas batalhas diárias impostas pela pandemia de Covid-19. Ademais, a universidade implementou uma série de ações de enfrentamento que têm contribuído com o município, incluindo a montagem de um laboratório acreditado pelo Lacen para realização de exames PCR do coronavírus. Esta ação contribuiu para que Foz do Iguaçu galgasse a posição de município paranaense com a melhor relação de testes por habitantes no estado.

Adicionalmente, estão sendo realizados o inquérito sorológico, que indica a presença de infecção ou imunidade já adquirida à doença, a produção de máscaras de proteção em impressoras 3D, realização de projeções matemáticas do comportamento da disseminação viral, e a produção de álcool glicerinado para doação à Secretaria Municipal de Saúde. São apenas algumas das ações em andamento, caraterizadas pela interdisciplinaridade, nas quais estão envolvidos, por exemplo, profissionais e estudantes de Medicina, Saúde Coletiva, Biologia, Química, Engenharia e Geografia. São ações que se somam e potencializam as medidas municipais, estaduais e federais de enfrentamento, e que levaram o Ministério da Educação (MEC) a aportar na instituição mais de R$ 600 mil para sua consolidação.

Tais ações de enfrentamento são reflexo do desenvolvimento acadêmico da universidade, a qual tem avançado nos indicadores de ensino, pesquisa, extensão e governança. Nos últimos anos a Unila subiu mais de 200 posições em índices de qualidade do MEC, apresentou índice de de evasão abaixo da média nacional, foi premiada pela Comissão de Ética Pública do governo federal por boas práticas na gestão da ética, galgou classificação entre as 20 melhores instituições do país no Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (IGG) do Tribunal de Contas da União, e ascendeu quase 60 posições no Índice de Internacionalização da Pesquisa do Ranking Folha.

A temática da internacionalização é deveras especial para a Unila. Concebida com a missão de “formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercado Comum do Sul – Mercosul”, a instituição conta hoje com discentes oriundos de 32 países, sagrando-se como a universidade mais internacional do Brasil, importante indicador de qualidade para instituições de ensino em âmbito mundial. Tal feito reitera a importância estratégica desta autarquia federal para a consolidação da integração regional prevista no artigo 4.º, parágrafo único, da Constituição Federal.

Nestes dez anos de história a Unila, também conhecida como a universidade federal dos iguaçuenses, movimentou e contribuiu com o desenvolvimento do oeste do Paraná, região de origem da maior parte de seus estudantes. Diplomou mais de mil profissionais com elevada competência técnica e profunda formação humanística e cidadã, promovendo assim o intercâmbio cultural, científico e educacional. Seus docentes, técnicos administrativos, discentes e a sociedade que a envolve compõem uma comunidade pujante, vibrante, que irradia aquele amor pelo conhecimento do qual Aristóteles já falava 300 anos antes de Cristo.

A sociedade paranaense encontra na Unila uma autarquia federal que preza pela excelência no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão. Uma instituição que produz conhecimento científico e tecnológico capaz de promover o desenvolvimento sustentável da sociedade. Uma universidade federal com impacto acadêmico, social e econômico na região oeste do Paraná, em Foz do Iguaçu e na Tríplice Fronteira.

A Unila é federal, é de Foz, é sem fronteiras. Que venham mais 10 anos!

Gleisson Brito é reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]