• Carregando...
 | Valterci Santos/Arquivo Gazeta do Povo
| Foto: Valterci Santos/Arquivo Gazeta do Povo

Desde os primeiros anos de vida, a criança precisa da presença ativa, dos cuidados, das orientações e do afeto tanto do pai quanto da mãe para desenvolver-se de modo pleno. O arquétipo do pai provedor, frio emocionalmente e não participativo na educação dos filhos, está ficando para trás. Atualmente, a figura paterna está apropriando-se do que realmente deve ser: presente, participativo da rotina familiar e da vida do filho.

Esta mudança se deve pelas transformações sociais, culturais e familiares ocorridas. Com o crescente número de mulheres ingressando no mercado de trabalho e conquistando a independência econômica, surgiram novos arranjos familiares. Nessa nova redistribuição igualitária dos papéis dos progenitores, o papel do pai tem sido o principal alvo de transformação.

O pai está buscando dividir as responsabilidades do lar, arrumar o filho para ir à escola, fazer o almoço, auxiliar nas tarefas escolares, orientar quanto aos comportamentos adequados e inadequados, dar afeto e envolver-se nas brincadeiras. Essa participação ativa do pai na vida do filho é essencial para que a criança construa um modelo positivo sobre si mesma, os outros e o mundo. É a partir da interação com o pai que a criança começa a descobrir a relação com as demais pessoas e a desenvolver segurança para explorar este mundo novo.

Quando a criança é rejeitada pelo pai, ela pode se sentir mais insegura e até agressiva

Os pais são os modelos de referência para a criança. Quando os papéis de mãe e pai são bem trabalhados e divididos, os efeitos são altamente benéficos para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. Entretanto, quando há ausência emocional e negligência educacional tanto da figura paterna quanto da materna, a sensação de não ser amado e desejado se instala na cognição da criança, podendo levar a grandes prejuízos emocionais e interpessoais quando não tratados.

Quando a criança é rejeitada pelo pai, ela pode se sentir mais insegura e até agressiva. Este repertório de comportamento é refletido em sala de aula por meio das dificuldades de concentração e baixo rendimento escolar, assim como na sociedade, por meio da maior probabilidade de envolvimento com drogas, brigas e infrações sociais. Em contrapartida, o pai que compensa sua ausência superprotegendo o filho, ignorando os comportamentos errados, recompensando as birras e o mau comportamento, reforça as posturas inadequadas da criança. O filho, por sua vez, aprende que os outros devem servi-lo, tornando-se um verdadeiro “imperador doméstico”.

Tais crianças mandam em casa, definem a comida que deve ser servida, o programa de tevê, mentem e agridem as pessoas de modo frequente, tanto na casa quanto na escola. Esses repertórios de comportamentos agressivos e hostis ficaram conhecidos pelos profissionais da área da saúde como “síndrome do imperador”, devido à semelhança das atitudes com a dos imperadores.

Mas, então, qual é o modelo de pai ideal? É consenso, pelas diversas abordagens da psicologia, que o pai autoritário, ou seja, aquele que apenas manda, grita e não interage emocionalmente com o filho, não é o ideal, já que a criança tende a ficar com medo da figura paterna e não adquire o respeito, mas o afastamento emocional. Ainda existem crianças que reagem de modo hostil e agressivo com os coleguinhas, imitando o pai. Já o pai permissivo é aquele que não consegue dizer “não” para os comportamentos de birra da criança, tende a ceder ou aceitar os erros para evitar conflitos, ou seja, o choro. Também há o pai indiferente, aquele que nunca tem tempo para participar da vida da criança e da rotina da casa.

Leia também:O dilema dos pais: equilibrar afeto e limites (artigo de Jacir J. Venturi, publicado em 7 de dezembro de 2015)

Leia também:Ética, a disciplina da família (artigo de Oriovisto Guimarães, publicado em 9 de setembro de 2016)

Entretanto, há pais que “vestem a camisa” e se tornam recíprocos na educação, ou seja, compartilham as tomadas de decisões, orientam os filhos, participam ativamente da vida e da rotina da criança, sendo verdadeiros exemplos positivos para a criança. Esse é o modelo ideal de pai!

É a partir da complementariedade do pai e da mãe na educação do filho que ocorre a profilaxia ou o reajuste dos comportamentos inadequados da criança, como as birras, os gritos e o desrespeito. A figura paterna deve ser utilizada para dar orientações seguras e gerar confiança e autonomia para o filho. Com isso, a criança terá um modelo de crescimento saudável com uma base educacional assertiva e afetiva. Os efeitos deste modelo de educação compartilhada entre pai e mãe são o alicerce para a estruturação de um futuro adulto saudável.

Lilian Zolet, psicóloga e fisioterapeuta especialista em Saúde Pública e da Família e em Terapia Cognitivo-Comportamental, é autora de “Síndrome do Imperador – Entendendo a mente das crianças mandonas e autoritárias” e coautora de “Terapia Cognitivo-Comportamental em crianças e adolescentes: guia de referência de ferramentas e estratégias terapêuticas.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]