• Carregando...

Curitiba e a Medicina Paranaense perderam, com o falecimento dia 4 de outubro fluente, do Decano dos Médicos do Paraná – Professor Doutor Rosala Garzuze, aos 103 anos de idade.

Tive o privilégio de conhecer o Professor Rosala Garzuze há 58 anos, como professor de História Geral, no Colégio Estadual do Paraná.

Integrante da primeira Turma do Curso Científico do Novo Colégio, lembro com nitidez e grande alegria a figura ímpar do Mestre Rosala Garzuze. A maneira carinhosa e especialmente didática como expunha as diversas fases da riquíssima História Universal. Suas aulas, deveras atraentes, eram absolutamente isentas de qualquer tendência, inclusive religiosas. Era puro relato dos fatos e acontecimentos, como convém à História das Civilizações. Contudo, fazia referência à fé com que os muçulmanos invocam à Divindade – Ala clemente e misericordioso.

Sua atenção e generosidade aos alunos e a todos quantos tivessem a ventura da sua convivência, transbordava seus nobres sentimentos éticos e, de maneira especial, a grande virtude que ornava sua personalidade: a humildade.

O Livro dos Provérbios registra; "O temor do Senhor é uma escola de sabedoria, e a humildade precede a glória" (Pv 15, 33).

Já o Livro do Deuteronômio preceitua: "Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor teu Deus, a fim de prolongar os teus dias, e para que vivas feliz na terra que o Senhor teu Deus te destina (Dt 5,16).

Estas duas citações das Sagradas Escrituras realçam a coerência da vida do Professor Rosala Garzuze, assim como a recompensa da longa existência: 103 anos!

Lembro ainda que, num dos intervalos de aulas, no Colégio Estadual do Paraná, quando se dispunha ao diálogo suscitado por um grupo de alunos, que reuniam, há um tempo, ampliar os conhecimentos hauridos, e a manifestação de simpatia e admiração ao Mestre, ouviu-se um belíssimo conceito de humildade e austeridade: "Eu não reajo a eventual ofensa pessoal, mas não admito ofensa à minha família".

Professor Rosala Garzuze observou, com fidelidade, os Preceitos Divinos: Soube honrar e respeitar pai e mãe, assim como aos superiores e estendeu a sua generosidade a todos os circunstantes. Foi exemplar chefe de família e fidelíssimo cumpridor dos deveres profissionais. Honrou, em plenitude, a Profissão Médica, em cujo desempenho incorporava a própria Ética. E não apenas a Ética Médica, mas a Ética Geral, aplicável a todas as atividades humanas, que me permito sintetizar como "A Defesa da Integridade do Ser Humano’’.

Na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, tive renovado o privilégio de contar com o Professor Doutor Rosala Garzuze, na Disciplina de Patologia, de que era Primeiro Assistente. O titular era o Professor Anchises Marques de Faria, e mais dois assistentes: Professor Doutor Altevir Bassetti e Professor Doutor Hamilton Lacerda Suplicy; todos três de saudosa memória.

A par de notória competência e dedicação às causas abraçadas, Doutor Rosala Garzuze sempre foi inteiramente solidário às iniciativas nobilitantes, partissem de colegas de profissão ou de todas quantas direcionadas ao bem comum.

Por seus inumeráveis méritos, foi admitido Membro Honorário da Academia Paranaense de Medicina, em solenidade realizada no Salão Nobre da Faculdade de Odontologia da UFPR, em sessão memorável presidida pelo primeiro presidente da Academia, Professor Doutor Acadêmico Orlando de Oliveira Mello, de saudosa memória. Na mesma solenidade, o Professor Helion Póvoa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, proferiu Palestra sobre a Endo­crinologia no Brasil, em homenagem ao Professor Doutor Atlân­tido Borba Côrtes, na ocasião já Decano dos Endocri­nologistas Brasileiros, atualmente com 96 anos de idade, perfeitamente lúcido.

Múltiplas razões ao enaltecimento do insigne Mestre Professor Doutor Rosala Garzuze. Polivalente, o que lhe permitiu intensas atividades no campo da Saúde: Medicina e todas as profissões que formam o conspícuo acervo da assistência ao ser humano.

Dirigente, por longos anos, do Instituto Neo-Pitagórico, como discípulo dedicado e competente sucessor do Professor Dario Velozo, seu sogro.

Por ocasião do 12º Congresso Brasileiro de História da Medi­cina, realizado em Curitiba, na sede da Associação Médica do Paraná, em novembro de 2007, foi homenageado especial, recebendo uma Placa, com os seguintes dizeres:

Ao professor doutor Rosala Garzuze, mestre emérito do ensino médico, vanguardeiro da história da medicina, justa e merecia homenagem do 12.º Congresso Brasileiro da história da medicina.

Eis, numa breve síntese, a figura exponencial do Professor Doutor Rosala Garzuze, libanês de nascimento, porém brasileiríssimo de coração e mente.

Ary de Christan, é membro titular emérito da Academia Paranaense de Medicina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]