i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
artigo

Segurança jurídica para um novo ciclo de investimentos no país

Entre os aspectos percebidos pelo empreendedor estrangeiro como principais entraves para se organizar um negócio no Brasil está sempre a segurança jurídica

  • PorRamon Fernandez
  • 04/01/2019 23:01
 | Dorivan Marinho/SCO/STF
| Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF

Mais do que a atratividade no mercado financeiro, a implementação de uma agenda econômica liberal, proposta pelo novo governo, tende a abrir espaço para um novo ciclo de investimentos vindos de companhias internacionais, que pretendem iniciar ou ampliar suas operações no mercado brasileiro. O Brasil está entre os maiores mercados de consumo do mundo, isso é fato. No entanto, o cenário de incerteza política, e consequente impacto econômico dos últimos anos, gerou uma “tempestade perfeita” que afetou as decisões estratégicas de companhias instaladas no país.

Um dos fatores que diferencia a atuação entre o investidor empreendedor e o investidor do mercado financeiro é a relação de longo prazo estabelecida com o mercado local. Por um lado, a avaliação de risco considera variáveis como oscilações de juros, câmbio e perspectivas futuras, o que lhe permite uma diversificação de aplicação de recursos. Do outro, quando se estabelece uma companhia – como todo empreendedor – está sujeito a ser impactado diretamente por qualquer cenário de instabilidade desse mercado.

Menos protecionismo e mais liberdade são essenciais para o estabelecimento de um ambiente de negócios favorável a novos investimentos

Sem surpresas, entre os aspectos percebidos pelo empreendedor estrangeiro como principais entraves para se organizar um negócio no Brasil, estão as questões regulatórias, tributárias, trabalhistas e burocráticas, fatores cuja combinação malsucedida ou mal administrada pode impactar gravemente os resultados de um projeto.

Menos protecionismo e mais liberdade são essenciais para o estabelecimento de um ambiente de negócios favorável a novos investimentos. No entanto, há pontos cruciais e que devem ser conduzidos de forma rigorosa pela nova equipe econômica, como a manutenção da independência e credibilidade das instituições. Para o investidor estrangeiro, o ponto central de uma decisão de investimento e negócios está sempre na segurança jurídica. Essa questão é clara quando o governo respeita a total separação de poderes e torna a interdependência mais segura juridicamente. Acompanhamos diariamente – em países vizinhos – os efeitos que a falha nessa instituição pode provocar na economia e as consequências sociais que incidem sobre a população.

Opinião da Gazeta: O valor da segurança jurídica (editorial de 9 de abril de 2018)

Leia também: Rota 2030, previsibilidade e segurança jurídica (artigo de Hadler Martines e Fernando Socreppa, publicado em 5 de dezembro de 2018)

A realidade institucional do Brasil, no geral, é muito bem avaliada pelo empreendedor internacional. No entanto, cada passo de evolução nesse sentido coloca o país mais próximo do cenário do comércio mundial, principalmente quando comparado a outros países da América Latina. Em resumo, o investidor precisa ter certeza de que não terá surpresas; que pode planejar, contratar e executar seu projeto dentro de uma expectativa já calculada sob o aspecto da segurança jurídica.

Ramon Fernandez é advogado especializado em representação legal.
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.