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Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a exclusividade dos serviços postais no Brasil, em um julgamento histórico que durou vários anos e levantou o debate sobre o tema em todo o país. O objetivo do STF foi cumprir o que dispõe a Constituição Federal, garantindo a todo cidadão brasileiro o acesso à comunicação via correspondência, independentemente de classe econômica, bem como a outros serviços prestados pelos Correios.

O que ficou claro daquele debate é que os Correios cumprem a determinação constitucional de levar correspondências para todos os cantos do país e fazem isso muito além do lucro econômico, mas com os olhos na necessidade social de toda a população brasileira.

Para garantir que esse serviço tenha ainda mais qualidade, em 2011 a presidente Dilma Rousseff propôs e sancionou a Lei 12.490, que revitaliza os Correios. Com a legislação, a estatal foi dotada de mecanismos de gestão mais eficientes e também autorizada a diversificar suas atividades, alternativa já implantada com sucesso pelos maiores operadores postais no mundo.

A modernização visa garantir a sustentabilidade dos Correios, viabilizando a entrega das correspondências em todo o país a preço acessível – hoje, uma carta simples para qualquer ponto do Brasil custa pouco mais de R$ 1. Mas, além de manter os serviços postais, o processo de modernização visa adequá-los aos dias atuais. Hoje, o site dos Correios oferece, em tempo real, informações sobre a entrega de Sedex 10. E este benefício será ampliado para toda carta e encomenda registrada. A partir de parcerias firmadas em 2013, a estatal caminha para oferecer ao cidadão a opção de receber contas em meio físico ou digital; entre postar e receber encomendas em casa ou em um terminal automatizado em locais de fácil acesso.

Por todo o exposto, nas pesquisas de confiança popular os Correios continuam nas primeiras posições. Em julho de 2013, pesquisa CNI/Ibope apontou que 78% da população considera a qualidade dos serviços dos Correios muito alta ou alta (25%), ou adequada (53%). Em Curitiba, levantamento do Instituto Paraná Pesquisas para a Gazeta do Povo trouxe a estatal em segundo lugar entre as instituições de maior confiança dos curitibanos, atrás apenas do Corpo de Bombeiros. O resultado repetiu-se em São Paulo, onde o Ibope fez a pesquisa.

No exterior, a eficiência e a confiabilidade dos Correios também são reconhecidas: estudo da consultoria mundial Accenture aponta a empresa como um dos dez melhores operadores postais do mundo, a partir de uma análise que avaliou 26 empresas, públicas e privadas, inclusive gigantes multinacionais.

Garantir o atendimento às necessidades dos cidadãos brasileiros é o que tem movido os Correios nos seus 350 anos de existência. E é o que continuará impulsionando a empresa a ir mais longe, prestando um atendimento à altura da confiança depositada pela população brasileira na empresa.Wagner Pinheiro de Oliveira, economista formado pela Unicamp, especialista em Administração e Gestão Financeira pela FGV-SP e em Finanças pela USP, é presidente dos Correios.

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