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São muitos os comentários sobre as causas do colapso do Grupo EBX, comandado pelo empresário Eike Batista. No meu modo de ver, a verdadeira causa não está no plano de negócio, na estratégia e nem na administração financeira, mas na falta de alinhamento com a missão empresarial. Da mesma forma que nascemos neste mundo porque temos uma missão a cumprir, a empresa também nasce porque existe uma razão, um valor, uma missão. A missão deve ser o mandamento que guia todos os procedimentos, condutas e relações de negócios pela empresa inteira – presidente, diretores, gerentes e funcionários. Escrever a missão da empresa é a coisa mais importante e a primeira coisa a ser realizada pelo empreendedor. Então, qual é a missão de uma empresa?

Buda, quando despertou após seis anos jejuando na floresta, disse que este mundo é o mundo da vivificação mútua, onde todos se beneficiam, cada qual suprindo a necessidade do outro. A missão da empresa é criar, desenvolver, produzir produtos ou serviços para suprir as necessidades das pessoas. Isso é gerar "riqueza". Muitas pessoas consideram como riqueza apenas coisas como ouro, diamantes, petróleo, dinheiro, fazendas, fábricas etc. São coisas que têm muito valor econômico, coisas mensuráveis monetariamente. Mas esses bens suprem as necessidades das pessoas? Sim, mas não de todas as pessoas, e nem todas as necessidades.

A vassoura, a caneta, pão, leite, ouro, dinheiro, petróleo. Tudo é riqueza. Porém, o que define se naquele momento o produto ou serviço é uma riqueza é a condição: serve para suprir a necessidade da pessoa naquele lugar, naquele momento? Assim, riqueza é qualquer objeto ou serviço que serve para eliminar ou aliviar a dor ou sofrimento, dificuldade ou desconforto. Proporcionar alegria, felicidade, facilidade, alívio, conforto, esperança. Quanto mais um produto ou serviço tiver essas duas características, mais valor intrínseco ele terá. Quanto mais "valor" tiver, maior será seu "preço" de mercado. É o "valor agregado" ou "valor percebido" que os consultores de empresas dizem para agregar aos produtos ou serviços.

O principal objetivo de uma empresa não deve ser a "margem de lucro" ou o "lucro". O empreendedor deve se preocupar com a "riqueza" que está produzindo e o "valor" que está entregando. É isso que satisfaz a necessidade das pessoas. Sem gerar riqueza, a empresa não cumpre a verdadeira finalidade de nascer, crescer e continuar existindo. A riqueza é também a manifestação de uma mente rica, pensamento de abundância e grandeza interior. Neste aspecto, Eike Batista é exemplo de mente rica, abundante, que conseguiu materializar riquezas aparentes. Mas as coisas aparentes aparecem e desaparecem com o tempo. Só faltou gerar a verdadeira riqueza, que é a base necessária para dar a sustentabilidade e continuidade à riqueza.

A pobreza é a manifestação da mente pobre, pequena (mesquinha), do pensamento de carência (faltas). Basta escutar a conversa das pessoas pobres que não conseguem sair desse círculo: geralmente gira em torno de coisas que faltam, acompanhada de atitudes mesquinhas. Por causa disso, poucos pobres conseguem sair do círculo da carência. Exceções são pessoas que possuem grandeza interior: generosidade, misericórdia, educação e atenção.

Ser rico significa ter a capacidade de produzir algo com a capacidade de beneficiar grande número de pessoas e ter também uma mente rica que atrai a riqueza. Que riquezas foram produzidas pelo Grupo EBX? Foram produzidos produtos ou serviços que têm as duas características intrínsecas que se definem como sendo riqueza? Você, empreendedor, está produzindo a verdadeira riqueza com muito valor intrínseco? Qual o grau da sua grandeza interior? Qual é o padrão de pensamento: costuma falar sobre abundâncias ou faltas? Tem mente rica e gosta de lugares e ambientes que os ricos frequentam, ou mente pobre que pechincha tudo, quer gastar o menos possível em tudo e se contenta com coisas baratas?

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