• Carregando...
Paul McCartney cantando Yesterday.
Paul McCartney cantando Yesterday.| Foto: Reprodução/Youtube

Paul McCartney sonhou com a melodia da música Yesterday, que se tornou um dos grandes sucessos dos Beatles.

Era um dia tranquilo para Paul. Ele acordou perto do meio-dia. Ao despertar, ficou preocupado com a melodia que era tão clara e tão perfeita. Isso o deixou mais preocupado com o fato de que ela poderia ser um plágio. Paul foi, então, perguntar para diversos amigos se eles já haviam ouvido aquela canção: John Lennon, Lionel Bart e Alma Cogan afirmaram que nunca se haviam deparado com nada parecido. Paul, então, ficou convencido de que a música era original. Saiu satisfeito após essas conversas, pois todos vibraram com ela.

Na verdade, todos podemos ter momentos de inspiração. Paul sonhou com a melodia, involuntariamente. Várias pessoas relatam que obtêm boas ideias (insights) no chuveiro, em viagens ou caminhando distraídas.

Muitos acreditam que precisariam ser gênios para ter boas ideias. Isso não é o que diz a teoria da inspiração e da criatividade: todas as pessoas podem ter ideias criativas, originais, inovadoras. Os que pensam mais positivamente estão ávidos por se tornarem excelentes e inusitados compositores, escritores, cantores, empreendedores etc.

O que poucas pessoas sabem é o caminho percorrido por McCartney: desde o sonho com a melodia até a composição final, foi um longo caminho. Ele trabalhou incansavelmente por mais de 20 meses para ter a letra pronta. Paul tornou-se obcecado por aquilo. Seus amigos não o suportavam mais, pois ele ficava repetindo e alterando a letra continuamente.

Quando o produtor George Martin ouviu a música com a letra, ficou extremamente entusiasmado e disposto a gravá-la. Ela era diferente; para McCartney, a melodia deYesterday parecia um jazz, o que a diferenciava das outras músicas da banda.

A teoria da inspiração e da criatividade existe desde a Grécia antiga. Nos séculos 20 e 21, muita pesquisa foi realizada nessa área, mas a conclusão é sempre a mesma: todas as pessoas podem ser criativas e ter ideias brilhantes, inovadoras.

Entretanto, cabe ressaltar o imenso esforço de Paul McCartney para criar uma letra original que se adequasse à melodia. Todo trabalho inovador é assim: a ideia por si só é importante, mas colocá-la de pé e ter gente que a consuma é algo que normalmente demanda obstinação, foco, persistência e muito trabalho!

Marcos de Lacerda Pessoa, engenheiro, Ph.D. pela Universidade de Birmingham (Inglaterra) e pós-doutor em Engenharia pelo MIT, é autor de Sementeira de Inovação, organizador e editor de Pinceladas de Inovação e proprietário do centro de apoio à inovação futuri9.com.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]