i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Bom dia

A briga judicial (e bilionária) da Previdência e o teste do governo Bolsonaro

  • PorAudrey Possebom, com a colaboração de Helen Mendes
  • 03/12/2019 06:45
A briga judicial (e bilionária) da Previdência e o teste do governo Bolsonaro
| Foto:

Bom dia!

Para começar. A União deve gastar em torno de R$ 5 bilhões com custos de novas ações judiciais contra o INSS em 2019. A repórter Jéssica Sant´Ana, de Brasília, mostra quais medidas o governo Bolsonaro já tomou e quais pretende adotar para reduzir o volume de processos em 20% até 2022. Conheça a estratégia do governo.

Enquete. Que nota você dá para o primeiro ano do governo Bolsonaro? Faça o teste.

Sem crise. Enquanto você não faz sua própria avaliação, o colunista J.R.Guzzo dá seu palpite sobre o futuro do governo Bolsonaro: "Vai ser preciso engolir esse governo não apenas por um ano – ou mudam as crises, ou eles ficam lá pelos próximos sete".

Trump e a retaliação ao Brasil

Pelo Twitter. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que vai aumentar tarifas de importação para o aço e alumínio do Brasil e da Argentina, acusando os dois países de provocar a desvalorização de suas moedas de forma deliberada. A decisão parece ter pego o presidente Bolsonaro de surpresa. Relembre três vezes em que o governo Trump virou as costas para os aliados e entenda, em quatro minutos, o que está por trás do tarifaço.

Reunião da Otan. Mais tarde, Trump embarcou para Londres para participar da cúpula de líderes da Otan, que começa nesta terça (3). No ano em que a aliança militar comemora 70 anos, o clima está tenso antes do encontro dos líderes, após desentendimentos e até troca de insultos. Veja tudo o que você precisa saber sobre a reunião.

Exclusivo. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse que o presidente dos EUA, Donald Trump, foi influenciado pelo cenário pré-eleitoral norte-americano ao anunciar a volta da taxação à importação de aço e alumínio do Brasil. Veja trecho da entrevista exclusiva de Araújo à Gazeta do Povo.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa opinião

“Basta o problema do capital físico para entender que o país não tem fôlego para crescer anos seguidos a taxas superiores a 4% ao ano."

Governo a governo, o que se tem visto é que o país não consegue progredir na medida das promessas e que a ideia de milagre é apenas um exercício de demagogia propagandística. O mundo já tem literatura econômica e política suficiente, acumulada com o passar das décadas, que permite entender razoavelmente as causas e os fatores que estão na base do crescimento do PIB e do desenvolvimento econômico e social. Leia o editorial.

Para acompanhar. Está na pauta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desta terça-feira (3) a discussão sobre o plantio da Cannabis sativa para fins medicinais e de pesquisa científica. A agência discutirá as regras para o registro de medicamentos à base dos elementos extraídos da cannabis, como o canabidiol (CBD) e o tetrahidrocanabinol (THC). Veja a reportagem da Isabelle Barone.

Mas não se deixe enganar: maconha medicinal não existe.

“O canabidiol é alvo, sim, de pesquisas sérias que não têm a menor relação com todo o debate sobre a liberação do consumo recreativo da maconha. São produtos diferentes, sujeitos a legislações diferentes”, alertou Marcelo von der Heyde, vice-presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ), em entrevista à Gazeta do Povo.

Defesa da vida. Grupo de deputados se articula para aprovar políticas públicas que protejam os embriões e deem apoio às mães que querem ter os seus filhos. Entre as medidas, está a aprovação do Projeto de Lei (PL) 478/2007, que institui o Estatuto do Nascituro.

No gelo. Pesquisadores anunciaram uma descoberta impressionante. Um filhote canino – que pode ser um cachorro ou um lobo –  que viveu há 18 mil anos foi encontrado no gelo da Sibéria praticamente intacto. Confira a foto de Dogor, o cão milenar.

Tenha um ótimo dia!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.