i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
E ainda: Congresso x Governo

A história da juíza sem crime levada do tribunal ao presídio e o acordo militar Brasil-EUA

  • 04/03/2020 07:00
Afiuni, já algemada, é levada do tribunal onde trabalhava diretamente para a prisão: lá foi violentada e quase morreu por hemorragias decorrentes de um aborto.
Afiuni, já algemada, é levada do tribunal onde trabalhava diretamente para a prisão: lá foi violentada e quase morreu por hemorragias decorrentes de um aborto.| Foto:

Bom dia!

Para começar. A Gazeta do Povo traz a história de uma juíza que se tornou inimiga do próprio país, a Venezuela, por conceder habeas corpus a um banqueiro que estava havia três anos detido sem julgamento. A jornalista venezuelana Valentina Castrillo apresenta a mulher que foi de juíza a presidiária: conheça María Lourdes Afiuni, condenada e violentada por desafiar Hugo Chávez.

Acordo militar. Brasil e Estados Unidos estão perto de assinar um acordo militar inédito. A negociação começou ainda em 2017, durante o governo de Michel Temer. Saiba quais áreas serão abrangidas.

Sem apreciar veto. Na sessão que deveria decidir o veto do presidente Jair Bolsonaro sobre R$ 30 milhões em emendas impositivas, deputados e senadores “decidiram não decidir”. Presidente do Congresso, Davi Alcolumbre argumenta que o governo demorou a enviar projetos de lei que regulamentam o orçamento impositivo. De Brasília, Olavo Soares mostra as críticas de Alcolumbre ao governo Bolsonaro.

Lei de Falências. Também de Brasília, Jéssica Sant’Ana explica o que diz o projeto que desburocratiza a volta por cima de empresários que viram seus negócios falirem. A proposta procura trazer segurança jurídica às empresas em recuperação judicial ou falência e é uma das prioridades do Legislativo. Atualmente, o empreendedor fica proibido de exercer qualquer atividade empresarial até que suas obrigações sejam extintas, veja o que muda.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Editorial. Após um acordo para encerrar o motim de policiais no Ceará, não há garantias para militares serem absolvidos. Na visão da Gazeta do Povo, a decisão é correta. Afinal, a Constituição proíbe a paralisação de militares.

Esse tipo de leniência, tradicional em caso de motins de policiais no país todo, deixava portas abertas para novas ocasiões de desrespeito à Constituição, fornecendo a militares insatisfeitos um estímulo que não pode continuar existindo.

Segurança de dados. Colunista da Gazeta do Povo, Allan Costa mostra a importância da segurança de dados em um mundo hiperconectado. Com o aumento do uso da internet, o email virou praticamente uma carteira de identidade digital. Vale a reflexão. Leia um trecho do artigo:

Com o avanço da Internet das Coisas, quando praticamente tudo terá conectividade, desde os nossos eletrodomésticos até as nossas roupas, imagine quão drástico poderia ser um ataque em massa a carros autônomos. Teremos que aprender a lidar com esse tipo de questão. E a hora de começar é agora.

Mundo

Dois mortos muito loucos. Ditadores da Itália e Espanha, respectivamente, Benito Mussolini e Francisco Franco caíram do alto de seus próprios egos e seus cadáveres pagaram o pato, sendo utilizados para fins nada lisonjeiros. Rafael Azevedo apresenta a bizarra história dos corpos desses dois genocidas.

Coronavírus nas Américas. Dois países da América do Sul confirmaram nesta terça-feira (3) os primeiros casos de coronavírus: Chile e Argentina. Nos Estados Unidos, o número de mortes confirmadas subiu para nove, e na Itália chegou a 79. Com a crise, o Banco Mundial anunciou crédito de US$ 12 bilhões para combater a doença. Colunista de política internacional, Filipe Figueiredo comenta a situação no Oriente Médio, que além do vírus assiste a uma nova queda de governo.

Confira a página especial da Gazeta do Povo sobre o coronavírus e fique por dentro de sintomas, precauções e as últimas notícias sobre o tema no Brasil e no mundo. 

Para inspirar

Bebês altruístas. Pensar nos outros é uma capacidade inata ou estimulada? A repórter Amanda Milleo, da Equipe Sempre Família, apresenta um estudo que mostra como bebês de um ano e sete meses respondem diante de situações em que poderiam ser altruístas. Veja o resultado da pesquisa.

Tenha uma ótima quarta-feira!

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    Emerson

    ± 46 minutos

    O mais triste e deprimente é sabermos que tem gente que morre de amor por tais regimes horrendos, mutiladores, criminosos, sanguinários e que ainda arrotam toda a "ética e moralidade" possível e inimaginável. Deus tenha piedade de tais almas nojentas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • K

      Kaio Cesar

      ± 1 horas

      Pior que isso , era ver o Brasil virar uma segunda Venezuela !!!Eu bato palmas para o povo Brasileiro trabalhador , conseguir sobreviver com o salario mínimo no Brasilzinho "Não e para amador "...!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.