• Carregando...
Afiuni, já algemada, é levada do tribunal onde trabalhava diretamente para a prisão: lá foi violentada e quase morreu por hemorragias decorrentes de um aborto.
Afiuni, já algemada, é levada do tribunal onde trabalhava diretamente para a prisão: lá foi violentada e quase morreu por hemorragias decorrentes de um aborto.| Foto:

Bom dia!

Para começar. A Gazeta do Povo traz a história de uma juíza que se tornou inimiga do próprio país, a Venezuela, por conceder habeas corpus a um banqueiro que estava havia três anos detido sem julgamento. A jornalista venezuelana Valentina Castrillo apresenta a mulher que foi de juíza a presidiária: conheça María Lourdes Afiuni, condenada e violentada por desafiar Hugo Chávez.

Acordo militar. Brasil e Estados Unidos estão perto de assinar um acordo militar inédito. A negociação começou ainda em 2017, durante o governo de Michel Temer. Saiba quais áreas serão abrangidas.

Sem apreciar veto. Na sessão que deveria decidir o veto do presidente Jair Bolsonaro sobre R$ 30 milhões em emendas impositivas, deputados e senadores “decidiram não decidir”. Presidente do Congresso, Davi Alcolumbre argumenta que o governo demorou a enviar projetos de lei que regulamentam o orçamento impositivo. De Brasília, Olavo Soares mostra as críticas de Alcolumbre ao governo Bolsonaro.

Lei de Falências. Também de Brasília, Jéssica Sant’Ana explica o que diz o projeto que desburocratiza a volta por cima de empresários que viram seus negócios falirem. A proposta procura trazer segurança jurídica às empresas em recuperação judicial ou falência e é uma das prioridades do Legislativo. Atualmente, o empreendedor fica proibido de exercer qualquer atividade empresarial até que suas obrigações sejam extintas, veja o que muda.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Editorial. Após um acordo para encerrar o motim de policiais no Ceará, não há garantias para militares serem absolvidos. Na visão da Gazeta do Povo, a decisão é correta. Afinal, a Constituição proíbe a paralisação de militares.

Esse tipo de leniência, tradicional em caso de motins de policiais no país todo, deixava portas abertas para novas ocasiões de desrespeito à Constituição, fornecendo a militares insatisfeitos um estímulo que não pode continuar existindo.

Segurança de dados. Colunista da Gazeta do Povo, Allan Costa mostra a importância da segurança de dados em um mundo hiperconectado. Com o aumento do uso da internet, o email virou praticamente uma carteira de identidade digital. Vale a reflexão. Leia um trecho do artigo:

Com o avanço da Internet das Coisas, quando praticamente tudo terá conectividade, desde os nossos eletrodomésticos até as nossas roupas, imagine quão drástico poderia ser um ataque em massa a carros autônomos. Teremos que aprender a lidar com esse tipo de questão. E a hora de começar é agora.

Mundo

Dois mortos muito loucos. Ditadores da Itália e Espanha, respectivamente, Benito Mussolini e Francisco Franco caíram do alto de seus próprios egos e seus cadáveres pagaram o pato, sendo utilizados para fins nada lisonjeiros. Rafael Azevedo apresenta a bizarra história dos corpos desses dois genocidas.

Coronavírus nas Américas. Dois países da América do Sul confirmaram nesta terça-feira (3) os primeiros casos de coronavírus: Chile e Argentina. Nos Estados Unidos, o número de mortes confirmadas subiu para nove, e na Itália chegou a 79. Com a crise, o Banco Mundial anunciou crédito de US$ 12 bilhões para combater a doença. Colunista de política internacional, Filipe Figueiredo comenta a situação no Oriente Médio, que além do vírus assiste a uma nova queda de governo.

Confira a página especial da Gazeta do Povo sobre o coronavírus e fique por dentro de sintomas, precauções e as últimas notícias sobre o tema no Brasil e no mundo. 

Para inspirar

Bebês altruístas. Pensar nos outros é uma capacidade inata ou estimulada? A repórter Amanda Milleo, da Equipe Sempre Família, apresenta um estudo que mostra como bebês de um ano e sete meses respondem diante de situações em que poderiam ser altruístas. Veja o resultado da pesquisa.

Tenha uma ótima quarta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]