• Carregando...
Dias Toffoli Gilmar Mendes STF
Dias Toffoli e Gilmar Mendes cobram investigações sobre a conduta de Sergio Moro e Deltan Dallagnol| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Procuradores e juízes que protagonizaram a Lava Jato enfrentam retaliações vindas, principalmente, do STF. Na mais recente investida contra a operação, o ministro Gilmar Mendes defendeu a instalação de uma "comissão da verdade" para investigar a conduta das autoridades. "Há coisas nebulosas que precisam ser esclarecidas. (...) Há muitos escombros sobre o que se passou", afirmou. Leia mais.

Liberdade de imprensa. Juristas ouvidos pela Gazeta criticam a decisão da AGU de se juntar ao MPF em uma ação que pede a cassação das concessões de rádio da Jovem Pan. Entenda o caso.

Perseguição política. Parlamentares foram aos Estados Unidos denunciar o autoritarismo judicial que, segundo eles, ocorre no Brasil. A comitiva, organizada por Eduardo Bolsonaro e pelo jornalista Paulo Figueiredo, foi recebida por deputados republicanos. Saiba como foi o encontro.

Política, Economia e Mundo

Eleições 2024. O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, afirmou ontem que o órgão usará seu "poder de polícia" para "retirar do ar todos os sites e aplicativos que estejam atentando contra a democracia" durante as eleições. Saiba mais.

A carta de Netanyahu a Bolsonaro. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enviou uma carta a Jair Bolsonaro agradecendo ao ex-presidente pela amizade e criticando Lula. Leia o que ele disse.

Giro pelo mundo. O premiê do Haiti renunciou em meio à grave crise de violência que atinge o país. O ditador Nicolás Maduro proibiu aeronaves argentinas de sobrevoar o espaço aéreo venezuelano.

Opinião da Gazeta

Os injustiçados do 8 de janeiro No fim da semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, relator das ações penais do 8 de janeiro no Supremo Tribunal Federal, fez algo inédito: votou pela absolvição de um réu. O morador de rua Geraldo Filipe da Silva passou inacreditáveis 11 meses na Papuda. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Silva é exceção à regra apenas por estar na iminência de ser absolvido. Assim como ele, muitos outros passaram longos meses presos, foram denunciados e viraram réus sem terem suas condutas individualizadas – mas estão sendo condenados.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Mudança de domicílio eleitoral. Ação do PT contra Rosângela Moro é inócua, apontam especialistas

Ideologia de gênero. Propostas do novo Código Civil trazem riscos à autoridade dos pais

Violência. Homem faz 17 reféns em ônibus na Rodoviária do Rio

Unila. Itaipu vai destinar R$ 752 milhões para terminar obra de universidade iniciada por Lula no Paraná

Colunas e artigos

Os limites entre verdade e ficção. Você já ouviu falar em deepfakes? Eles são conteúdos falsos, mas extremamente realistas, que estão desafiando a nossa capacidade de diferenciar verdade e mentira. Leia mais sobre o problema.

Luciano Trigo fala sobre o partido CHEGA, que se consolidou nas eleições do final de semana em Portugal.

Marcio Antonio Campos comenta declarações do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, defendendo a descriminalização do aborto.

Para inspirar e alegrar

Que tal um vinho japonês? Aos poucos, começam a chegar no Brasil os vinhos produzidos no Japão, ainda pouco conhecidos por aqui. Saiba quais são os melhores tipos.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]