• Carregando...
Porto Alegre – 05/05/2024 – Enchentes Rio Grande do Sul.
Prazos aplicáveis ao Rio Grande do Sul no plano de recuperação fiscal estão suspensos por 30 dias. Na imagem: Mercado Público, em Porto Alegre, inundado pela enchente.| Foto: EFE/Isaac Fontana.

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Atingido pelas chuvas que causaram a pior catástrofe de sua história, o Rio Grande do Sul já começou a receber socorro financeiro. Foi liberado aproximadamente R$ 1 bilhão em emendas parlamentares e o Congresso autorizou o governo federal a realizar gastos extraordinários fora da meta fiscal. No entanto, pairam incertezas quanto à eficácia dessa ajuda. Entenda por quê.

Entre as maiores tragédias. Com quase 100 mortes confirmadas e atingindo cerca de 80% das cidades gaúchas, o evento climático está na lista das maiores tragédias do país.

Live da Gazeta. Nesta quarta (8), às 20 horas, a Gazeta do Povo promove uma live especial sobre as enchentes, com imagens inéditas e relatos das zonas afetadas.

O exemplo de Barcelona. Após inundações devastadoras em 1995, a cidade espanhola de Barcelona desenvolveu uma solução engenhosa contra as cheias. Saiba o que foi feito.

Política, Economia e Mundo

Incerteza sobre os juros. O Copom do Banco Central decide nesta quarta (8) a nova taxa de juros. Em meio à incerteza, a expectativa dessa vez é por um corte menor.

Novas revelações sobre censura. Novos documentos divulgados pelo Congresso americano revelam mais decisões do STF contra a direita. Futura presidente do TSE, Cármen Lúcia deve manter a política de restrições nas redes.

Giro pelo mundo. Um julgamento sobre o ex-presidente Donald Trump foi adiado por tempo indeterminado. No Chile, mortes de policiais expõem a crise de segurança no país.

Opinião da Gazeta

O aparelhamento das estatais de volta ao STF. O STF volta a julgar a possibilidade de indicações de políticos para postos de comando em empresas estatais. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Se um presidente, diretor ou membro do Conselho de Administração trabalha dividido entre o empenho pelo sucesso da empresa e o compromisso com um projeto político ou de um grupo de pressão, o desempenho da companhia corre sério risco.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Temporais no Sul. Forças Armadas estimam ter apoiado 52 mil pessoas e entregue 10 toneladas de refeições no RS

Painéis fotovoltaicos. Retomada de imposto encarece instalação de energia solar em casa

Reajuste de servidores. Zema entra em rota de colisão com policiais e pode perder espaço entre eleitores de Bolsonaro

Protestos contra Israel. Anonimato e anarquia: por que um aplicativo está no centro da crise nas universidades americanas

Colunas e artigos

O futuro distópico chegou. Fisicamente saudáveis, duas jovens na Holanda decidiram buscar a eutanásia. Para Katrina Trinko, esses casos ilustram a chegada do futuro distópico.

Paulo Polzonoff Jr. mostra que as Forças Armadas estão com a imagem na lama.

Guilherme Macalossi destaca que, no RS, o caos é absoluto, mas a esperança está nas pessoas.

Para inspirar e alegrar

Uma transformação em 27 m². Um apartamento pequeno não significa menos conforto ou limitação nas funções. Veja como um projeto de interiores transformou um espaço de 27 m².

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]