• Carregando...
auxilio-emergencial
Aplicativo auxílio emergencial da Caixa| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Bras

Para começar esse resumo de notícias. Ministro da Economia, Paulo Guedes reafirmou: o auxílio emergencial não será prorrogado e termina em dezembro. O ministro disse que não há evidências de segunda onda de coronavírus no Brasil que justifiquem a prorrogação. Para manter a economia aquecida, o plano do governo é apostar em medidas como programas de microcrédito a informais e linhas para pequenas e médias empresas, segundo apurou a correspondente da Gazeta do Povo no Ministério da Economia, Jéssica Sant’Ana. Confira quais linhas de crédito estão sendo desenhadas pelo governo.

Utilidade pública

Vacina de Oxford. Nesta segunda-feira (23), o laboratório britânico AstraZeneca divulgou que sua vacina contra Covid-19 desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford tem eficácia entre 70% e 90%. Essa foi a primeira vacina que o governo brasileiro firmou acordo, em junho. Responsável pelo desenvolvimento desse imunizante no Brasil, a Fiocruz acredita que irá disponibilizar 130 milhões de doses em 2021.

E as demais vacinas? No Ministério da Saúde, o discurso é de que o governo comprará a primeira vacina segura que chegar ao mercado. A correspondente Kelli Kadanus, de Brasília, apresenta as 6  vacinas que estão “quase nas prateleiras” e em que pé estão as tratativas para adquirir esses imunizantes. Aproveite e confira como a chinesa Sinovac, até então desconhecida, disputa o mercado de vacinas com gigantes do setor.

Testes e atualização. Além da vacina, há quase 6,86 milhões de testes de Covid-19 quase vencidos, e que não teriam sido distribuídos para a rede pública. O presidente Jair Bolsonaro disse que a culpa é de governadores e prefeitos, que não teriam utilizado os testes. Enquanto isso, o último boletim do Ministério da Saúde confirmou 16.207 novos casos de coronavírus e 302 óbitos pela doença em 24 horas. Ao todo, a pasta confirma 6.087.608 diagnósticos, 169.485 mortes e 5.445.095 recuperados.

Política e economia

Lavagem de dinheiro. Instaurada há dois meses pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), uma comissão de juristas debate mudanças na Lei de Lavagem de Dinheiro. De Brasília, Kelli Kadanus revela o que já foi debatido e por que o Ministério Público teme retrocessos. A correspondente também mostra que uma briga pelo controle da Comissão Mista do Orçamento (CMO) do Congresso reduziu a produtividade na Câmara: desde 29 de setembro não há votações no plenário; saiba quem está obstruindo as sessões.

Giro pelo mundo. A GSA (General Services Administration) autorizou o início do processo de transição do governo de Donald Trump para o democrata Joe Biden. Trump disse que “seja feito o que precisa ser feito”, mas garantiu que seguirá a disputa das eleições na justiça. Apesar disso, ele está sendo pressionado por integrantes do Partido Republicano para reconhecer a derrota. Nesta segunda (23), o Michigan certificou vitória de Biden no estado. O democrata, inclusive, já fez algumas indicações de nomes para a Casa Branca. Uma delas é Antony Blinken, de passado intervencionista, para Secretário de Estado. Enquanto a transição não ocorre, fontes do governo norte-americano dizem que Trump prepara novas ações contra a China.

Eleições 2020

Colunas e artigos

Ataque gratuito. No domingo (22), o canal online Porta dos Fundos, liderado por esquerdistas como Gregorio Duvivier, divulgou um vídeo com piadas machistas contra a vereadora mais votada de Curitiba, Indiara Barbosa, do Partido Novo. A repórter Isabelle Barone entrevistou a vereadora: Indiara fala em motivação política e ideológica. Até mesmo representantes da esquerda repudiaram o ato e o Porta dos Fundos resolveu, no fim desta segunda-feira (23), retirar o vídeo do ar.

Machismo do bem? Apesar de o roteiro do vídeo apresentar “uma vereadora do Novo que foi a mais votada de Curitiba”, o Porta dos Fundos nega que tenha feito “graça com qualquer pessoa real”. Nossos colunistas abordaram o tema. A jornalista Cristina Graeml fez uma Live com Indiara; assista. Doutora em Filosofia, Bruno Frascolla reflete sobre o machismo da esquerda. Madeleine Lacsko ironiza: O vídeo do Porta dos Fundos não é machista porque não existe machismo na esquerda. Presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro também se manifestou na coluna Mulheres pela Porta da Frente.

Nossa visão

Caso Carrefour. Apenas a falta completa de sensibilidade a respeito da dignidade da vida humana pode explicar as cenas de barbárie ocorridas em um supermercado de Porto Alegre (RS), na quinta-feira, dia 19 de novembro. Dois seguranças, aos quais se juntou depois mais um funcionário do estabelecimento, espancaram e mataram João Alberto Freitas, 40 anos. As omissões também dizem muito sobre o caso Carrefour. Leia mais em nosso editorial: Barbárie no supermercado.

As omissões, por vezes, falam tão alto quanto as ações. Pode-se até compreender quem não tenha interferido por medo de ter o mesmo fim de Freitas, mas quem presenciou a cena e se omitiu por concordar com ela também já aderiu à barbárie; e quem filmou em vez de agir pode até ter pensado estar prestando um serviço relevante à sociedade ao não deixar uma agressão passar despercebida, mas também perdeu de vista que a primeira obrigação diante de uma situação dessas é a de socorrer a vítima, não a de registrar sua morte.

Para inspirar

Fim de ano. O que você e sua família vêm planejando para o Natal e o Ano Novo? O ideal, claro, é manter o isolamento. Mas caso sua família insista em um encontro, a repórter Amanda Milléo apresenta um check list para reduzir o risco de contágio pelo coronavírus.

Tenha uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]