
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Bolsonaro se tornou réu por suposta tentativa de golpe, após a Primeira Turma do STF votar por unanimidade. A questão, é que os ministros destacaram em vários momentos a violência dos atos de 8 de janeiro de 2023, e também o risco que havia, segundo eles, da instauração de uma nova ditadura no país. Entenda como o uso dessas provas é preocupante.
Inquéritos em andamento. Além do inquérito do golpe, que é o caso mais grave em apuração no momento, Bolsonaro enfrenta outros de menor potencial, mas que implicam a vida do ex-presidente. E isso ainda neste ano, possivelmente.
Mantra. A elite artística brasileira é historicamente engajada em causas sociais. Mas agora ela reduziu sua agenda a uma única pauta: a condenação aos envolvidos na suposta “trama golpista” contra Lula e nos tumultos de 8 de janeiro.
Política, Economia e Mundo
Julgamento de Bolsonaro
Marco Aurélio Mello,ex-ministro do STF, criticou a condução do julgamento de Bolsonaro. Para ele, a denúncia deveria ser julgada no plenário e não na Primeira Turma do STF.
Sistema eleitoral
Alexandre de Moraes afirmou nesta quarta-feira (26) que “até” o governo de Donald Trump defende a lisura do sistema eleitoral brasileiro, enquanto os denunciados pela suposta tentativa de golpe de Estado questionavam a segurança das urnas.
Groenlândia
O vice-presidente dos Estados Unidos deve visitar a base espacial norte-americana na Groenlândia, na sexta-feira (28). Ele sinalizou que irá analisar a situação local, uma vez que o governo Trump quer “revitalizar a segurança” da ilha, considerando-a importante para a segurança global.
Opinião da Gazeta
A confissão de Simone Tebet. Ajuste fiscal, só a partir de 2027 – em resumo, essa foi a principal mensagem da ministra do Planejamento, Simone Tebet, em entrevista ao programa Bom dia, ministra, transmitido na terça-feira pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Ministra diz que Brasil precisará de ajuste fiscal “robusto”, mas admite que até 2026 a ordem é gastar o que for possível em busca da reeleição
O que mais você precisa saber hoje
Novo presidente do CREDN. Comissão de Relações Exteriores denunciará perseguição a Eduardo Bolsonaro à OEA, diz Filipe Barros
Comparativo. Não é só no futebol: o 4 x 1 da Argentina de Milei no Brasil de Lula
Condenada. Carta de desculpas escrita por Débora Rodrigues se torna pública; leia na íntegra
Risco de deportação. Estudante turca tem visto suspenso e é detida nos EUA por apoio ao Hamas
Colunas e artigos
O fim do departamento de educação americano. O que irei falar agora é algo atualíssimo, fato que ocorreu nesta última semana, que é o decreto de extinção do Departamento de Educação dos Estados Unidos. Leia o artigo de Claudio Titericz, ex-integrante do Ministério da Educação e um dos fundadores do Instituto de Biopolítica Zenith.
Alexandre Garcia questiona a ausência de duas pessoas no julgamento do suposto golpe de Estado: Gonçalves Dias e Flávio Dino.
Guilherme Fiuza comenta sobre a graduação de Alckmin na escola lulista, que o fez defender a retirada de dois itens do cálculo do índice de inflação.
Para inspirar e alegrar
Com IA e drones, startup brasileira promete revolucionar produtividade no campo. Com a emergência de novas tecnologias no campo para aumento de produtividade, ganhos de performance e redução de custos, a adoção de sistemas de inteligência artificial é o próximo passo na digitalização do agronegócio. Conheça a startup startup Psyche.



