Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Governadores ganham força na direita

Anistia avança na Câmara. Saúde de Bolsonaro afeta agenda política. Oposição questiona publicidade de Lula

Líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, e deputados da oposição no plenário. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Foi protocolado na Câmara dos Deputados o requerimento de urgência para o projeto que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. O pedido foi apresentado pelo líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante, e contava com 262 assinaturas confirmadas, mais do que o mínimo necessário, de 257. Veja quem apoiou o pedido.

Idosa em risco. Familiares de uma idosa presa pelo 8/1 alertam para o risco de morte e dizem que ela não tem recebido o tratamento necessário.

Saúde de Bolsonaro. O ex-presidente Jair Bolsonaro apresenta “boa evolução clínica”, segundo o último boletim médico. Entenda por que a recuperação lenta pode prejudicar a agenda política.

Política, Economia e Mundo

Governadores em projeção A inelegibilidade de Jair Bolsonaro abriu espaço para quatro governadores se apresentarem como possíveis candidatos da direita à presidência em 2026. Saiba quem são eles e quais seus trunfos.

Manipulação, omissões e distorções. Parlamentares da oposição acusam o governo Lula de promover desinformação em sua nova campanha publicitária. As denúncias são de manipulação, omissões e distorções de dados.

Giro pelo mundo. O presidente argentino Javier Milei comemorou o fim das restrições à compra de dólares. Desde o início da guerra na Ucrânia, a Rússia bateu recorde no número de bilionários.

Opinião da Gazeta

Contra a anistia, ministros do STF assumem atuação político-partidária. Uma frente de oposição à anistia é bastante emblemática, revelando o atual grau avançado de degradação institucional do país. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Trabalhar politicamente para interferir no funcionamento de outro poder, pressionando parlamentares para que engavetem um projeto de lei, é atividade que compromete seriamente a independência e a imparcialidade necessárias a qualquer bom magistrado.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Imposto de Renda. Deduções legais ou desconto simplificado no IR: qual a melhor opção para o bolso?

Contas públicas. Ex-presidente do BC defende congelar salário mínimo por 6 anos para conter crise da Previdência

Capital estrangeiro. Quem está interessado em assumir a obra e a concessão do túnel Santos-Guarujá

História. O passado nazista da BMW

Colunas e artigos

A incrível fábrica brasileira de moradores de rua. O fenômeno dos moradores de rua se espalhou por todo o Brasil, especialmente nas regiões mais ricas. Artigo de Bruno Souza, secretário de Assistência Social de Florianópolis, analisa o problema.

J.R. Guzzo mostra que não há mais dúvida: o STF deixou de funcionar como uma corte de Justiça.

Paulo Polzonoff Jr. questiona: e se Bolsonaro morrer?

Para inspirar e alegrar

O que influencia no envelhecimento. Um estudo inédito mapeou os fatores que mais contribuem para o envelhecimento. As conclusões podem te surpreender.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.