• Carregando...
mexico sputnik V
Vacina Sputnik V pode chegar ao Brasil. Ela já foi aprovada emergencialmente no México e está sendo utilizada na Argentina.| Foto: Natalia KOLESNIKOVA/AFP

Para começar esse resumo de notícias. Nesta quarta-feira (3), a Anvisa mudou as regras de aprovação emergencial de vacinas contra Covid-19, reduzindo exigências, como a realização da última fase de testes no Brasil. Com isso, alguns imunizantes ficam mais perto dos brasileiros.

Sputnik vem aí? A vacina russa Sputnik V é um exemplo, e já tem um processo em andamento na Anvisa. Ainda na terça (2), foi divulgado que a Sputnik V teve eficácia de 91,6%, segundo estudos preliminares. Esse imunizante já estava no radar do governo e agora manifesta interesse em comprar até 30 milhões de doses do produto da Rússia e da indiana Covaxin. A farmacêutica União Química, que representa no Brasil o imunizante Sputnik, produzido pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, afirma que tem capacidade para receber 10 milhões de doses até março.

Outras vacinas. Já o imunizante de Oxford-AstraZeneca apresentou eficácia de 82,4% quando o intervalo entre as doses for de 12 ou mais semanas, segundo nova publicação da revista The Lancet. E há ainda outra oportunidade: a vacina da Janssen-Johnson & Johnson, testada em 43 mil brasileiros. Em reportagem, Angela Luvisotto traz detalhes e mostra que o imunizante, aplicado em dose única, preveniu 100% de internações.

Utilidade pública: além da Anvisa e da Sputnik

Também vale saber. A agência de Saúde Pública da Inglaterra indica que a cepa britânica do novo coronavírus pode ser mais resistente a vacinas, contudo, testes realizados por farmacêuticas dizem que a variante pode ser contida por vacinação. Em caso de dúvidas sobre vacinas, consulte nosso ebook gratuito: tudo o que você precisa saber sobre as vacinas contra a Covid-19.

Os próximos na fila. No estado do Paraná, a vacinação de idosos acima de 85 anos começa na próxima semana; leia na reportagem de Marcos Xavier Vicente quantas doses serão aplicadas e veja também por que o Ministério Público está cobrando explicações de Curitiba quanto a aplicação em profissionais autônomos de saúde. Além disso, saiba que especialistas indicam, sim, que pacientes com câncer sejam vacinadao; confira os intervalos entre doses e outras informações no texto de Amanda Milléo, editora de Saúde.

Atualização. Em 24 horas, o Brasil registrou 56.002 novos casos e 1.254 óbitos por Covid-19, segundo o último boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, o país contabiliza 9.339.420 diagnósticos, 227.563 mortes e 8.236.864 recuperados.

Política e economia

Fim da Lava Jato. Nesta quarta (3), o Ministério Público Federal anunciou o fim da força-tarefa da Lava Jato no Paraná. As investigações continuam no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF do Paraná, com estrutura reduzida. O anúncio acontece meses após o procurador-geral da República, Augusto Aras, trocar farpas com a Lava Jato. Também nesta quarta, o presidente Jair Bolsonaro aproveitou para alfinetar Sergio Moro, ex-juiz da Lava Jato em Curitiba e ex-ministro da Justiça. Ele disse que a Justiça teve melhores resultados "após abril de 2020", mês da saída de Moro.

“Nos vemos em 22”. Bolsonaro esteve na sessão de abertura dos trabalhos do Congresso em 2021 e foi vaiado por membros da oposição, que o chamaram de genocida. Ele respondeu: “Nos encontramos em 2022”.  Antes, Bolsonaro se reuniu com os novos presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG). De Brasília, Jéssica Sant’Ana mostra as 35 prioridades entregues por Bolsonaro aos novos comandantes do Congresso, incluindo agenda econômica, regras de armas e pautas de costumes.

Giro pelo mundo. O México aprovou o uso emergencial da Sputnik V. Na Europa, um ex-presidente do Banco Central Europeu aceitou o desafio de formar um novo governo; confira. Além disso, China impediu a aprovação de um comunicado da ONU condenando o golpe militar em Mianmar e ex-detentas denunciam abusos sexuais em campos de concentração em Xinjiang. Já um embaixador que desertou na Coreia do Norte diz que Kin Jong-un não deve abrir mão de arsenal nuclear.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Crianças trans e lacração. Em uma daquelas histórias absurdas, uma mãe resolveu fazer uma transformação sexual de uma criança de 2 anos e ganhar dinheiro com isso no Instagram; confira essa denúncia de Gabriel de Arruda Castro. Ademais, Maria Clara Vieira mostra que há algo de podre na casa mais vigiada do Brasil, onde o ator Fiuk chora (ou finge choras) por ser “homem, branco, hétero e privilegiado”. E já que estamos falando sobre lacração, Madeleine Lacsko escreve sobre: Danilo Gentilli, a vaca, fake news e as Karol Conka da imprensa brasileira. Ainda sobre esses temas lacradores, a doutora em Filosofia Bruna Frascolla mostra como o ator Abdias do Nascimento passa uma borracha nos sucessos dos negros brasileiros.

Nossa visão

Derrota do Brasil. A maior e mais bem-sucedida operação de combate à corrupção do Brasil recebeu seu golpe fatal nesta segunda-feira. A força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba foi dissolvida neste dia 1.º, por decisão do procurador-geral da República, Augusto Aras, apesar de ele mesmo ter determinado anteriormente que o grupo continuaria trabalhando na configuração atual até outubro deste ano. Tema para nosso novo editorial: O fim da força-tarefa da Lava Jato é uma derrota para o Brasil.

O fim da força-tarefa passou a ser uma possibilidade real desde que Jair Bolsonaro escolheu Augusto Aras para chefiar a PGR, em setembro de 2019. As críticas de Aras à Lava Jato eram já bastante conhecidas, e certamente não eram ignoradas pelo presidente da República. Elas não só continuaram, mas também passaram a ser acompanhadas de atitudes de enfraquecimento da força-tarefa, como a intervenção para obter os dados levantados pela operação, no primeiro semestre de 2020.

Para inspirar

Volta às aulas e cuidados. As aulas voltaram no  Paraná na rede particular e em outros estados nesta semana; veja como foi a reabertura no texto de Célio Yano. Contudo, é importante reforçar alguns cuidados para esse retorno. Para facilitar a vida dos pais, a editora de Saúde Amanda Millé destaca que crianças precisam ser ensinadas a como máscaras, quando trocar o item e, sempre, higienizar as mãos antes de voltarem às aulas presenciais; veja dicas de especialistas.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]