• Carregando...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda Fernando Haddad
Haddad e Lula: em 2024, foco do governo é o mesmo de 2023. Prioridade é arrecadar mais e não há anúncio de medidas para conter gastos.| Foto: André Borges/EFE

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Apesar do cenário fiscal desafiador, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não parece disposto a rever sua política de buscar o equilíbrio das contas públicas exclusivamente por meio do aumento da arrecadação. Corte de despesas, revisão de gastos e reforma administrativa são tabus dentro do governo petista. Para especialistas, temos um problema. Confira os detalhes.

Repercussão negativa. A declaração do ex-presidente do PT José Genoino sugerindo boicote a empresas comandadas por judeus ou vinculadas ao estado de Israel pegou mal nos meios político e jurídico. A fala configura crime de preconceito e incitação ao crime, segundo o jurista Giuliano Miotto.

Estado indutor. O governo anunciou sua proposta de "reindustrialização" do país para os próximos dez anos, prevendo investimentos iniciais de R$ 300 bilhões para financiamentos destinados à nova política industrial até 2026. Entenda o projeto de "neoindustrialização".

Política, Economia e Mundo

Investigação. Parlamentares de oposição na Câmara dos Deputados intensificaram a coleta de assinaturas para a criação de uma CPI destinada a investigar a relação do governo Lula com a empresa Mynd.

Pressão paraguaia. As negociações entre Brasil e Paraguai não avançaram sobre os valores da tarifa de energia paga pelo Brasil e o caixa da Usina de Itaipu segue travado.

Giro pelo mundo. Milei decretou “Ano da Defesa da Vida, da Liberdade e da Propriedade” na Argentina. Noboa espera armas e tecnologia dos EUA para enfrentar o narcotráfico no Equador.

Opinião da Gazeta

Promessas não cumpridas. A notícia de que, em 2024, brasileiros que recebem dois salários mínimos terão de pagar Imposto de Renda Pessoa Física despertou justa indignação. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O brasileiro fica com o pior dos dois mundos: uma tributação bastante pesada sobre produção e consumo, que não é compensada por uma taxação mais leve sobre renda e patrimônio; pelo contrário, sem as devidas correções o garrote está cada vez mais apertado.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Planalto. Lula veta R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares no Orçamento de 2024

Combate ao crime. Congresso tem propostas para confrontar ideias de Lewandowski na segurança pública

Reforma tributária. Conta de água pode disparar com impostos sobre empresas de saneamento

Invasões. Líder do MST prevê aumento de invasões de terra em 2024: “vai haver muito mais luta social”

Colunas e artigos

J.R. Guzzo analisa que Lula, PSOL e Moraes querem blindar Lancellotti, mas investigação precisa ir adiante.

Alexandre Garcia avalia que Não é discurso que vai atrair investimento para o Brasil.

Álvaro Palma de Jorge sugere Momento de refletir sobre a participação de juízes na política.

Para inspirar e alegrar

“Onde está aquele idiota?” O roteirista Chuck Lorre e o ator Charlie Sheen estão juntos novamente na nova série Bookie, da HBO Max, após a parceria brilhante em Two and a Half Men. Saiba tudo sobre este reencontro.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]