• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Por mais que se diga que a regulamentação do auxílio-moradia com regras mais restritivas seja um avanço em relação à farra que corria solta desde 2014, todas as manobras que nos trouxeram até aqui – especialmente em um momento de crise fiscal e desemprego para milhões de brasileiros – passam uma mensagem muito ruim para o Brasil.

Mas está feito: o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou para os juízes, e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) correu e aprovou para promotores e procuradores. O que mudou nas regras, afinal? Kelli Kadanus te explica. E, se você não leu ontem (18), vale a pena conferir os meandros e problemas dessa história toda no editorial da Gazeta do Povo.

Trailer?

Falando em mau exemplo, a diplomação dos deputados estaduais e federais de São Paulo se transformou em um barraco, filmado e transmitido pela internet por todos os ângulos. A razão não passa de uma nota de rodapé (de qualquer maneira, vale a pena ver o vídeo) ao que é realmente importante: será isto um prenúncio da política brasileira a partir de fevereiro do ano que vem? E não será desde já uma efígie daquilo que somos?

Mais um pouquinho

Já que estamos nos maus exemplos, aconteceu no Tribunal de Contas da União (TCU) um caso incrível. Dois ministros se declararam impedidos quando um processo começou, cinco anos atrás. Na segunda-feira (17), porém, quando a votação estava 4x3 em desfavor dos réus, os ministros simplesmente voltaram atrás, declararam-se “desimpedidos” e viraram jogo. Partindo desse fato, o editorial de hoje (19) da Gazeta do Povo comenta a postura permissiva de juízes e conselheiros que abusam da falta de regras mais claras sobre o tema:

Quando esse tipo de situação ocorre, as instituições sofrem com um perigoso descrédito – seja o Tribunal de Contas da União, seja o Poder Judiciário. Um desgaste que poderia muito bem ser evitado se os julgadores, em vez de se ater a um legalismo extremo, contemplassem em termos mais amplos a adequação de sua participação em determinados julgamentos. Nestes casos, abster-se não é se omitir diante da missão que a sociedade espera de um juiz ou ministro, mas contribuir para que as decisões emanadas estejam livres de qualquer suspeita.

Enrolados

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) abriu 22 procedimentos de investigação criminal com base no relatório do Coaf que apontou movimentações atípicas em contas de pelo menos 20 assessores de deputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Um deles é Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) que deve depor hoje (19). Para o senador eleito, é Queiroz quem deve explicações. Veremos.

#TwitterGate

Lembra que o PT teria contratado, por meio de uma agência de publicidade digital, influenciadores “progressistas” para alavancar, disfarçadamente (e contra a lei), a candidatura de petistas? Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), que apura o caso, a senadora Gleisi Hoffmanm (PT), eleita deputada estadual, teria se beneficiado do esquema. A dona da agência, aliás, declarou ter sido “sacaneada”.

A mulher e a ideologia

Damares Alves, futura ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos falou sobre os abusos que sofreu na infância, depois de ter sido ridicularizada por seu relato que viralizou em vídeo, e sobre suas ideias para a pasta que comandará. Uma de suas preocupações é a ideologia de gênero, que avança a passos largos no show business: pela primeira vez na história, o concurso de Miss Universo contou com uma mulher trans – um homem biológico – em suas fileiras. Alexandra De Sanctis escreve sobre a radicalização do feminismo progressista:

Não é suficiente dizer, como deveríamos, que a disforia de gênero é um fenômeno psicológico real, que uma sociedade justa e compassiva deve reconhecer a realidade da luta que pessoas como Ponce enfrentam, e que o bullying e o ódio dirigidos a tais pessoas são maus e errados [...] Nós também estamos destinados a cantar junto com a multidão que Ponce é uma mulher. Qualquer coisa menos que isso é transfobia. Decência e caridade já não são suficientes; afirmação e glorificação — idealmente diante de uma audiência tão grande quanto possível — são o único caminho aceitável.

Aquela faca

Você deve ter visto que o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, disse querer “meter a faca” no Sistema S. Mas o que é isso? Como esse sistema se financia? Quais propostas há sobre a mesa? Fernanda Trisotto olha os números e não te deixa em dúvida.

Festas

Aproveite todos os espaços. Sharon Abdalla (Haus) recomenda: “Sacada também é lugar de festa! Confira dicas das arquitetas Ana Sikorski e Katia Azevedo, da Moca Arquitetura, para decorar área externa para receber os convidados no Natal.” 

Pra fazer bonito

Nunca é demais saber. Andrea Torrente (Bom Gourmet) recomenda: “A picanha é uma peça fácil e rápida de fazer no churrasco, mas exige alguns cuidados. Veja dicas de mestres-churrasqueiros para escolher, temperar e assar a carne sem erros!” 

Comunidade

Atenção! Roberta Braga (Viver Bem) recomenda: “Ficar longe dos amigos e da família pode fazer tão mal quanto cigarro e obesidade: cada vez mais, cresce na medicina o lobby para construir relacionamentos de qualidade não só para a saúde mental, mas também física. É o chamado ‘efeito aldeia’: ter amigos, família e vizinhos por perto é, além de prazeroso, ótimo para a saúde.” 

Volta ao mundo em 1 minuto

A escalada da retórica belicista de Maduro e revoltas na Europa. Helen Mendes (Mundo) escreve: 

Discurso agressivo. O ditador venezuelano Nicolás Maduro disse que a milícia do país já conta com 1,6 milhão de membros e que vai “armá-los até os dentes”. Maduro ainda disse que em caso de invasão do ‘inimigo imperialista’, as tropas agressoras não sairiam vivas do território venezuelano

Ainda sobre isso: A Rússia está se preparando para estabelecer uma presença militar de longo prazo na Venezuela, ocupando uma base na Ilha La Orchilla, a 200 quilômetros de Caracas. As informações são da imprensa russa, ainda sem confirmações oficiais. Segundo militares ouvidos por um jornal, as autoridades vão implantar aeronaves estratégicas na ilha

Insatisfação. Duas manifestações em massa neste final de semana ilustram o cenário político europeu. Em Bruxelas, manifestantes se opuseram à decisão do governo de assinar o pacto de migração da ONU. Em meio a esse debate, o premiê belga renunciou. Já em Budapeste, a população protestou contra políticas trabalhistas do governo Orbán, incluindo a chamada “lei do escravo”

Imagem do dia:

Crianças sírias no Acampamento para Refugiados Internos em al-Hol, nordeste da Síria. Nos últimos dias, pessoas das localidades de Hajin, Sousa e al-Shaafa tiveram que fugir de uma região comandada pelo Estado IslâmicoDELIL SOULEIMANAFP

Paraná

Uma votação que já foi e outra que ainda será... em janeiro. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve:

Menos mal. Diplomação dos eleitos pelo Paraná teve cara de formatura em solenidade realizada nesta terça-feira. Apenas o futuro governador Ratinho Junior discursou, mas o evento teve muitos momentos curiosos, como deputado com camisa de time, dancinha e provocações de lado a lado na batalha ideológica entre petistas e bolsonaristas. Confira os bastidores!

Prepare o bolso. A tabela do IPVA foi publicada nesta terça-feira (18) no Diário Oficial. Com ela em mãos, é possível calcular quanto será preciso desembolsar para pagar o imposto do seu veículo. Confere lá!

Manobra. No que depender do governador eleito Ratinho Junior, os atuais deputados estaduais devem ter as férias interrompidas. Ele pediu a realização de sessão extraordinária em janeiro para votar um projeto de reforma administrativa para o estado – ou seja, antes da posse dos novos eleitos para a Casa. Nem todos os deputados engoliram a justificativa dada pelos aliados do futuro governador, como explica o jornalista João Frey.

Protestos. Sob o grito de ‘ladrões’ entoado por servidores, deputados estaduais aprovaram novas regras para a Paranaprevidência, mesmo com os alertas de órgãos fiscalizadores de que a medida pode incorrer em graves danos financeiros. A votação acabou com vitória governista por 34 a 12.” 

Curitiba

Deu a louca no termômetro? Confira a seleção dos nossos editores:

Mas oi?! Fernanda Leitóles (Curitiba) indica: “Já pensou em morar ou passar férias em uma cidade com 81ºC de sensação térmica? Esse foi o número registrado em Antonina, no Litoral, na terça-feira. Mas será que é possível? Veja o que diz o Simepar!” 

É viver. Gilson Garrett Jr. (Guia) recomenda: “Curitiba foi palco de muitos acontecimentos que movimentaram a cena da cultura e do entretenimento em 2018. Relembre os sete fatos mais marcantes.

Orgulho. Fernanda Leitóles (Curitiba) sugere: “Você já ouviu falar da Banda do Caximba? Caximba, aquele bairro que abrigava o antigo lixão. Mas não é sobre isso que a reportagem trata. Contamos como um professor inspirou um grupo de alunos, uma escola estadual e a comunidade a se esforçar para montar uma banda de fanfarra, a se dedicar na escola e, mais do que isso, a ter orgulho do Caximba. Então, conheça a Banda do Caximba!” 

Um ótimo dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]