
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Luís Roberto Barroso se antecipou em oito anos e anunciou que vai se aposentar do STF. O ministro passou doze anos na Corte e agora abre espaço para mais uma indicação de Lula; será a terceira ao longo de todos os mandatos do petista.
No discurso em que anunciou a aposentadoria, Barroso chorou e disse que não poderia sair "com o julgamento do golpe pendente". Ele ainda deve finalizar trabalhos de gabinete antes de ir para um retiro espiritual (que já era esperado, mas para o qual vai seguir com decisão já tomada). A saída nem aconteceu e a conversa de bastidores em Brasília já é pelos possíveis candidatos a ocupar a cadeira deixada por Barroso. Confira quem está no páreo para compor o STF.
Aos 67 anos, Barroso poderia permanecer no Supremo Tribunal Federal até março de 2033, quando completará 75 anos e seria aposentado compulsoriamente. Se mais ninguém adiantar o fim de jornada, o próximo ministro a se aposentar deixará a Corte em 2028. Veja quem são os próximos ministros do STF a se aposentar com base na regra vigente.
Opinião da Gazeta
Câmara derruba a malandragem tributária do governo. Em junho, enquanto o Congresso cogitava a possibilidade de um projeto de decreto legislativo que derrubasse o aumento ilegal do IOF decretado pelo governo Lula, o presidente da República publicou uma medida provisória que aumentava outros impostos. No fim das contas, o Congresso de fato aprovou o PDL, retomando alíquotas anteriores, e o governo pediu socorro ao Supremo, que restaurou o decreto. Mesmo assim, o governo não desistiu dos R$ 17 bilhões que poderia arrecadar com as outras elevações de impostos presentes na MP 1.303. Lula e seus aliados correram contra o tempo para aprovar a MP antes da meia-noite do último dia 8, mas acabaram falhando.
Governo apontou o dedo para meio mundo ao buscar culpados pela derrota, mas o culpado é ele mesmo, gastador e ávido em cobrar cada vez mais impostos
Política, economia e mundo
Irmão de Lula na mira. A oposição pressiona pela convocação de Frei Chico, irmão do presidente Lula, na CPMI do INSS. A cobrança ganhou força após denúncia de fraude, com indícios apontados pela CGU.
Giro pelo mundo. O grupo terrorista Hamas declarou o fim da guerra em Gaza e Israel confirmou a aprovação da primeira fase do plano de paz apresentado pelos Estados Unidos para encerrar os dois anos de conflito. Com essa aprovação, um cessar-fogo deve entrar em vigor imediatamente.
Nobel da Paz? O vencedor do prêmio Nobel da Paz será anunciado nesta sexta-feira (10). Com o acordo firmado na véspera entre Israel e o Hamas, o nome de Donald Trump volta a ser citado, mas: quais são as chances do presidente norte-americano?
O que mais você precisa saber hoje
França. Crise política gerada por Macron se aprofunda e pressão por sua renúncia aumenta
Pré-campanha 2026. Rei das pegadinhas falsas: governo Lula escala João Kléber para aumentar popularidade
Mais de 1.300 artigos em discussão. Audiência no Senado sobre Código Civil de Pacheco ouve apenas defensores do projeto
Desgaste político. Desculpas diferenciam Tarcísio de Bolsonaro na pandemia e evitam desgaste maior em ano pré-eleitoral
Artigos e colunas
Pobreza mental e o legado de Lula e Dilma. Marcos Degaut escreve sobre as décadas perdidas pelo Brasil entre os anos 2000 e 2010, um legado desastroso dos petistas no Palácio do Planalto.
Polzonoff provoca: Olhe nos meus olhos e diga que você não é de esquerda
Franklin Ferreira escreve sobre a “Guerra contra os filhos”: a família na era da perversidade moral
Para inspirar e alegrar
As aventuras completas de Bond, James Bond. Atenção, fãs de histórias de espionagem! Todos os filmes da saga 007 estão agora disponíveis no streaming. Para comemorar esse momento, preparamos um ranking com os cinco melhores filmes da franquia: veja os escolhidos e onde assistir.



