• Carregando...
Sessão da CPI da Covid que ouviu Fábio Wajngarten.
Sessão da CPI da Covid que ouviu Fábio Wajngarten.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Para começar este resumo de notícias. Bate-boca, xingamento e pedido de prisão. Esses ingredientes fizeram parte do depoimento de Fábio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência da República, à CPI da Covid. O clima esquentou principalmente pelo pedido de prisão que senadores apresentaram contra Wajngarten, acusado de mentir no depoimento à comissão. A sessão teve de ser paralisada duas vezes, a última delas depois que o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) xingou o relator Renan Calheiros (MDB-AL) de “vagabundo”.

Revelação. Outro ponto importante do depoimento foi a revelação de que a farmacêutica Pfizer fez uma oferta de vacinas ao governo brasileiro que permaneceu ignorada por dois meses. Wajngarten disse que a informação foi repassada pelo dono da Rede TV!.

Pfizer. Nesta quinta-feira (13) a CPI ouve o ex-presidente da Pfizer no Brasil, Carlos Murillo, que deve dar mais informações sobre a oferta feita ao governo brasileiro. Olavo Soares faz um resumo do dia na comissão.

Utilidade pública  

Derrubada de patentes. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar patentes farmacêuticas e de equipamentos da área de saúde que já foram prorrogadas anteriormente e vigoram há pelo menos 20 anos. A medida deve impactar ao menos 65 medicamentos, entre eles um que pode auxiliar no tratamento da Covid-19. Entenda os efeitos da decisão.

Campanha contra a Covid. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lançou uma campanha de conscientização sobre a Covid-19. Com o mote “O cuidado é de cada um, o benefício é de todos”, a ideia é veicular materiais educativos de forma lúdica, tendo por base “mensagens calcadas em evidências científicas”.

Atualização. O Brasil registrou nesta quarta (12) mais 2.494 mortes por Covid-19 e 76.692 novos casos da doença, segundo boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 15.359.397 diagnósticos positivos e 428.034 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 33.068.229 com a primeira dose e 15.716.774 com a segunda.

Política e economia

Investigação no STF. A Polícia Federal solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar supostos repasses ilegais ao ministro Dias Toffoli, envolvendo venda de decisões judiciais. Entenda a suspeita e o que acontece agora. E saiba qual a estratégia dos governistas no Congresso para reverter a derrota no projeto contra o ativismo judicial no Supremo.

“Kit obstrução”. A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de resolução que altera o Regimento Interno e deve dificultar a atuação da oposição no Legislativo, mudando as regras do chamado “kit obstrução”. Saiba o que muda com o projeto. Ainda na Câmara, foram apresentados os pareceres das propostas para a reforma tributária e também da reforma administrativa.

Giro pelo mundo. O confronto entre Israel e os grupos terroristas Hamas e Jihad Islâmica já é o mais intenso desde 2014. Isabella Mayer de Moura apresenta cinco perguntas e respostas para entender o conflito. Saiba também como funciona o Iron Dome, sistema antimísseis que protege Israel do Hamas.

O que mais você precisa saber hoje

Relações Exteriores. O que o novo chefe do Itamaraty está fazendo para contornar a crise com a China

Empregos. O que se sabe sobre o BIP, plano de Guedes para os jovens “nem-nem”

Competição. Olimpíada de História da Unicamp para jovens traz crítica a Bolsonaro e erro gramatical

História. Quando se tornou comum chamar de fascista qualquer um que não seja extrema-esquerda?

Colunas e artigos

Defesa da vida. Em várias partes do mundo jovens estão se unindo à causa da defesa da vida desde a concepção. Cristina Graeml mostra algumas dessas iniciativas que estão ajudando mães a não abortarem. Flavio Gordon explica por que a hipótese de origem laboratorial do coronavírus não deve ser desprezada. Em artigo, Jeremy Tate reforça que a única interessada em cancelar os clássicos é a elite acadêmica.

Nossa visão  

Inflação. Após um forte movimento de aceleração iniciado em setembro do ano passado, e que só teve um breve intervalo em janeiro de 2021, a inflação oficial, medida pelo IPCA, voltou a desacelerar em abril, registrando aumento de 0,31%, contra 0,93% em março. Mesmo assim, continua a haver muitos motivos para preocupação. Tema para o nosso novo editorial: A inflação desacelera, mas ainda preocupa.

Há elementos preocupantes no IPCA de abril, apesar de o número consolidado ser menor que o dos meses anteriores. Ainda que o índice tenha sido especialmente influenciado pelo reajuste dos medicamentos, autorizado pelo governo em abril, o aumento de preços é generalizado. Oito dos nove grandes grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta, embora três deles – despesas pessoais, educação e comunicação – estejam mais próximos da estabilidade que de alta, com variações entre 0,01% e 0,08%.

Para inspirar

Amadurecimento masculino. O escritor John Eldredge, em seu livro “A grande aventura masculina”, categorizou o processo de amadurecimento do homem em seis etapas, partindo da infância e abrangendo todo o ciclo da vida. Conheça essas etapas e as características de cada uma delas. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]