• Carregando...
Reunião do presidente Jair Bolsonaro com ministros em 22 de abril de 2020. Segundo o ex-ministro Sergio Moro, vídeo do encontro teria provas de que presidente tentou interferir na Polícia Federal.
Reunião do presidente Jair Bolsonaro com ministros – entre eles, Sergio Moro – em 22 de abril de 2020.| Foto: Marcos Correa/PR

O presidente Jair Bolsonaro esteve na última quarta-feira (3) na Polícia Federal, onde prestou depoimento sobre a suposta interferência na Polícia Federal. A denúncia foi feita no ano passado pelo ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, criticado pelo presidente durante o interrogatório. Além de negar a interferência, Bolsonaro reclamou da “falta de proatividade” do ex-ministro e disse que ele teria concordado com mudanças na PF somente depois de ser indicado a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Veja o que mais disse Bolsonaro.

Resposta. Após a divulgação do depoimento, Moro rebateu as declarações. “Não troco princípios por cargos”, afirmou. Em mais um movimento pré-eleitoral, Moro convidou generais para o evento de filiação ao Podemos, na próxima semana.

Da Lava Jato à política. Além de Moro, outro expoente da Lava Jato pode participar das eleições do ano que vem. O procurador Deltan Dallagnol pediu exoneração do Ministério Público Federal (MPF) e acenou com a entrada na política. Confira o que se sabe até agora.

Nossa visão

Uma outra forma de servir a sociedade. Após quase duas décadas de carreira no Ministério Público Federal, e tendo dedicado seis anos e meio de trabalho incansável à frente da força-tarefa da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol está deixando o MPF para servir a sociedade brasileira de outra forma. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

Dallagnol toma uma decisão movido pelo desejo de seguir contribuindo para o bem comum, e o faz consciente de que o caminho escolhido por ele não representa sucesso garantido e traz diante de si uma série de riscos, dos quais o primeiro já aparece: o de ser mal compreendido. Assim como ocorreu três anos atrás, quando Moro aceitou o convite para ser ministro de Jair Bolsonaro, serão inúmeros os que atribuirão agora a Dallagnol uma motivação política em todo o seu trabalho à frente da Lava Jato.

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Utilidade pública

PEC dos precatórios. Apesar de ter votado a favor da PEC dos precatórios, o PDT entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a votação na Câmara dos Deputados. A aprovação, por sinal, só foi possível graças aos votos de partidos de oposição ao governo.

Leilão do 5G. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu nesta quinta-feira (4) o leilão do 5G, para fornecimento da quinta geração de internet móvel no país. Alguns dos principais lotes foram arrematados por Claro, Telefônica e Tim. Confira os serviços e os valores envolvidos.

Soluções contra Covid. O Reino Unido concedeu autorização condicional para uso do molnupiravir, um antiviral contra a Covid-19. Ele poderá ser usado em casos específicos. No Brasil, a USP aguarda autorização para realizar estudos sobre uma vacina em spray.

Giro pelo mundo. O Tribunal Penal Internacional vai abrir uma investigação formal sobre as denúncias de violações de direitos humanos na Venezuela. Na China, uma tenista foi censurada após acusar uma autoridade do Partido Comunista de agressão sexual.

O que mais você precisa saber hoje

Indicadores. Melhor ou pior? Como está a economia do Brasil em relação a outros países

Sem denúncias. PGR já descartou maior parte dos crimes imputados a Bolsonaro pela CPI da Covid

Segurança pública. Para fugir de “limbo jurídico”, guardas municipais buscam reconhecimento como órgão de segurança

EUA. Epidemiologista nega responsabilidade por pandemia após acusação de senador republicano

Colunas e artigos

Glorificação de um terrorista. Em cartaz nos cinemas, o filme “Marighella”, dirigido por Wagner Moura, trata o terrorista Carlos Marighella como um herói sem nuances que luta contra vilões igualmente sem nuances. A produção é o tema do novo episódio do podcast Quarentena Cult.

J.R. Guzzo fala do senador Davi Alcolumbre, apontado como um desastre sob todos os ângulos.

Bruna Frascolla diz por que os lobisomens eram mais democráticos que os ativistas de gênero.

Para inspirar

Canteiros da leitura. Na busca de minimizar desigualdades e incentivar o hábito da leitura, uma construtora criou nos seus canteiros de obras um espaço voltado para esse fim. No “Canteiro da Leitura”, colaboradores têm à disposição livros, revistas e gibis. Veja como funciona a iniciativa. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]