• Carregando...
Bolsonaro e o procurador-geral da República, Augusto Aras.
Bolsonaro e o procurador-geral da República, Augusto Aras.| Foto: LeonardoPrado/Secom/PGR

Para começar este resumo de notícias. Com quase dois meses de antecedência, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (20) a indicação do atual procurador-geral da República, Augusto Aras, para um novo mandato de dois anos. Com isso, mais uma vez Bolsonaro escolhe alguém fora da lista tríplice formulada pela Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), elaborada a partir de uma eleição interna. Aras, que ficou marcado pelo alinhamento com o governo e pelo fim da Lava Jato, disse em nota sentir-se “honrado” com a escolha. A indicação será votada pelo Senado.

Repercussão. Mais votada na eleição interna, a procuradora da República Luiza Frischeisen defendeu a proposta que inclui a lista tríplice na Constituição. A ANPR afirmou que ignorar a lista enfraquece a independência do Ministério Público Federal (MPF).

Expectativa. No governo, a expectativa é que Aras permaneça alinhado às pautas do Executivo e não avance em investigações que possam atingir Bolsonaro ou seus aliados. Renan Ramalho explica.

Utilidade pública

Volta das aulas presenciais. Em pronunciamento na TV, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu o retorno imediato das aulas presenciais. Uma nova resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) sugere que as escolas unifiquem os currículos de 2021 e 2022 devido à pandemia. E, a partir do ano que vem, o Ministério da Educação pretende implantar o Novo Ensino Médio.

Impacto da pandemia. Nove anos. Esse é o tempo que podem durar os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre empregos e salários no Brasil, segundo um relatório divulgado pelo Banco Mundial. Saiba o que diz a instituição.

Atualização. O Brasil registrou mais 1.424 mortes por Covid-19 e 27.592 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 19.419.437 diagnósticos positivos e 544.180 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 90.589.417 com a primeira dose e 34.724.350 com a segunda.

Política e economia

Fundo eleitoral. O presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar que pretende vetar os R$ 5,7 bilhões para o fundo eleitoral. Nos bastidores, porém, ele está discutindo com parlamentares a possibilidade de sancionar o repasse com uma condição: aprovar a PEC do voto impresso auditável. Rodolfo Costa detalha as negociações.

Efeito delta. A variante delta do coronavírus, mais transmissível que cepas descobertas anteriormente, tem feito os casos de Covid-19 crescerem na Europa e nos Estados Unidos. Esses efeitos não se restringem ao campo da saúde e atingem também o mercado financeiro. Como? Cristina Seciuk explica.

Giro pelo mundo. Em Cuba, manifestantes presos estão sendo julgados sem direito a defesa, denunciou a ONG Prisioners Defenders. Conheça o novo presidente do Peru, Pedro Castillo, marxista e conservador. Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, fez a primeira viagem ao espaço a bordo do foguete New Shepard.

O que mais você precisa saber hoje

Impostos. Bolsonaro diz que Economia exagerou na reforma tributária

Educação. Quando e como planejar o ingresso dos filhos na universidade

Prepare-se. Calendário da Olimpíada; veja dias e horários de todas as competições e marque na agenda!

Colunas e artigos

Biden e o socialismo. Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, disse recentemente que o socialismo não é “útil”. Mas por que, então, ele tem socialistas em seu governo? É o que discute o artigo de David Harsanyi. Aqui no Brasil, Paulo Polzonoff analisa o clipe “Desgoverno”, feito por artistas/militantes. E, para entrar no clima de Olimpíada, confira o papo com Emanuel, lenda olímpica do vôlei de praia, no podcast Dois Um.

Nossa visão  

Semipresidencialismo. Nos últimos dias, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem dado sinais de que pode colocar em pauta a mudança do sistema de governo, transformando-o num tipo de semipresidencialismo. O modelo defendido seria uma espécie de mistura do modelo presidencialista com o parlamentarista, presente em algumas democracias do mundo. Tema para o nosso editorial: Semipresidencialismo, solução fora de lugar.

Muito mais importante e urgente para sanar a instabilidade política que ora nos assola é a reforma do sistema eleitoral, adotando um modelo de tipo distrital misto, no qual estados e municípios são divididos em distritos, nos quais cada partido ou coligação indica um único candidato pela disputa da cadeira ao Legislativo. Esse tipo de sistema, além de reduzir os custos das eleições, tornaria a relação entre a população do distrito e o parlamentar que a representa bem mais próxima.

Para inspirar

Estudo e superação. Foram mais de 15 vestibulares, oito provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudos sem luz e sem internet até que Matheus de Araújo Moreira Silva conquistou seu objetivo: estudar medicina. Mas ele não para por aí e diz que sonha em ser ministro da Saúde. Conheça essa história. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]