• Carregando...
O ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes determinou intimação de Bolsonaro.| Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente Jair Bolsonaro seja intimado a depor na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, nesta sexta-feira (28). O depoimento faz parte da investigação sobre o vazamento sigiloso que apura uma invasão hacker aos sistemas internos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018, divulgada por Bolsonaro em suas redes sociais. Saiba mais sobre a decisão de Moraes.

Reajuste para professores. O presidente Jair Bolsonaro anunciou que o piso salarial nacional dos professores terá reajuste de 33,24%. Veja como ficam os valores. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) criticou a decisão e disse que ela joga “educação pelo ralo”.

Mais aumento. Servidores públicos federais fizeram nesta quinta (27) mais um dia de mobilização pelo reajuste de 20% nos salários. A categoria sugeriu que o governo use reservas de contingência para bancar o aumento. Entenda.

Política, Economia e Utilidade pública

Vacinação infantil. Em um município paulista, a prefeitura estuda segregar nas escolas as crianças não vacinadas contra a Covid-19. Contrariando o que disse o presidente Jair Bolsonaro, promotores de diferentes estados podem pedir multa a pais que não vacinarem os filhos.

Eleições 2022. O Instituto Ipespe divulgou uma nova pesquisa sobre a disputa presidencial de outubro. Confira os números. Pré-candidato à Presidência, Sergio Moro trabalha em propostas para desafogar os tribunais e dinamizar a economia.

Giro pelo mundo. Uma ligação entre chefes diplomáticos selou a posição do governo da China em favor da Rússia na crise com a Ucrânia. Na Venezuela, foi negado prosseguimento ao processo que poderia ativar um referendo para revogar o mandato do ditador Nicolás Maduro.

Opinião da Gazeta  

O Brasil e a OCDE. O Brasil deu um passo importante, ainda que inicial, para cumprir um objetivo que persegue desde 2017: a adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade que reúne países considerados desenvolvidos. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

Juntar-se a um clube que corresponde a quase dois terços do PIB mundial e que “puxa para cima” seus membros em termos de fomento ao comércio exterior, boas práticas econômicas e políticas públicas, para citar algumas das vantagens de pertencer à OCDE, é meta que o Brasil fez muito bem em adotar, mas que ainda exigirá muito do país se o objetivo é realmente concluir as negociações em três a cinco anos.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Eleições 2022. Como Bolsonaro tenta manter o eleitor “raiz” após se aliar com o Centrão

Mercado de trabalho. Empresários temem retrocesso com revisão da reforma trabalhista e decisões do STF

Eliminatórias da Copa. Em jogo de polêmicas, Brasil empata com o Equador em Quito

Colunas e artigos

Direitos de crianças não vacinadas. Crianças estão sendo discriminadas porque seus pais optaram por não vaciná-las contra a Covid-19. Em entrevista à colunista Cristina Graeml, o secretário nacional de Infância e Juventude, Maurício Cunha, fala sobre a proteção aos direitos humanos dessas crianças.

J.R Guzzo mostra que o Brasil já foi um país com ambições maiores.

Luís Ernesto Lacombe fala do instinto assassino daqueles que comemoraram a morte de Olavo de Carvalho.

Para inspirar

Mães, seres especiais. “Mães são seres especiais, não divinos como muitos pintam e, nem por isso, menos admiráveis e merecedoras de especial consideração”. Em artigo, a escritora Xila Damian diz por que é preciso reforçar que as mães são, acima de tudo, humanas. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]