• Carregando...
Bolsonaro na ONU
O presidente Jair Bolsonaro em discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, em 2019.| Foto: Alan Santos/Presidência da República

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O presidente Jair Bolsonaro está em Nova York, onde faz, na manhã desta terça-feira (20), o discurso de abertura da 77ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Por uma estratégia eleitoral, é esperado um pronunciamento voltado ao público interno em forma de uma “prestação de contas” à comunidade internacional. Além de um “balanço” sobre seu governo, o brasileiro também deve falar sobre temas da política externa. Veja como deve ser o discurso de Bolsonaro.

Condenação suspensa. A Justiça Federal do Paraná suspendeu a condenação do ex-procurador Deltan Dallagnol pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no caso das diárias da Lava Jato. Saiba o que diz a decisão liminar.

Quem vigia o Supremo? Alvo de críticas, a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) tem no Senado seu principal mecanismo de controle. Entenda como funciona essa fiscalização e por que é difícil apurar condutas e eventualmente punir magistrados da cúpula do Judiciário.

Opinião da Gazeta

A correção de uma injustiça. Quando as conveniências políticas dão lugar à análise técnica, objetiva e imparcial, muitas injustiças têm a possibilidade de serem corrigidas. É o que acaba de ocorrer na primeira instância da Justiça Federal no Paraná, que suspendeu a condenação imposta pelo TCU ao ex-procurador Deltan Dallagnol. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O destino natural de um processo como este seria o arquivo, a lata do lixo. Mas estes não são tempos normais, e sim tempos do que o ministro do STF Luís Roberto Barroso chamou de “vingança dos corruptos”: trata-se de inverter os papéis, criminalizando (ou ao menos desmoralizando) todos aqueles que agiram com firmeza no combate à corrupção.

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Mundo

Campanha presidencial. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o único candidato à Presidência a constar na lista de devedores da União, com um débito de R$ 1,3 milhão. Mais da metade dos potenciais eleitores de Ciro Gomes (PDT) dizem poder mudar de voto. E veja os números da nova pesquisa Ipec.

Combustíveis mais baratos. A Petrobras anunciou uma nova redução no preço do diesel às distribuidoras. Já a gasolina acumula queda de 33% em 12 semanas. Saiba ainda como novas regras para cartórios e garantias pode baixar juros e facilitar negócios.

Giro pelo mundo. A ONU solicitou ao regime Talibã no Afeganistão que sejam reabertas as escolas para meninas, fechadas há um ano. Nos Estados Unidos, entenda por que os governadores do Texas e da Flórida estão enviando imigrantes ilegais para áreas nobres do país.

O que mais você precisa saber hoje

Congresso. O que propõem os candidatos de Lula e Bolsonaro ao Senado nos 5 maiores colégios eleitorais

Produção acadêmica. LGBT, Paulo Freire e racismo: Capes premia teses com viés ideológico

Relatório. Com dois anos de atraso, revista médica diz que vírus da Covid pode ter vindo de laboratório

Relações familiares. Guardar segredos do filho, escondendo-os do próprio cônjuge, afeta as relações familiares?

Colunas e artigos

Estrada para o socialismo. Há cinquenta e dois anos, o economista Milton Friedman deu o alerta: capitalistas de coração mole estavam arrastando a economia para uma estrada rumo ao socialismo. Artigo de Marc Sidwell mostra como a profecia vem se concretizando.

J.R. Guzzo fala do ódio recalcado da elite de esquerda pelo povo que vai às ruas contra Lula.

Guilherme Fiuza critica os irresponsáveis do “bora vacinar”.

Para inspirar

Um brasileiro no país da Copa. Há oito anos no Catar, o zagueiro Lucas Mendes é o brasileiro não-naturalizado que está a mais tempo jogando no país que irá sediar a próxima Copa do Mundo. Em entrevista ao UmDois Esportes, ele conta curiosidades do país e o que podemos esperar do evento.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]