• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Primeiro, a pedido de Jair Bolsonaro (PSL), por problemas de agenda, a GloboNews trocou a data das entrevistas do ex-capitão e de Geraldo Alckmin (PSDB), que acabou sendo sabatinado ontem à noite. Bolsonaro anunciou então, ontem de manhã, que participaria de uma sabatina pela internet.

Com entrevistadores simpáticos a ele, sentiu-se em casa no evento, que ficou no ar enquanto Alckmin abusava de frases prontas na GloboNews. Hoje à noite, Bolsonaro deve enfrentar uma bancada bem mais dura, e vai estar cara a cara com Miriam Leitão, torturada na ditadura militar. 

Voltando. “Até o prefeito do PT vai querer votar no Bolsonaro”. Foi com essa frase que Paulo Guedes, o conselheiro econômico do candidato, explicou a estratégia para garantir a governabilidade do país sem recorrer ao loteamento de cargos e à corrupção. Será a partir da descentralização. "A descentralização de recursos é o eixo da governabilidade. Bolsonaro pode ser o primeiro presidente que vai amputar seus próprios poderes, vai regenerar a classe política”, afirmou.

Em tempo. Bolsonaro afirmou que, em uma eventual Presidência, vetaria a legalização do aborto e combateria a ideologia de gênero em escolas.

Ah, os vices. E, se o ex-capitão deixou claro que ainda não tem vice, a senadora gaúcha Ana Amélia (PP) será candidata a vice-presidente na chapa de Alckmin. Em Brasília, Evandro Éboli flagrou o momento em que se desfez o imbróglio que impedia a parlamentar de aceitar o convite: o deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP) abandonou a coligação que apoia Jair Bolsonaro (PSL) no Rio Grande do Sul, abriu mão da sua candidatura ao governo gaúcho e se lançará ao Senado, na vaga de Ana Amélia, na chapa do ex-prefeito de Pelotas Eduardo Leite (PSDB).

Café com leite

O MDB oficializou hoje a candidatura do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles. É a primeira campanha de Meirelles, que deve gastar cerca de R$ 30 milhões do próprio bolso para se financiar. Embora tenha tido 85% de apoio dos correligionários e o apoio enfático de Romero Jucá (RR), Meirelles, que está estacionado com por volta de 1% nas intenções de voto, é tratado como café com leite: o partido já ensaia uma aproximação com Alckmin no segundo turno. Renan Calheiros (AL) e Roberto Requião (PR) foram os críticos mais loquazes contra a candidatura do ex-ministro. 

Volta ao lar

Eduardo Jorge (PV), o bem-humorado candidato à Presidência em 2014 que conquistou as redes sociais, será mesmo vice na chapa de Marina Silva (Rede). O anúncio oficial deve ser feito hoje e, com ele, Marina passará de 8 para 21 segundos de tempo de televisão.

Poste

Débora Álvares explica quem é e o que pensa Fernando Haddad, hoje o mais cotado para substituir Lula como candidato na chapa do PT, quando o ex-presidente condenado em segunda instância esgotar seus recursos.

De vento em popa

Isolado, Aécio Neves (PSDB) desistiu da candidatura ao Senado por Minas e deve sair candidato a deputado federal. O ex-garoto-maravilha não tem participado dos eventos de campanha de Antonio Anastasia, que é o candidato tucano ao Palácio da Liberdade.

Novela

Fique atento durante o final de semana, quando PT, PSDB, PSB, Rede, Podemos, Novo, Patriotas, PPS, PR, PRTB, PPL e PTC realizarão suas convenções partidárias. A Gazeta do Povo vai fazer uma cobertura especial para te manter informado. Mas se você acha que a novela dos vices acaba no domingo (5), Kelli Kadanus te explica por que ela só acaba de verdade no dia 15.

Papo reto

Você quer saber mais sobre política em um ambiente respeitoso e qualificado? Prepare-se para escolher seus representantes no Senado, no Congresso e no Palácio do Planalto! Participe do grupo do Facebook da Gazeta do Povo e receba notícias, análises e opiniões de colunistas para ajudá-lo na hora de fazer sua escolha.

Fake

É tempo de falsidade, escreve Guilherme Fiúza  em sua coluna de estreia na Gazeta do Povo. Resta saber qual:

Os critérios de eliminação sumária de perfis e ideias (Stálin era uma criança de playground) foram cuidadosamente montados em alinhamento com a turma do jornalismo tarja preta que está até hoje gemendo à boca pequena contra o impeachment de Dilma Rousseff, a presidenta mulher.

Defesa da vida

Começa hoje, no Supremo Tribunal Federal (STF), a audiência pública da ADPF 442, que pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. A Gazeta do Povo fará a cobertura em tempo real das exposições, em que predominam grupos pró-aborto, um traço notado no Editorial de hoje:

Como houve quase 200 pedidos de habilitação para participação na audiência, dos quais apenas cerca de 25% foram aceitos, seria muito difícil que a ministra e sua equipe não tivessem como encontrar expositores pró-vida suficientes para respeitar a ‘pluralidade e paridade da composição da audiência’. Com uma composição tão desbalanceada, será difícil estabelecer um debate em condições de igualdade entre a posição pró-vida e a pró-aborto.

Parênteses. Sabe-se bem que a oposição ao aborto, como decorrência do valor inestimável da dignidade inerente a todos os seres humanos, é uma posição ética que independe de crenças religiosas. Por isso, nosso Editorial também faz uma ponderação importante:

Que entidades religiosas fossem convidadas é natural – as religiões, como parte da sociedade civil organizada, têm todo o direito de participar do debate público nas questões que lhes interessam –, mas elas jamais poderiam constituir a esmagadora maioria dos expositores pró-vida, até porque a maioria dos brasileiros que se opõem ao aborto, ainda que pertença a alguma religião, não defende o nascituro porque ‘Deus manda’ ou ‘a Bíblia diz’, mas porque é movida por convicções éticas a respeito da dignidade do ser humano. Novamente, é preciso questionar se, dentre todos os pró-vida que pleitearam a participação na audiência e foram rejeitados, não haveria gente de gabarito e sem vinculações formais religiosas que dessem margem a distorções do debate.

Aperto

O recesso da Copa do Mundo vai cobrar seu preço. Algumas equipes terão de encarar uma maratona de até nove partidas no mês de agosto.

Volta ao mundo em 1 minuto

A inflação já atingiu níveis inacreditáveis em alguns países. E a Rússia não dá trégua. Vandré Kramer (Mundo) escreve:

Hiperinflação. O que têm em comum países como a Hungria, o Zimbábue, a extinta Iugoslávia e a Alemanha? Eles foram palco das maiores hiperinflações da história, um caminho pelo qual Nicolás Maduro, o ditador venezuelano, está enveredando. Ele assumiu ser o responsável pelo fracasso econômico do país. E para tentar driblar a crise, o país vai facilitar o acesso da população à moeda estrangeira

Repressão. E falando em ditadores: um balanço da repressão ordenada por Daniel Ortega, da Nicarágua e aliado de Maduro, feito pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), aponta que 317 pessoas morreram desde abril. Os paramilitares que o apoiam aterrorizam a população com sequestros, prisões ilegais e execuções

Realidade. Parece coisa de filme de espionagem, mas não é. Uma suposta espiã russa, que trabalhou na embaixada americana em Moscou por mais de uma década, foi pega passando informações para o FSB, o serviço secreto russo. A situação está cada vez mais complicada. 

Foi, mas voltou. Um velho conhecido de muitos africanos volta a dar as caras: o Ebola. A República Democrática do Congo anunciou um novo surto da doença no país. Isto, uma semana depois de declarar o fim da epidemia”. 

Estilo de vida

Já está procurando presente para o Dia dos Pais? Confira a seleção dos nossos editores: 

Saia do óbvio. Isadora Rupp (Viver Bem) escreve: “Quer fugir dos presentes típicos para o Dia dos Pais? Para quem pode: uma viagem pode ser uma baita surpresa. Selecionamos 10 destinos — no Brasil e também na América do Sul, para você presentear e de quebra aproveitar junto: há pacotes que servem para a família toda”.  

Sextou! Talita Boros Voitch (Bom Gourmet) escreve: “Hoje é o Dia Internacional da Cerveja – e sexta-feira! Para comemorar, nada melhor do que conhecer mais sobre a IPA, estilo amargo e muito aromático que conquistou o paladar dos brasileiros e se firmou como a favorita entre as cervejas artesanais”. 

Paraná

Aqui no estado, indefinição no processo de Beto Richa (PSDB) e em sua relação com Cida Borghetti (PP). Euclides Lucas Garcia (Política Paraná) escreve:

Vai e volta. O polêmico processo contra Beto Richa que sai e volta às mãos do juiz Sergio Moro teve novas informações divulgadas. Segundo delatores da Odebrecht, a campanha de reeleição do tucano, em 2014, teria sido abastecida com R$ 4 milhões da empreiteira via caixa 2. O ex-governador nega. 

De olho. Cercada de polêmica desde 2015, a Paranaprevidência pode passar por novas modificações. Cida Borghetti enviou projeto à Assembleia Legislativa para acabar com o pagamento da contrapartida do governo sobre a contribuição de aposentados e pensionistas, além de reaver os valores já pagos ao longo de mais de três anos  

Egoísta. O namoro já estremecido entre Beto Richa e Cida Borghetti teve outro contratempo nesta quinta-feira (2). Marido da governadora, Ricardo Barros (PP) disse que o tucano desenhou candidatura solo, sem aliança fixa, para ficar em todos os palanques no estado. A relação terá um desfecho até domingo”.

E você curte comida mexicana? Naiady Piva (Economia) tem uma boa notícia para você:

Hmmm. No blog Paraná S/A, a história da vez é do restaurante mexicano Zapata, que tem planos de dobrar o faturamento e de abrir quase 50 lojas em 5 anos”. 

Curitiba

Na capital, uma novidade ousada. Confira a seleção dos nossos editores:

Entenda. Fernanda Leitóles (Curitiba) escreve: “Após o acidente com uma viatura da PM em uma canaleta de ônibus de Curitiba - no qual quatro mulheres foram atropeladas e morreram -, uma das perguntas recorrentes foi se o carro da polícia poderia trafegar naquele local. Saiba quais veículos têm autorização para isso e em que situações”.  

Opção não falta. Gilson Garrett Jr. (Guia) escreve: “Fim de semana chegou e aquela dúvida sempre aparece: onde ir, o que fazer? Para resolver este problema o Guia Gazeta do Povo + Clube montou um grande roteiro com tudo que rola de sexta (3) até domingo (5) em Curitiba. Tem de evento gastronômico até festa dedicada à J.Lo, passando pelo show do Chico Buarque”.  

Arrojo. Luan Galani (Haus) escreve: “Curitiba vai ganhar um novo bairro ecológico. O projeto ousado pretende reurbanizar as vilas da Caximba, região conhecida pelo antigo aterro sanitário, até 2020. Agora a prefeitura está em busca de financiamento para a transformação”. 

Festança. Talita Boros Voitch (Bom Gourmet) escreve: “Restaurantes de Palmeira e Colônia Witmarsun, nos Campos Gerais, realizam agora em agosto um festival com ingredientes típicos da região. Tem joelho de porco com mexerica, sorvete de jerivá (coquinho), purê de mandioca com ragú de carne e pinhão e muitas outras delícias!” 

Um ótimo final de semana a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]