
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
O STF finalizou nesta terça (10) os depoimentos do chamado “núcleo crucial” da suposta tentativa de golpe em 2022. Entre os ouvidos estava o ex-presidente Jair Bolsonaro. Confira um resumo do dia:
- Almir Garnier Santos: o ex-comandante da Marinha negou ter colocado tropas à disposição para um possível golpe.
- Anderson Torres: o ex-ministro da Justiça garantiu não ter elaborado qualquer minuta para estado de sítio ou defesa.
- General Augusto Heleno: o militar manteve o silêncio em perguntas feitas por Alexandre de Moraes.
- Paulo Sérgio Nogueira: o ex-ministro da Defesa pediu desculpas a Moraes e ao TSE.
- Walter Braga Netto: o ex-ministro da Defesa e Casa Civil disse que jamais ordenou ataques a chefes das Forças Armadas.
Em seu depoimento, Bolsonaro rebateu acusações sobre reuniões, minuta e urnas. Confira ponto a ponto.
Política, Economia e Mundo
Condenação mantida. A Primeira Turma do STF formou maioria para manter a condenação de Débora Rodrigues – que pichou a estátua com batom – a 14 anos de prisão.
Proposta de voto auditável. O senador Esperidião Amin irá propor a inclusão do voto auditável no novo Código Eleitoral. A proposta do parlamentar é amparada por um parecer da Polícia Federal.
Giro pelo mundo. A Suprema Corte da Argentina confirmou a condenação da ex-presidente Cristina Kirchner a seis anos de prisão. Veja como Nicolás Maduro interfere também no esporte.
Opinião da Gazeta
Um governo perdido que só pensa em arrecadar. O resultado das mudanças no pacote fiscal foi a proverbial substituição do seis por meia-dúzia: o governo abre mão de elevar alguns impostos para subir outros. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Quando, em vez de atacar problemas estruturais, o governo de ocasião os agrava com sua irresponsabilidade, este é o resultado: contas em frangalhos, queda da nota brasileira e desestímulo ao investimento.
O que mais você precisa saber hoje
Impasse do IOF. Fazenda descobre “brecha” para taxar fintechs e pode encarecer serviços e crédito online
Lei sancionada. Ampliação para 30% reacende debate sobre cotas raciais em concursos
Aumento de imposto. Menos crédito e mais inflação: agro declara guerra contra nova taxação do governo
Thiago Ávila. Quem é o brasileiro “socialista” que viajou com Greta Thunberg no “iate da selfie”
Colunas e artigos
A religiosidade como rebelião. Artigo de John Hirschauer mostra que a geração Z – jovens adultos nascidos após o ano 2000 – encontrou uma nova forma de se rebelar: sendo religiosa.
Luciano Trigo mostra que quem era contra a censura de ontem são os cúmplices da mordaça de hoje.
Lorenzo Carrasco discute a energia nuclear como “novo pré-sal” da Petrobras.
Para inspirar e alegrar
Fertilizante de vidro. Mais eficiente e com menos impacto ao meio ambiente. Essas são apenas algumas das vantagens do fertilizante de vidro, desenvolvido por pesquisadores brasileiros.




