• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Na largada para o segundo turno, Bolsonaro marcou 58% das intenções de voto, contra 42% de Fernando Haddad (PT). A contagem é dos votos válidos. Confira aqui os números completos, o registro e a metodologia. Ainda antes desse primeiro retrato, porém, as peças já se moviam: sob o comando do general Augusto Heleno, quase 30 equipes temáticas trabalham no programa de governo de Bolsonaro. Ao mesmo tempo, emissários petistas com trânsito nas Forças Armadas sondam as altas patentes do Exército sobre a eventual eleição de Haddad.

Banho de loja

Enquanto isso, para o público, Haddad não é mais Lula, é casado há 30 anos, um pai que valoriza a família e suas cores são o verde e o amarelo. Ele vai até visitar os bispos da CNBB para tentar se aproximar dos votos religiosos. E, de olho no Nordeste, a campanha de Bolsonaro anunciou a intenção de criar um “13º salário” do Bolsa Família.

Avanço

E, ontem à noite, pelo Twitter, Bolsonaro finalmente se manifestou com mais firmeza sobre os casos de violência que têm sido associados a seus apoiadores: “Dispensamos voto e qualquer aproximação de quem pratica violência contra eleitores que não votam em mim. A este tipo de gente peço que vote nulo ou na oposição por coerência, e que as autoridades tomem as medidas cabíveis, assim como contra caluniadores que tentam nos prejudicar”, afirmou o candidato.

Ainda não...

Segundo a equipe médica, Bolsonaro não pode participar de eventos de campanha até, pelo menos, o próximo dia 18. Com isso, a Band e a RedeTv cancelaram os debates que ocorreriam hoje (11) e no domingo (14).

Chances

Na edição desta semana do Podcast Eleições, sob a batuta de Fernando Martins, o colunista Mário Vitor Rodrigues, Lúcio Vaz e este que vos escreve discutimos por que Bolsonaro tem mais chances de levar a eleição.

Com que roupa

Guido Orgis escreve sobre os tropeços que o candidato Bolsonaro – que se quer liberal – vem dando no deputado Bolsonaro, aquele de tendências estatizantes:

A reação do mercado na segunda-feira, após o resultado do primeiro turno, foi de euforia, com uma queda substancial do dólar e alta da bolsa. Nesta quarta, o clima azedou. Para o mercado, tanto faz ganhar dinheiro na alta ou na baixa, só interessa acertar a tese sobre o que o próximo governo vai fazer. Aparentemente, Bolsonaro pegou os investidores no contrapé. Eles estavam acreditando no candidato sem lembrar o deputado. Afinal, qual dos dois quer governar o Brasil?

Nem só de pão

Mesmo que a economia seja o problema mais urgente a ser resolvido, o editorial da Gazeta do Povo comenta  a importância dos temas morais na eleição e na discussão pública no Brasil:

A intelligentsia brasileira, presa em sua bolha e que muitas vezes compartilha do ideário moral esquerdista, tem enorme dificuldade em perceber essa realidade – e, quando a percebe, descreve-a como algo negativo, “alertando” para o “crescimento do conservadorismo”. Ora, o que há de alarmante ao perceber que o brasileiro quer defender a família e valorizar a vida em todos os seus momentos, desde a concepção; que repudia imposições ideológicas que falseiam a verdade sobre a realidade básica das diferenças e das complementariedades entre homem e mulher; que deseja ver seus filhos saudáveis, livres de vícios que destroem a vida de quem neles mergulha?

Subsidiariedade

Carlos Ramalhete explica por que, embora a onda Bolsonaro não seja propriamente conservadora, mas direitista, o capitão da reserva pode ter a oportunidade de dar passos importantes nessa direção se ganhar as eleições:

O que cabe fazer agora, para começar a desmanchar o imenso mal feito pelo centralismo da esquerda, é devolver aos cidadãos os poderes que lhes foram roubados pela República. Descentralizar tudo, respeitar a autonomia das famílias, dos municípios, dos bairros, das formas de organização social não governamentais.

De olho

Aliás, Paulo Guedes, o homem forte de Bolsonaro, é investigado por supostamente se associar a executivos ligados ao PT e ao MDB entre fevereiro de 2009 a junho de 2013 para fraudar negócios com fundos de estatais. Para Guedes, é uma manobra para “confundir o eleitor”.

2019

A nova composição do Congresso tem chamado a atenção de muita gente. Mas, dos 53 candidatos citados na Lava Jato, quantos se deram bem na eleição? Kelli Kadanus e Erick Mota levantaram esses números.

E os partidos nanicos, que não conseguiram passar pela cláusula de barreira mitigada, estão considerando fundir-se a outras siglas para sobreviver.

Mais um

Marconi Perillo, ex-governador de Goiás derrotado nas eleições para o Senado, foi preso preventivamente, enquanto prestava depoimento à Polícia Federal. Ele já tinha sido alvo de operações de busca e apreensão no período eleitoral, quando não podia ser preso, por força da lei.

De saída?

Já o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci quer sair da cadeia, depois de 141 horas de depoimentos.

A melhor do dia

Voodoo da Diamante mede 1,26 m. Ele teve uma filha chamada Betina, de 1,04 metro, que foi comprada por R$ 74 mil para ter um filho com Mezenga, de 1,18 metro. Juro que não inventei nada.

Tendência

Vai engrenar? Luan Galani (Haus) recomenda: “Selecionamos 7 alternativas sustentáveis e cheias de design para abandonar o canudinho de plástico de uma vez por todas. Confira!” 

Quanto você pagaria?

Partiu virar influencer. Andrea Torrente (Bom Gourmet) informa: “Um restaurante na Itália elaborou um jeito inusitado de cobrar pela comida. A conta depende do número de seguidores que o cliente tem no Instagram. Entenda essa política inédita! 

Atenção

Não é frescura. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “A depressão será a doença mais incapacitante do mundo até 2020 – o Brasil é o campeão de casos na América Latina, com 11,5 milhões de pessoas convivendo com o problema, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.” 

Volta ao mundo em 1 minuto

A liberdade de imprensa é inegociável. Vandré Kramer (Mundo) escreve:

Diplomacia. Nikki Haley, a embaixadora dos EUA nas Nações Unidas que deixará o cargo no final do ano, não deverá ficar com uma boa imagem na diplomacia internacional: a de promotora de políticas que alienaram os Estados Unidos do resto do mundo. E também de alguém que perdeu um papel relevante, pois questões chave como as negociações sobre a Coreia do Norte e o acordo nuclear com o Irã ficaram exclusivamente nas mãos do secretário de Estado, Mike Pompeo. 

Ventos. O furacão Michael é o mais forte a atingir os Estados Unidos em um mês de outubro. Os ventos chegaram aos 250 quilômetros por hora. A Gazeta do Povo selecionou 11 vídeos que mostram os rastros deixados. 

Mídia. A liberdade de imprensa é um dos valores da democracia mais ameaçados nos últimos anos. Só 13% da população mundial vivem em países onde a mídia é totalmente livre. E mesmo os sete países que lideram o ranking - Noruega, Suécia, Holanda, Finlândia, Suíça, Jamaica e Bélgica - enfrentam muitos desafios para garantir essa liberdade fundamental. 

Pop. Os jovens americanos preferem o voluntariado a votar. Mas este cenário pode mudar: a cantora pop Taylor Swift aproveitando o alcance e a influência que tem nas redes sociais está estimulando as novas gerações a irem às urnas nas eleições de novembro

Imagem do dia:

Helicóptero suíço faz demonstração durante evento da Força Aérea Suíça, em Axalp, no Centro do país.FABRICE COFFRINIAFP

Paraná

Uma entrevista conjunta com os dois senadores eleitos pelo Paraná. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: 

Encruzilhada. A briga do governo Cida com os pedágios chegou a um momento delicado. Se entrar com recurso para a redução imediata das tarifas, após ter o pedido inicial negado, o prejuízo para os cofres públicos pode ser milionário. Se insistir na ação e for derrotado, o governo terá de pagar até R$ 3 milhões em honorários de sucumbência.

Dois em uma. Eleitos senadores pelo Paraná, Flavio Arns (Rede) e Professor Oriovisto Guimarães (Podemos) foram entrevistados juntos na Gazeta do Povo nesta quarta-feira (10). Confira como foi a conversa com o jornalista João Frey no programa Fato do Dia. Eles defenderam as reformas e apontaram erros do PT.

A conta chega. O reajuste dos servidores do Paraná criou um dilema entre dois oponentes na corrida eleitoral. Cida Borghetti havia indicado dar 1% de aumento, mas os apoiadores de Ratinho Junior cobraram do Executivo os mesmos 2,7% de reajuste dados aos funcionários do Legislativo e do Judiciário. Sem acordo, o assunto foi suspenso. Agora, a governadora terá de retomar a negociação. E a jogada eleitoral pode virar uma bomba financeira para Ratinho, o eleito, desarmar.”

E veja esta também esta que Luan Galani (Haus) indica: “O Paraná cria modelo de casa sustentável para Minha Casa Minha Vida, que terá energia solar, reaproveitamento da água da chuva e 98% do esgoto tratado no local. Veja como será!” 

Curitiba

Uma solução muito boa para as academias. Confira a seleção dos nossos editores:

Preocupante. Fernanda Leitóles (Curitiba) recomenda: “O terreno que por muito anos abrigou uma escola no bairro São Francisco, em Curitiba, agora está vazio e é motivo de preocupação para a vizinhança. Invasões e consumo de drogas são constantes no local.” 

Anote. Andrea Torrente (Bom Gourmet) sugere: “Buffet no Alto da XV, em Curitiba, ganhou pelo segundo ano consecutivo o concurso de melhor quilo do Paraná. Que tal botar no seu roteiro de restaurantes para conhecer?

Com cuidado. Fernanda Leitóles (Curitiba) indica: “O feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, vai levar muitos curitibanos para as estradas. A previsão das concessionárias de pedágio é de grande movimento e ele já começa na tarde desta quinta-feira (11). Saiba mais sobre o fluxo nas principais rodovias nas saídas da capital!” 

Agora vai. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “O ‘ambiente de academia’, das tradicionais, cheias de espelhos e música alta, acaba sendo o principal fator de afastamento para muita gente que quer se exercitar, mas não engole a atmosfera de jeito nenhum. Visando esse público, a educadora física Izabel dos Santos Burko fundou em Curitiba a Academia 40+, com menos espelhos e acompanhamento cuidadoso aos alunos.” 

Um ótimo feriado a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]