• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Está na lei: o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) terá à disposição até 50 nomes para indicar em sua equipe de transição, que vai trabalhar nesses dois meses que restam até a posse, em 1º de janeiro. Os nomes serão fortes indicativos de como o governo começará, seja pela ênfase nos temas, seja porque terão grandes chances de compor o primeiro escalão. A expectativa é que a lista completa saia na quarta-feira (31), mas os primeiros nomes da equipe econômica devem ser anunciados hoje (30). O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), anunciado na campanha como futuro ministro-chefe da Casa Civil, e Paulo Guedes, futuro ministro da Economia, estão recrutando os nomes.

Largada

Falando nisso, o astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro a ir para o espaço, afirmou que só falta o anúncio oficial de seu nome para o Ministério da Ciência e Tecnologia. Não costuma dar muita sorte sentar na cadeira antes da hora, mas talvez esta seja mais uma novidade no Brasil. 

Não é só o Ministério

A sociedade brasileira entende cada vez mais a importância dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos tribunais superiores. É bom ficar de olho: Bolsonaro poderá indicar ao menos 9 nomes para as cortes. Aliás, em entrevistas que deu ontem (29), Bolsonaro afirmou que pretende convidar o juiz Sérgio Moro para o Ministério da Justiça e oferecer a ele uma vaga no STF quando tiver a oportunidade.

Opa

Em uma dessas entrevistas, à TV Record, Bolsonaro admitiu pela primeira vez a possibilidade de votar ao menos em parte a Reforma da Previdência de Michel Temer (MDB) ainda este ano.

Desafios

De fato, no primeiro dia após o resultado das urnas, a Bolsa abriu em alta, e fechou em queda. Analistas avaliam que a eleição abre espaço para mais altas, mas a consolidação da tendência de valorização dependerá da confirmação de uma agenda mais liberal do governo e da concretização de reformas.

A situação econômica não é fácil. O colunista Guido Orgis explica cinco pontos que vão mostrar a cara do governo na economia: Banco Central, bancos públicos, previdência, subsídios e abertura comercial. Sentiu falta das privatizações? O colunista explica por que esse não é um ponto fundamental.

E o editorial de hoje da Gazeta do Povo comenta a tremenda mudança que representou a vitória de um candidato eleito defendendo valores morais e da família e com uma pauta claramente liberal, concluindo:

Conservadores sabem que não há salvadores da pátria e não terceirizam suas responsabilidades a seus líderes. A grande força transformadora da sociedade é ela própria; e, tomando as rédeas do seu destino, ela assume protagonismo cada vez maior. Aos governantes cabe compreender o recado, as contribuições e também as críticas que virão nos momentos em que se desviarem do caminho.

Amigos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ligou para Bolsonaro ainda ontem (28) à noite e, pelo Twitter, deu ênfase à intenção de trabalhar com o novo presidente do Brasil em temas como comércio e Forças Armadas. O capitão da reserva, aliás, deve começar suas viagens internacionais justamente pela terra do Tio Sam, além de Chile e Israel. Foram países sempre lembrados durante a campanha. São também países governados pela direita, que tem ganhado cada vez mais espaço ao redor do mundo. E é desse espectro político que devem vir os principais aliados de Bolsonaro no cenário global.

Amigos [2]

Aliados de Bolsonaro no Congresso querem começar a votar projetos alinhados ao novo governo também este ano. O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que quer voltar ao cargo no ano que vem, negocia a votação de projetos para a flexibilização do Estatuto do Desarmamento, para a redução da maioridade penal e o Projeto de Lei do Escola Sem Partido.

Muitos números

Eleições geram números. No primeiro turno, Bolsonaro tinha vencido em 23 capitais, mas o candidato Fernando Haddad (PT) alcançou a tão sonhada virada em duas delas e ainda levou a Fortaleza de Ciro Gomes (PDT). O presidente eleito ainda venceu em mais capitais, mas Haddad saiu vitorioso em um número maior de municípios. Confira aqui o mapa detalhado da votação por todo o Brasil.

Próxima parada

E qual será o futuro do candidato derrotado:  volta às aulas, líder da oposição ou até mesmo candidato à prefeitura de São Paulo em 2020? Débora Álvares conversou com petistas para saber.

Onda

Nos governos estaduais, o PSL elegeu três governadores: em Santa Catarina, Rondônia e Roraima. Além do partido, o que há de comum entre eles? Vários pontos do programa.

Alerta

Aquela história de se automedicar... Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Suplemento que promete melhorar o aspecto das unhas e cabelo, a biotina, se usada sem a devida recomendação médica, atrapalha ao invés de ajudar: a substância pode influenciar na leitura de exames laboratoriais, como o da tireoide, por exemplo. Assim, muita gente acaba diagnosticada com hiper ou hipotireoidismo, sem ter de fato a doença.” 

Volta ao mundo em 1 minuto

Helen Mendes (Mundo) escreve: 

Tragédia. Um avião caiu no mar após a decolagem na Indonésia, provavelmente matando todos os 189 ocupantes do voo. A aeronave desapareceu dos radares 13 minutos depois de decolar do aeroporto de Jacarta, nesta segunda-feira pela manhã. As causas do acidente ainda não foram determinadas

Despejo. Julian Assange, fundador da Wikileaks que está refugiado na embaixada equatoriana em Londres há seis anos, disse que o Equador quer acabar com o seu asilo político e entregá-lo ao governo americano. A embaixada propôs duas alternativas para o australiano: se entregar à Justiça britânica ou seguir regras sobre visitas e limpeza para permanecer na embaixada

 Auf Wiedersehen. A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou nesta segunda-feira que vai deixar a liderança do Partido Democrata Cristão (CDU) neste ano. O movimento não significa a sua renúncia automática como chanceler, mas é um reconhecimento de sua posição cada vez mais frágil

Ódio. O atirador que matou 11 pessoas em uma sinagoga em Pittsburgh (Estados Unidos) foi descrito por vizinhos como um solitário, que mostrava poucos dos sinais de crueldade que exibia em comentários de ódio na internet. Esse foi o ataque mais mortal contra judeus na história dos EUA.” 

Imensa. E Luan Galani (Haus) recomenda: “Até o fim deste mês a Índia vai ter a estátua mais alta do mundo, com 182 metros. A estrutura, em construção, é uma homenagem ao herói da independência hindu, mas tem despertado críticas por sua dimensão faraônica. Veja!” 

Imagem do dia:

Mulher visita memorial em frente à sinagoga Tree of Life após um tiroteio que deixou 11 pessoas mortas, em Pittsburgh (EUA), no dia 27 de outubro. O atirador disse às autoridades que "só queria matar judeus". As vítimas tinham entre 54 e 97 anos.BRENDAN SMIALOWSKIAFP

Paraná

Bolsonaro levou de lavada aqui no estado. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: 

 “Segundo turno. A eleição presidencial no Paraná foi uma vitória estrondosa de Jair Bolsonaro. Confira no mapa os resultados da disputa em todos os municípios do estado. Mas não foram só os eleitores que se posicionaram ao lado do candidato do PSL. Pensando em 2020, muitos políticos também colaram no Capitão. Por outro lado, teve deputado criticando o PT por permitir a ascensão das ‘forças conservadoras’

Olha a pista. A prefeitura de Curitiba encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que prevê que todos os ônibus da capital poderiam circular sem cobrador. Atualmente, isso só ocorre com micro-ônibus e veículos que param nas estações-tubo. João Frey mostra que esse pedido é apenas um de cinco feitos por Rafael Greca aos deputados. Confira! 

Enrolados. O Ministério Público do Paraná pediu à Justiça a condenação de 14 réus na Operação Quadro Negro. Entre eles, estão o ex-diretor da Secretaria de Estado da Educação Maurício Fanini e o empresário Eduardo Lopes de Souza, dono da Valor Construtora. O pedido é para que eles sejam condenados por corrupção, lavagem de dinheiro, fraude a licitação e falsidade ideológica, devido à participação em esquema que desviou quase R$ 30 milhões em obras de escolas estaduais.”

Futebol. Sensação na Copa do Mundo, presença Copa do Brasil e já em pelo menos 4 campeonatos estaduais no próximo ano, o VAR não dará as caras no Paranaense. O motivo? Falta de dinheiro.

Curitiba

Já tem programação para o feriado? Confira a seleção dos nossos editores:

Sempre alerta. Fernanda Leitóles (Curitiba) sugere: “Cem tanques de guerra vão ganhar nova vida em Curitiba. Os veículos foram doados pelos Estados Unidos em uma negociação na qual o Brasil aceitou receber gratuitamente equipamento bélico que não era mais utilizado pelo exército americano.” 

Como nossos pais. Luan Galani (Haus) recomenda: “Você sabia que 1/3 das principais casas modernistas de Curitiba estão na Região do Alto da XV? Entenda por que esse setor da cidade tem essa concentração de obras importantes, que podem ser visitadas!” 

Comida típica. Andrea Torrente (Bom Gourmet) informa: “Gosta de comida tropeira e do litoral? 15 restaurantes de Quatro Barras participam do Festival Sabores da Serra. Os menus têm preço fixo de R$ 39. Veja todos os participantes!” 

Novidades. Fernanda Leitóles (Curitiba) destaca: “O Jockey Plaza Shopping divulgou a lista com 18 lojas que serão as âncoras do centro de compras. O shopping deve inaugurar em abril de 2019. Confira!” 

Amém! Isadora Rupp (Viver Bem) indica: “Essa semana tem feriado! Já programou seu descanso? Listamos sete destinos perto de Curitiba a menos de três horas de viagem.” 

Um ótimo dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]