• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Ontem (1º) foi um dia atípico em Brasília. Jair Bolsonaro (PSL) tomou posse como o 38º presidente do Brasil. É o primeiro conservador eleito desde a redemocratização. O ainda presidente eleito saiu da Granja do Torto pouco depois das 14h30, subiu no Rolls Royce presidencial em frente à Catedral de Brasília e, de carro aberto, acompanhado por sua mulher, Michelle Bolsonaro, e por seu filho Carlos (PSL-RJ), seguiu até o Congresso Nacional, onde foi afinal empossado.

Palavras

Em seu primeiro discurso, elencou os desafios prioritários de seu governo e falou em um pacto nacional entre a sociedade civil e os três poderes. Confira a íntegra. De lá, seguiu para o Palácio do Planalto, onde recebeu a faixa do ex-presidente Michel Temer (MDB), que saiu vaiado, e fez seu segundo discurso como presidente, este mais contundente, dirigindo-se ao público no Parlatório. Falou em erradicar o socialismo, o gigantismo estatal, a inversão de valores e o politicamente incorreto do Brasil. Leia a íntegra.

Roubou a cena

Mas foi imediatamente antes deste discurso que aconteceu o fato que roubou a cena da posse: a primeira-dama Michelle Bolsonaro quebrou o protocolo e fez um discurso em libras ressaltando que o brasileiro quer “segurança, paz e prosperidade". Michelle também afirmou que nenhuma pessoa com deficiência será esquecida pelo governo.

Quem é quem

De volta para dentro do Palácio, o presidente deu posse a 21 ministros e assinou a indicação de Roberto Campos Neto, que precisa passar pelo Senado, ao Banco Central. Veja quem é quem e a tradicional foto de todo o Ministério.

Valendo

Agora o governo começou de fato. Por isso, a equipe da Gazeta do Povo separou 4 expectativas que Bolsonaro criou nos brasileiros, 5 promessas de campanha que explicam como será seu governo e 6 desafios diante da nova administração. Muito trabalho pela frente.

Ativismo

Falando em desafios para o novo governo, o editorial de hoje da Gazeta do Povo comenta a liminar do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que inventou a exigência de aval do Congresso para toda e qualquer privatização, algo que não existe na Constituição e na legislação ordinária:

A Carta Magna não impõe para a privatização a mesma exigência que impõe para a criação de uma estatal ou subsidiária, e isso ocorre por um motivo bem simples: o estado normal das coisas é que a iniciativa privada seja a responsável por conduzir a atividade econômica [...] A ação direta do Estado na economia é uma exceção, não a regra. A criação de uma estatal é uma situação extraordinária, que foge do normal; a privatização é o retorno à ordem desejada pela Constituição, e por isso o constituinte não quis lhe colocar embaraços.

Mundo

Encontros e despedidas no mundo e fora dele. Helen Mendes (Mundo) escreve: 

Encontro espacial. A festa de ano-novo mais nerd do sistema solar aconteceu a 6,5 bilhões de quilômetros da Terra. Nas primeiras horas de 2019, a nave espacial New Horizons se encontrou com o objeto mais distante já explorado por humanos: a rocha “Ultima Thule”, que flutua no Cinturão de Kuiper, mais distante do que Plutão

Despedida. Os Estados Unidos e Israel deixaram a Unesco, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Os países criticam a organização por um suposto viés anti-Israel

No centro da crise. Mesmo antes da chegada das caravanas de migrantes, o programa de asilo do México já passava por dificuldades. O país sofre pressão dos países da América Central, de onde vem a maioria dos migrantes, e dos Estados Unidos, destino final da maior parte dos integrantes das caravanas.” 

Paraná

No Paraná, ontem também foi dia de posse, a de Ratinho Junior (PSD). Para quem não assistiu, a equipe da Gazeta do Povo separou dez fotos marcantes da cerimônia que te contam o que aconteceu. Confira também a íntegra do discurso do novo governador.

Encerrada a posse, Ratinho Junior correu para Brasília, aonde chegou acompanhado do seu secretário de Infraestrutura e Logística, o deputado federal reeleito Sandro Alex (PSD-PR), do seu secretário-chefe da Casa Civil, o deputado estadual reeleito Guto Silva (PSD), do deputado federal eleito Paulo Martins (PSC-PR) e de sua mulher, Luciana Saito Massa.

E Giulia Fontes escreve sobre quais devem ser os primeiros atos do novo governo: uma primeira reunião já hoje (2), as exonerações que Cida Borghetti (PP) não fez, a indicação para os postos de comando remanescentes, a revisão de contratos e convênios assinados nos últimos 30 dias e o anúncio de R$ 200 milhões em projetos de infraestrutura.

Curitiba

O prefeito da capital, que segue internado na UTI, mas com quadro estável, gravou uma mensagem de ano novo aos curitibanos. Confira!

No litoral, um incêndio destruiu cerca de 200 mil metros quadrados de restinga em Pontal do Paraná, no início da tarde de ontem.  Este é o segundo incêndio registrado na região em apenas dois dias.

E, direto de Matinhos, Cecília Tümler flagrou as montanhas de lixo deixadas na praia. Que mau exemplo o dos festeiros!

Um ótimo dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]