• Carregando...
Plenário do Senado: para ser aprovada, PEC fura-teto de Lula precisa do voto favorável de 49 dos 81 senadores, em dois turnos.
Plenário do Senado: para ser aprovada, PEC fura-teto de Lula precisa do voto favorável de 49 dos 81 senadores, em dois turnos.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado vai analisar nesta terça-feira (6) a PEC fura-teto, proposta que pretende viabilizar o custeio do Bolsa Família pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já incluiu a matéria na pauta de votação do plenário na quarta-feira (7). O relator do Orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI), disse esperar que o texto seja aprovado com prazo de dois anos. Veja o que ele afirmou.

Situação “desafiadora”. Ao justificar os bloqueios bilionários realizados em várias pastas, o Ministério da Economia definiu a atual situação orçamentária e financeira como “desafiadora”. O governo garante, porém, o pagamento de aposentadorias e benefícios sociais.

Relatório da transição. Pouco mais de um mês após a instalação do governo de transição, os grupos temáticos começaram a divulgar as primeiras avaliações preliminares sobre diversas áreas. Saiba o que já foi sugerido.

Copa do Mundo 2022

Brasil avança com goleada. A seleção brasileira só precisou dos primeiros 45 minutos para garantir a vaga nas quartas de final. Com uma goleada de 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, o Brasil enfrenta agora a Croácia. O último confronto das quartas será definido nesta terça. Confira todo o noticiário da Copa.

Política, Economia e Mundo

Governo futuro. Fim da Política Nacional de Alfabetização e das escolas cívico-militares. Essas são algumas propostas do governo Lula para a educação. Saiba o que os militares pensam de José Múcio Monteiro, cotado para o Ministério da Defesa.

Bloqueios nas redes sociais. Os deputados federais Bia Kicis (PL-DF) e Cabo Junio Amaral (PL-MG) tiveram suas contas nas redes sociais bloqueadas por ordem judicial, sem notificação ou justificativa. O ministro Alexandre de Moraes manteve o bloqueio das contas da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

Giro pelo mundo. A Escócia caminha para adotar algumas das legislações de gênero mais progressistas da Europa, facilitando a mudança de nome na identidade de pessoas trans. Entenda como o aumento das tensões geopolíticas impulsiona a indústria bélica.

Opinião da Gazeta

O PIB desacelera. A variação do PIB para cima ou para baixo por si só não explica com precisão o comportamento daquilo que mais interessa à sociedade: o crescimento do PIB pelo aumento das quantidades produzidas, que é a variável capaz de gerar empregos e aumento da renda. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Diante do resultado das eleições, as incertezas continuam e a desaceleração do crescimento econômico pode se prolongar por alguns meses, seja em decorrência de fatores reais, como problemas climáticos que afetam a produção agrícola, ou pelo desconhecimento quanto ao plano de governo e às medidas no campo da economia, já que durante a eleição nada ficou devidamente claro.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

São Paulo. Tarcísio diz que nunca foi “bolsonarista raiz” e afirma que não entrará em guerra ideológica

Deslizamento no Paraná. BR-376: concessionária espera fim das chuvas para definir prazo e liberar o tráfego

No Catar. Conheça o polêmico restaurante do bife de ouro da seleção

Colunas e artigos

Lições dos EUA à China. Ainda que a eficácia dos lockcdowns tenha se mostrado bastante questionável, a China continua exigindo que milhões de pessoas fiquem em casa. Artigo de Casey B. Mulligan aponta as lições que os chineses podem tirar das experiências mal-sucedidas dos Estados Unidos.

J.R. Guzzo diz por que a PEC da gastança expõe o que Lula mais preza, o acesso aos cofres da União e estatais.

Guilherme Fiuza mostra como a Procuradoria Militar investiga crime na eleição.

Para inspirar

A planta que pode revolucionar a caatinga. O agave é uma planta conhecida por ser a principal matéria-prima para produção da tequila. Mas, aqui no Brasil, ele pode estar destinado a mudar a paisagem e a economia nas terras áridas do Nordeste. Entenda como.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]